NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Lagoa Surfe Arte
Encontro mantém a magia
Por Danilo Caboclo em 28/09/17
Terceira edição do Lagoa Surfe Arte conta com grandes atrações em Florianópolis (SC).
1500x1003
Lagoa Surfe Arte é um dos maiores festivais de cultura, exposição e audiovisual de surfe da América Latina. Foto: Paulinho Sefton.

 

Entre os dias 10 e 20 de outubro acontece em Florianópolis (SC) a terceira edição do Lagoa Surfe Arte, um dos maiores festivais de cultura, exposição e audiovisual de surfe da América Latina.

 

Idealizado por Fabrício Flores Nunes, que assume a direção e assina boa parte da curadoria, o evento conta com o filmmaker Fabiano Sperotto, Simão Fillipe e Equipe Naipe reforçando a organização do evento.

 

Mantendo sua proposta de reunir pessoas que admiram e são influenciados pelo estilo de vida ligada ao surfe, a edição 2017 tem como destaques o II Festival de Curtas Metragens, uma exposição inédita sobre a evolução do design de pranchas, além de palestras e mesas de debate de assuntos atuais e com importantes personalidades do esporte.

 

1500x1003
Lagoa Surfe Arte reúne conteúdo de qualidade. Foto: Paulinho Sefton.

 

O Festival de Cinema cresceu, passando de três para quatro dias, mas mantendo a essência de ser aberto ao público. Aliás, uma das propostas para a edição de 2017, como já havia frisado Fabrício Flores, é tornar o LSA cada vez mais acessível ao público. Mais uma vez os filmes serão exibidos no Cinema do CIC – Centro Integrado de Cultura, entre os dias 10 e 13 de outubro.

 

Dezenas de produções foram inscritas e o anúncio dos finalistas acontece dia 29 de setembro. Os curtas selecionados concorrem em dez prêmios, como Melhor Edição, Roteiro, Fotografia, Trilha e outros. O Melhor Curta Catarinense também participará do festival português Surf at Lisbon, em novembro deste ano.

 

O II Festival de Curtas Metragens tem como jurados Thomas Crocco (videomaker, editor e diretor do MIMPI Film Festival), John Magrath (soulsurfer, videomaker e editor), Ricardo Gonçalves (fotógrafo e diretor do SAL – Surf Art Lisbon Film Fest), Marilha Naccari (professora de cinema da UNISUL / SC e coordenadora de programação do FAM – Festival Audiovisual Mercosul) e Junior Faria (Jornalista, surfista e shaper designer).

 

1500x1003
Palestras e mesas-redondas fazem parte do evento. Foto: Paulinho Sefton.

 

Outra grande novidade do LSA´17 será a exposição "A evolução do design de pranchas de surfe", programada entre os dias 10 e 20 de outubro, no Espaço Lindolf Bell, também dentro do CIC – Centro Integrado de Cultura. A ideia é exposição é reunir para primeira vez peças históricas e relíquias desde a década de 60 até as mais modernas dos tempos atuais.

 

Palestra com Júlio Adler e Mesas-Redondas Um dos principais objetivos do Lagoa Surfe Arte é promover o debate entre os amantes do esporte reunindo personalidades importantes do meio. Nessa terceira edição o palestrante convidado será Júlio Adler. Ligado ao que de melhor existe na produção de obras audiovisuais brasileiras e internacionais, o jornalista e surfista Júlio Adler trará seu estilo autêntico ao LSA´17.

 

Além da palestra, serão quatro mesas-redondas: Surfe Feminino, Empreendedorismo, Tecnologia & Inovação e Saúde no Surfe. Duas já estão confirmadas. A primeira delas ocorre no dia 16/10 trazendo para o debate o Surfe Feminino. Moderado pela jornalista Carolina Lucena, a mesa contará com as surfistas Marina Werneck, Chantalla Furlanetto, Tina Vilela, além da jornalista Alexandra Iarussi. Dia 19 de outubro o tema será Saúde no Surfe com presença de Leandro Grilo (Aprimore), Fernando Mota (Surflek), Marcelo Amaral, Alisson Paz (Equipe RedBull) e Edu Takeuchi (Personal Boards - SP).
 

2464x1632
Edição de 2017 tem como um dos destaques o II Festival de Curtas Metragens. Foto: Cris Souza.

 

Sobre o Lagoa Surfe Arte O festival Lagoa Surfe Arte tem como grande objetivo ser vitrine da cultura surfe e promover um encontro entre os amantes do esporte e do estilo de vida. Realizado pela primeira vez em Janeiro de 2016, o evento chega à terceira edição como um dos maiores festivais de cultura surfe do Brasil. Idealizado por Fabrício Flores, creative shaper das alternativas pranchas Sea Cookies Handshapes, o evento vem crescendo e ganhando reconhecimento a cada edição.
 
Em outubro de 2016, o LSA apresentou seu formato anual com mais dias de programação e entrou para o calendário da cidade. Além das exposições de obras de artistas catarinenses e estrangeiros, o público que comparece ao LSA pode participar das palestras, mesas-redondas e cursos, ver e votar nos melhores filmes do Festival de Curtas e tem a oportunidade de assistir filmes inéditos na tela do cinema.

 

O conteúdo da programação cria momentos únicos e aproximação com lendas vivas, como o que aconteceu com a ilustre participação do Tito Rosemberg, uma referência para os aventureiros, mochileiros e surfistas e que encabeça a crescente lista de palestrantes do LSA. O evento reune surfistas e não-surfistas, todos os apaixonados pelo belo e pela arte. Existe muito conteúdo de qualidade dentro do universo do surfe e o Lagoa Surfe Arte é onde tudo se encontra.

Veja também
Clima de carnaval

Clima de carnaval

Surfantasia rola em Matinhos

Alessandra Morimoto

Alessandra Morimoto

Descanse em paz

Ryan Coelho

Ryan Coelho

Um degrau por dia

Festival Eco Garopaba

Festival Eco Garopaba

Na onda solidária

Verão sem fim

Verão sem fim

Bruce Brown deixa saudades

Apneia e sobrevivência

Apneia e sobrevivência

Galera mostra fôlego

Tag Team

Tag Team

IGM aposta em formato

Gold Coast Hospital

Gold Coast Hospital

As lesões mais frequentes

Anuar Chiah

Anuar Chiah

Prodígio paranaense

Prêmio Catarinense

Prêmio Catarinense

Pioneiros reconhecidos

São Paulo

São Paulo

Billabong festeja Pipe

Surfer Poll Awards

Surfer Poll Awards

Florence e Carissa agraciados

Instituto Gabriel Medina

Instituto Gabriel Medina

Molecada premiada

Art'n Boardshorts

Art'n Boardshorts

Exposição chega ao Brasil

Woohoo

Woohoo

Ação em HD

Quer pagar quanto?

Quer pagar quanto?

WSL sonda internautas