NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Surfesta
Encontro de gerações
Por Cristiano Rigo Dalcin em 11/07/17
Surfesta celebra personagens da história do surfe catarinense da década de 70.
Troféus da Surfesta. Foto: Leco Barreto / In Paradise.
Troféus da Surfesta. Foto: Leco Barreto / In Paradise.

A Surfesta, em sua primeira edição, cumpriu a missão de ser uma verdadeira celebração da história do surfe catarinense. Realizado no último dia 29 de junho, no John Bull Pub, o evento organizado pelo surf reporter Máurio Borges reuniu surfistas, shapers, lojistas, dirigentes, promotores de eventos, patrocinadores e jornalistas para homenagear personagens da década de 70 e ser o estopim de um projeto que promete mais novidades até o fim do ano.

 

Só para se ter uma ideia do prestígio envolvido, o trio brasileiro que arrombou as portas do circuito mundial, formado por Fábio Gouveia, Teco Padaratz e Amaury Piu Pereira, estava lá, assim como Marco Polo Soares e o único tricampeão catarinense de surfe profissional, David Husadel. Xandi Fontes e Roberto Perdigão, a dupla que comanda o escritório da World Surf League na América do Sul, e o presidente da Federação Catarinense de Surf (Fecasurf), Reiginaldo Ferreira, também marcaram presença.

 

O professor "Pardal" das pranchas, Jair Fernandes, o Machucho, e Rodrigo Silva, da SRS, representaram bem a velha e a nova geração de shapers da Ilha. Para completar a prestigiada noite, a bicampeã mundial do QS e ex-integrante da elite do surfe feminino, Jacqueline Silva, também esteve lá fincando a bandeira do surfe feminino. E havia ainda, é claro, os homenageados da noite, todos com uma parcela de "culpa" por terem plantado as sementes do surfe catarinense nos distantes anos 70.

 

De todos, o mais efusivo foi Ricardinho Machado, organizador do Rock Surf e Brotos, em 1976, ao lado de Cacau Menezes. "Vocês têm ideia do que está acontecendo aqui?, perguntou Ricardinho para a atenta plateia durante a homenagem. "Eu estou encontrando pessoas que não via há 40 anos, o surfe é demais. Viva o surfe catarinense!", agradeceu o jornalista, puxando o coro da plateia.

 

Um clima repleto de nostalgia, alegria e saudosismo envolveu a todos, a cada homenagem. O shaper Jorge Hupsel veio especialmente da Bahia para lembrar os tempos da Hupsel Surfboards e da Crazy House Surf, a primeira loja especializada na época. Ele reencontrou o pioneiro shaper Celsinho Ramos e não se cansou de posar para fotos, ao lado dos velhos amigos. Organizador dos festivais Gledson, o imbitubense Bento Xavier recebeu a homenagem das mãos apropriadas de Roberto Perdigão, também, um dos pioneiros da Praia da Vila nos anos 70.

 

O clima era tão contagiante, que não foi difícil ouvir lembranças das aventuras da década de 70, quando fabricar uma prancha era uma missão para poucos e uma sessão de surfe significava a descoberta de um território novo. A noite já invadia a madrugada quando Moriel Costa subiu ao palco, ao lado de convidados, e convidou os ótimos surfistas e agora músicos Vicente Piacentini e Teco Padaratz para aquela "canja".

 

A certeza que ficou é de que essas festas precisam ocorrer com maior frequência para que possamos reverenciar de alguma forma, seja com um troféu ou com um simples abraço, as pessoas que ajudaram a construir a história do esporte que tanto amamos.

 

E por isso que, no próximo dia 27 de julho, no mesmo local, tem mais Surfesta, desta vez para prestar tributo aos personagens da década de 80. Marque na agenda e viva o surfe catarinense.

Veja também
Lost House

Lost House

Arraial à beira-mar

Paradero Bar

Paradero Bar

Inauguração em Curitiba

Surf Paradise Party

Surf Paradise Party

Garopaba recebe evento

Gabriel Medina

Gabriel Medina

Festa em Maresias

Virada Mágica

Virada Mágica

Réveillon no Rosa

Vissla Cosmic

Vissla Cosmic

Agito em Itamambuca

Homero Happy Sunday

Homero Happy Sunday

Evento rola em Santos (SP)

Arraiá do Surf

Arraiá do Surf

Festa reúne a galera no Rio

House of Vans

House of Vans

Sucesso em Sampa

Virada Mágica

Virada Mágica

Sucesso no Rosa

Fabio Minduim

Fabio Minduim

Vissla promove exposição

Quiksilver Mimpi Film Festival

Quiksilver Mimpi Film Festival

Casa cheia no Rio

Eau Salée

Eau Salée

Confira galeria de fotos

Vissla

Vissla

Marca celebra no Rio

Quiksilver Mimpi Film Festival

Quiksilver Mimpi Film Festival

Inscrições prorrogadas