NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Wavescheck
Previsão do fim de semana
Por Herbert Passos Neto em 10/08/17
Maior ondulação do ano ganha força a partir desta quinta-feira nas regiões Sul e Sudeste.
1200x720
A praia da Silveira, em Garopaba (SC), deve receber ondas enormes. Foto: Claudio German.

 

A maior ondulação do ano até agora começa a elevar o mar nas regiões Sul e Sudeste. Ela tem tudo para ser uma das maiores dos últimos anos, daquelas de marcar a história, fazendo funcionar picos raríssimos.

 

O que está gerando esse "mostro marinho" é uma formação rara no Atlântico Sul: um ciclone extratropical logo acima de um anticiclone de origem polar. A borda de baixo do ciclone e a borda de cima do anticiclone vão gerar ondas enormes de sudeste que terão ápice na sexta-feira, com 3 a 4 metros nas praias, e devem durar vários dias enquanto perdem força lentamente.

 

No Nordeste, essa ondulação avança lentamente ao longo do fim de semana e já pode apresentar ondas grandes na Bahia na tarde de domingo, mas o melhor da festa deve ficar para segunda e terça-feira não só no litoral baiano, como também nos demais estados até o Rio Grande do Norte.

 

Explicações à parte, o que importa é onde vai ter onda, certo? Então, confira o resumo da previsão dos próximos dias:

 

Rio Grande do Sul

Quinta-feira: ondas de sudeste ganham força ao longo do dia, com período na casa de 13 segundos. De manhã alcançam 2 metros, com vento fraco de oeste-sudoeste. À tarde 3 metros e vento moderado a forte de leste a leste-nordeste. Sexta-feira: ondas de sudeste a leste-sudeste com 3 metros de manhã e tendência de perderem um pouco de força à tarde. Vento forte de nordeste. Fim de semana: ondas de leste e leste-sudeste com mais de 2 metros, período de 13 segundos no sábado e 14 segundos no domingo, com vento nordeste que sopra forte nos dois dias.

 

Santa Catarina
Quinta-feira: as ondas alcançam 1,5 a 2 metros de sudeste de manhã e ficam maiores à tarde, com período de 15 segundos. O vento sopra de sudoeste moderado de manhã e fraco à tarde. Sexta-feira: ondas de sudeste a leste-sudeste com 3 a 4 metros, período de 15 segundos e vento moderado de nordeste. Sábado: ondas de sudeste a leste-sudeste com 3 a 4 metros, período de 14 segundos e tendência de perderem um pouco de força ao longo do dia, mas o mar continua enorme e o vento sopra moderado a forte de nordeste. Domingo: ondas de sudeste a leste-sudeste com 3 metros, período na casa de 13 segundos e vento moderado a forte de nordeste.

 

Paraná
Quinta-feira: as ondas sobem de sudeste ao longo do dia e alcançam 1,5 metro à tarde, com período de 15 segundos. O vento sopra fraco de sudeste. Sexta-feira: ondas de sudeste com 2 metros e vento fraco a moderado que sopra de nordeste. Sábado: as ondas seguem de sudeste e perdem um pouco de força, mas ainda alcançam 1,5 metro com séries maiores, vento fraco a moderado de noroeste de manhã e nordeste à tarde. Domingo: ondas de sudeste a leste-sudeste com 1,5 a 2 metros, período de 15 segundos e vento nordeste moderado.

 

São Paulo
Quinta-feira: as ondas entram de sul de manhã com meio metro e sobem ao longo do dia, podendo alcançar 1 a 1,5 metro no fim da tarde, entrando de sul-sudeste com período de 16 segundos e vento fraco de sul. Sexta-feira: ondas de sudeste com 2 a 3 metros e possibilidade de séries maiores em algumas praias, com período de 16 segundos, vento fraco de oeste de manhã e moderado de leste à tarde. Sábado: ondas de sudeste com 2 metros e séries maiores, com período na casa de 13 segundos e vento moderado de leste-sudeste. Domingo: ondas de sudeste com 2 a 2,5 metros, período na casa de 14 segundos e vento moderado de leste-sudeste. 

 

Rio de Janeiro
Quinta-feira: as ondas entram de sudeste de manhã com meio metro e sobem ao longo do dia, podendo alcançar mais de 1 metro de sul no fim da tarde, com período de 16 segundos e vento fraco de sudoeste. Sexta-feira: ondas de sudeste com 2 a 3 metros e possibilidade de séries maiores em algumas praias, com período de 16 segundos, vento fraco de oeste de manhã e de sudeste à tarde. Sábado: ondas de sudeste com 2,5 metros, período na casa de 14 segundos e vento moderado de leste. Domingo: ondas de sudeste com 2 a 3 metros, período na casa de 15 segundos e vento moderado de leste-nordeste. 

