NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Dicas preciosas
Preparado para Bali
Por Matheus Pereira em 17/04/17
Confira 13 dicas importantes para uma trip perfeita para a Indonésia.
621x360
Confira 13 dicas importantes para uma trip perfeita para a Indonésia. Foto: Darcy Guimarães.

 

Atualmente, um dos destinos mais cobiçados pelos surfistas brasileiros é a ilha de Bali. Mais conhecida como, "A Ilha dos Deuses", o destino é badalado justamente pelas ondas perfeitas e o baixo custo relacionado a outros picos de surfe.

Vale ressaltar também os diversos lugares paradisíacos para passeio, a rica cultura e artesanato local, além de das baladas. Mais importante do que fazer uma trip como essa, é fazê-la com segurança. A Surf Virtual listou algumas dicas para aqueles que pretendem embarcar rumo a essa ilha dos sonhos.

As dicas foram elaboradas por pessoas que já moraram ou visitaram a ilha. 

1 - Antes do embarque - Lembre-se de ter um passaporte válido por pelo menos 6 meses depois da data de entrada no país, tome vacina contra febre amarela e providencie sua carteira internacional de motorista. Se você pretende ficar mais de 35 dias, é recomendado tirar o visto de 60 dias no Consulado da Indonésia no Brasil.

2 - Ao Chegar a Bali - Troque pelo menos 100 dólares no aeroporto para ter a moeda local - e já se atualize do valor das rupiahs antes de viajar. Vá sempre em lojas credenciadas e estruturadas, desconfie de lugares pequenos que oferecem melhor cotação.

 

622x415
As motos continuam sendo a melhor opção para explorar as bancadas locais. Foto: Marcelo Bueno.

3 - Trânsito e Leis - Dirija sempre devagar. O Waze funciona razoavelmente bem, assim como o GPS. Usar o cinto de segurança evita que você seja parado pela polícia local. As leis parecem flexíveis, mas não se engane: para os turistas, ela é aplicada com rigor. Se for andar de moto, use sempre capacete e tênis. 


4 - Internet e celular - Adquira um chip local. Recomendamos operadora SIMPATI com um pacote que tenha internet por 30 dias, que deve custar cerca de 125.000 rupiahs, mais o chip. Tudo custa cerca de 50 dólares.

5 - O que comer - Sucos e refeições devem ser evitados nos locais em que a higiene não é 100% confiável. Consulte seu médico e faça um kit de primeiros socorros com remédio para o estômago, diarreia, enjoo e, se possível, se fortaleça com probióticos.

6 - Não deixer de ir - O Uluwatu Temple, tem um pôr do sol inesquecível e, se possível, aproveite também durante a lua cheia, quando rola uma cerimônia. Ao Tanah Lot Temple, vá na maré seca para aproveitar a caminhada.

1900x1334
Tanah Lot Temple é um passeio imperdível. Foto: Divulgação.

  

7 - Ondas - Compre o guia Indo Surf Lingo, ele tem todas as dicas de maré, fundamentais para programar seu dia de surfe. Acordar cedo sempre é uma boa pedida e ir para a o pico de acordo com a maré e tamanho do swell.

8 - Boat trip - Você pode ir para Mentawai com barcos da Mentawai Dreams e Sibon Explorer, ambos de brasileiros, mas também existem mais econômicos para Lombok Sumbawa, que você pode agendar em Uluwatu com os locais.

1512x1212
Vista de Uluwatu, mais um local que vale conferir. Foto: Divulgação.

 

9 - Equipamentos - Até três pranchas por pessoa e você provavelmente não será taxado na chegada. Uma boa capa de proteção no bico e rabeta para evitar que cheguem danificadas. Botinha para quem não está acostumado com o coral é importante. Procure proteção para suas pranchas, principalmente na viagem Brasil-Indonésia. 

450x315
Fique esperto com os espertos. Foto: Sebastian Imizcoz.

 

10 - Cuidado com o macacos - Nos locais onde vivem os macacos, não ande com nada pendurado - óculos na cabeça, comida -, porque a probabilidade de ser atacado por um deles é imensa. 


11 - A voltagem - Em Bali, a voltagem é 220v e você deve levar adaptadores, pois as tomadas têm plugs diferentes dos brasileiros. Ao comprar eletrônicos por lá, procure lojas confiáveis.

12 - Emergência médica - Se precisar de atendimento médico, procure o BMC ou o SILOAM, ambos em Bali - são os hospitais mais estruturados da ilha. Lembrando que, antes de embarcar, é sempre bom ter um acompanhamento de seu médico do Brasil. Em Canggu, existe um curandeiro chamado Pak Sirkus, ele atende com contribuições espontâneas, mas tem que chegar cedo, pois a fila é grande.

13 - Comunicação - A pronúncia do indonesiano é similar ao do português. Baixe um aplicativo de tradução e tente se comunicar na língua local, é uma atitude muito boa para com os locais e você vai gostar da experiência.

Pronto, agora é só aproveitar sua trip e boas ondas!

Veja também

Veja também
Star Koat

Star Koat

Acidente em Mentawai

Yan Sondahl

Yan Sondahl

De volta da Indo

Kandui Villas

Kandui Villas

Trip dos sonhos

Sibon Baru

Sibon Baru

Trip de luxo

Indonésia

Indonésia

Aposta certa

Christian Frohlich

Christian Frohlich

Conectado a Mentawai

Sibon Jaya

Sibon Jaya

Conforto na Indo

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Lavando a jega

Vitor Ferreira

Vitor Ferreira

Indonésia secreta

Indo trips

Indo trips

O lado B de Bali

Guga Arruda

Guga Arruda

Playground para surfistas

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Estreia abençoada

Kandui Villas

Kandui Villas

Tranquilidade e diversão

Sumbawa e Lombok

Sumbawa e Lombok

Aventura na Indonésia

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Barca para todos