NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Warhol Surf
Billabong traz coleção
Por Claudio Neves em 25/11/17
Billabong traz ao Brasil edição limitada da coleção Warhol Surf masculina.
Coleção Billabong Warhol Surf. Foto: Divulgação.
Coleção Billabong Warhol Surf. Foto: Divulgação.

A Billabong preparou para as festas de final de ano uma edição limitada da coleção Warhol Surf masculina, que chega ao Brasil e será vendida no Morumbi Shopping, em São Paulo (SP).

 

Quem traz essa parceria é a Billabong LAB, uma divisão própria da marca que, além de dar suporte a artistas, músicos, designers, fotógrafos e ícones do surfe, ajuda a Fundação Andy Warhol para Artes Visuais, uma organização americana sem fins lucrativos conhecida por ser uma das principais fundadoras da arte contemporânea dos Estados Unidos.

“A Billabong Lab foi criada pela inspiração que Gordon, fundador da marca, sempre teve pelo que esta fora do universo surfe mas de alguma maneira especial, atrelada a este universo. Com este proposito, iniciou-se as collabs com artistas, músicos, designers, fotógrafos e pessoas e bandas icônicas como Red Hot Chilli Peppers, Foo Fighters, Metalica, Bob Marley, e isto foi uma espécie de base para elevar a marca e parcerias. A Billabong orgulha-se em colaborar com a Fundação Warhol diz Fernando Machado, diretor da Billabong Brasil.

Nesta coleção a inspiração vem dos próprios arquivos que Warhol captou durante sua estadia na Califórnia e imersão completa na comunidade surfista em 1968, que contam com um conjunto de polaroides, fotografias em preto e branco, slides, gravações de áudio e pinturas que mostravam a conexão profunda com o tema, resultada da curiosidade do artista e pesquisa para seu filme “San Diego Surf”, um dos primeiros filmes de surfe da história.

“A coleção Warhol x Billabong continua com o ideal de renovação e novidade, procurando manter as referências privilegiadas que temos de desde seu show experimental Exploding Plastic Inevitable, até sua casa na praia em Nova Iorque", diz Michael Dayton Hermann, diretor de Licenciamento da Fundação. "O Warhol abraçou completamente a cultura do surf e a Fundação gosta de saber que a admiração é mutua.”

 

 

"Conforme íamos pesquisando os arquivos e descobrindo mais sobre o trabalho único que o Andy produzia, conseguíamos enxergar a conexão entre a cultura do surf e o que ele fazia", diz Brad Lancaster, Diretor Criativo da Billabong. "Com esse segundo lançamento da parceria Warhol x Billabong nós ressuscitamos essas narrativas e conceitos mais uma vez, e juntamos com a visão icônica que a Billabong traz em bermudas e acessórios."  

Inicialmente, o ponto de partida artístico da coleção inteira veio da famosa série de crânios que Warhol produzia. A série trazia cores vibrantes em contraste com a imagem macabra de um crânio humano. A marca então aproveitou essa ideia e, ao invés de deixar tudo muito colorido, adicionou a visão em preto e branco que o artista expressava em suas fotos e no uso de listras transversais. A bermuda que saiu dessa união é a peça principal da coleção.Referências de suas criações em preto e branco também aparecem em outras peças como nas camisas e camisetas.

Outro achado também foi aproveitado e usado como inspiração da coleção. Um conjunto de transparências coloridas utilizadas no show “Exploding Plastic Inevitable”, que serviam como projeções de luzes, cores e estampas criadas pelo artista.

E mais inspiração foi encontrada em uma coleção de fotografias que mostravam surfistas, motéis antigos e tropicais, e cenas de praia com destaque no uso de palmeiras para centralizar o espírito da parceria. Warhol tinha um olhar que captava detalhes que se tornaram icônicos no mundo do surf. A Billabong celebrou esse olhar de um jeito especial, reproduzindo essas fotos nas camisetas de algodão da marca.

Como um todo, a linha Warhol Surf é desenhada para contar todas essas histórias que ainda são relevantes e não foram contadas. Com essa busca de reatar e refrescar o repertório que o artista construiu sobre a era do surf, a Billabong toma mais um passo para estreitar relações entre a comunidade e Warhol para criar uma coleção que cada vez mais reflete o lifestyle do surfe.

Sobre Billabong A Billabong é uma marca australiana fundada em 1973 pelo surfista e shaper Gordon Merchant e por sua esposa, Rena Merchant. Apaixonados pelo lifestyle da cultura surfe, foram os inovadores do mercado de boardshorts. No Brasil desde 2000, pelo Grupo GSM Brasil, a Billabong se destaca como uma das principais representantes dos esportes de ação.
 
Sobre Andy Warhol
 
Andy Warhol (1928-1987) continua sendo um dos maiores artistas influentes dos tempos modernos. Com uma grande bagagem como um grandioso artista comercial, Warhol se reinventou como um famoso artista de pop art. Warhol veio da criação de imagens para anúncios e mídia como um ilustrador para usar anúncios e imagens de mídia para dar seu toque especial na arte.

 

Ele rapidamente tornou-se renomado como um dos artistas que definiu o movimento Pop Art, uma geração de artistas que virou-se/voltou-se para os mundos de massa de produção comercial, anúncios e cultura popular para materiais brutos e inspirações para o trabalho dele.

 

Incrivelmente/extremamente prolífico em vários empreendimentos, Warhol é reconhecido como um dos mais influentes cineastas vanguardistas de sua geração, fundou a revista Interview em 1969, produziu e gerenciou o Velvet Underground, autor de vários livros, foi um ávido fotografo, dirigiu vídeos de musica e até organizou seu próprio talk show na MTV. Andy Warhol morreu inesperadamente dia 22 de fevereiro de 1987 e assim consagrando-se como um dos mais importantes artistas do século 20.

Fundação Andy Warhol
 
Considerado um dos artistas americanos mais ilustres do século 20, Andy Warhol desafiou o mundo a ver a arte diferentemente, em um novo olhar. Desde que foi fundada em 1987, de acordo com Andy Warhol, a Fundação estabeleceu-se como um dos principais financiadores de arte contemporânea nos Estados Unidos.

 

A Fundação está se esforçando para proteger e engrandecer o legado criativo e de espírito de abertura do fundador e no qual terá um profundo impacto sobre as artes visuais para as gerações futuras.

Para mais informações, por favor visite Warhol Foundation.

Veja também
Rip Curl

Rip Curl

Coquetel apresenta coleção

Ações da Billabong

Ações da Billabong

Quiksilver faz oferta

Iggy Pop x Billabong

Iggy Pop x Billabong

Músico estrela coleção

Maceió

Maceió

Rip Curl apresenta loja

Rip Curl

Rip Curl

Loja abre em Maceió (AL)

Quiksilver

Quiksilver

Nova loja em Canoas (RS)

OLIV Brand

OLIV Brand

Miguel Pupo assina coleção

Selo de qualidade

Selo de qualidade

Quiksilver combate a pirataria

Billabong e Rip Curl

Billabong e Rip Curl

Rumores de negociação

Roxy

Roxy

Verão recheado de opções

Lost

Lost

Punk ilustra coleção

Óculos sustentável

Óculos sustentável

Modelo utiliza resíduos

The Surf Travel Co

The Surf Travel Co

Agência celebra aniversário

Wave Giant

Wave Giant

Liberdade inspira coleção

Highline Series

Highline Series

Quiksilver apresenta boardshort