 

Espírito Santo
Quinta-feira: as ondas de sudeste predominam com pouco mais de meio metro e período de 11 segundos, vento fraco de noroeste de manhã e de sudoeste à tarde. Sexta-feira: ondas de sul a sudeste com 1,5 metro e período de 16 segundos, com vento moderado de sudoeste. Sábado: ondas de sudeste com 1,5 a 2 metros, período de 13 segundos e vento fraco de sudoeste. Domingo: ondas de sudeste com 1,5 a 2 metros, período de 14 segundos e vento fraco a moderado de leste.

 

Bahia
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com até 1 metro, período na casa de 7 segundos, vento  fraco que sopra de norte de manhã e vira para nordeste ao longo do dia. Sexta-feira: ondas  de sudeste com até 1 metro, período de 11 segundos, vento fraco que sopra de leste de manhã e moderado de sul a sudeste à tarde. Sábado: mar em transformação com ondas de sudeste que alcança mais de 1 metro à tarde, com período de 15 segundos e vento moderado de sudeste. Domingo: ondas de sudeste seguem ganhando força ao longo do dia e podem alcançar 2 metro com séries maiores à tarde, com vento moderado de sudeste.

 

Sergipe
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com meio metro e período de 7 segundos, com vento fraco de leste. Sexta-feira: ondas de sudeste com pouco mais de meio metro e período de 11 segundos, com vento sudeste fraco de manhã e moderado à tarde. Sábado: ondas de sul-sudeste com 1 metro e período de 17 segundos, com vento moderado de sul-sudeste. Domingo: ondas de sul-sudeste com 1 a 1,5 metro, período de 14 segundos e vento moderado de sul-sudeste. 

 

Alagoas
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com meio a 1 metro e período de 7 segundos, com vento fraco de leste. Sexta-feira: ondas de sudeste com meio a 1 metro e período de 11 segundos, com vento fraco a moderado de sul-sudeste à tarde. Sábado: ondas de sul com 1 metro e período de 17 segundos, com vento fraco a moderado de sul-sudeste. Domingo: ondas de sul-sudeste com 1 a 1,5 metro, período de 14 segundos e vento moderado de sul-sudeste. Se a previsão se confirmar, as ondas podem passar de 1,5 metro na segunda-feira.

 

Pernambuco

Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com meio a 1 metro e período de 7 segundos, com vento fraco de leste-sudeste. Sexta-feira: ondas de sudeste com meio a 1 metro e período de 11 segundos, com vento fraco de sul a sul-sudeste. Fim de semana: o mar sobe de sul gradativamente com ondas que alcançam pouco mais de 1 metro no domingo e seguem ganhando força na segunda e terça-feira.

 

Paraíba
Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com cerca de meio metro e período de 7 segundos, com vento fraco a moderado de sudeste. Sexta-feira: ondas com cerca de meio metro de leste-sudeste de manhã e de sudeste à tarde, com vento sudeste. Fim de semana: ondulação de sul-sudoeste passa por fora. As ondas seguem de leste a sudeste nas praias com cerca de meio metro. Se a previsão se confirmar, o mar sobe de sudeste de forma mais significativa na segunda e na terça-feira, com período de 16 segundos e séries de 1 metro.

 

Rio Grande do Norte 

Quinta-feira: ondas de leste-sudeste com cerca de meio metro e período de 7 segundos, com vento moderado de sudeste. Sexta-feira: ondas de sudeste a leste-sudeste com até meio metro, período de 7 segundos e vento fraco a moderado de sudeste. Fim de semana, ondas de sudeste um pouco mais fortes, mas nada muito acima de meio metro. A previsão de uma elevação mais significativa fica para segunda e terça-feira.

 

Ceará

Quinta-feira: as ondas entram de leste a leste-nordeste com meio metro, período na casa de 6 segundos e vento moderado de leste-sudeste. Sexta-feira: ondas de leste a leste-nordeste com cerca de meio metro, período na casa de 6 segundos e vento moderado de sudeste a leste-sudeste. Fim de semana: as ondas mantêm a direção e o período sobe um pouco, mas não rola nada muito acima de meio metro.

 

Pará

Quinta-feira: ondas de leste-nordeste com meio metro, período de 7 segundos e vento noreste que sopra moderado. Sexta-feira: as ondas de leste a leste-nordeste um pouco menores,  mas nada muito além de meio metro, com período na casa de 6 segundos e vento moderado a forte de leste. Fim de semana: ondulação de leste com pouco mais de meio metro.

Clique aqui para acessar o Wavescheck.

 

Veja também
Wavescheck

Wavescheck

Previsão do fim de semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão da semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão do fim de semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão do fim de semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão das ondas

Wavescheck

Wavescheck

Previsão da semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão do fim de semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão da semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão do fim de semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão das ondas

Wavescheck

Wavescheck

Previsão do fim de semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão da semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão do fim de semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão da semana

Wavescheck

Wavescheck

Previsão do fim de semana

Wavescheck

Wavescheck

Resumo da previsão desta quarta-feira