FCS II FT
Sensibilidade e controle
Por Edinho Leite em 22/06/17
Edinho Leite explica o jogo de quilhas criado especialmente pela FCS para Filipe Toledo.

A "FCS II FT" foi criada através da combinação de dois modelos bem populares, depois que ouviram o feedback e pedido do Filipe Toledo: "Gosto de usar a Performer, que é um modelo com ótima sensibilidade, mas pode ser um pouco sensível demais em ondas maiores. Também gosto do controle e segurança que a MF (modelo do Fanning), mais alongada, proporciona. Você podem fazer alguma coisa entre as duas que eu possa usar em todo lugar e em qualquer condição?", questionou o Top brasileiro.

697x469
O novo modelo, de template bem equilibrado e simpático, aliás, infelizmente só pode ser usado no FCS II Fin System. Não funciona nos plugs tradicionais. Foto: Divulgação.

 

Com isso em mente, criaram uma quilha que está entre esses dois modelos, para gerar a manobrabilidade e resposta rápida da Performer, com a pressão e drive de quilhas mais longas e curvadas como a MF e a Carver. Segundo Richie Lovett, da sessão de equipamentos da FCS, também adicionaram alguns detalhes extras como um chanfro sutil no foil de ataque, o que melhora as curvas em velocidades mais altas. 

1115x696
O modelo foi criado em dois tamanhos: Medium, que deve funcionar para surfistas de 65 a 80kg, e Large para atletas entre 75 e 90kg. Segundo a bula, funcionam melhor em pranchas de concave profundo e rocker de moderado a extremo, e é particularmente bom em ondas fortes e overhead. Foto: Divulgação.

 

Chanfro no foil? Eu explico. As quilhas laterais geralmente têm a face virada para a longarina flat (plana), enquanto a face que fica para o lado da borda apresenta um foil, ou seja, ela tem uma "parede" curva, com mais espessura na frente, para cortar a água, como se você olhasse uma asa de avião em pé. Veja o desenho: 

852x497
Quilhas laterais, tradicionalmente, apresentam foil interno flat, enquanto a quilha central tem double foil, o tal do 50/50. Porém, também há quilhas com curva em "S" na parte interna, ou seja, um espécie de concave e existem as 80/20, como no caso do modelo do Filipe. Foto: Divulgação.

 

Outro fator interessante é que o modelo FT é muito leve, o mais leve da FCS. Feito com um recheio de 3D Foam (espuma de alta densidade super leve e resistente) revestido com fibra, o jogo de quilhas mantém a neutralidade da rabeta, assim você não sente a rabeta pesada ou criando arrasto extra.

Veja também
Lift Foils

Lift Foils

Tapete mágico

TorFlex

TorFlex

O caminho da flexibilidade

Mick Fanning

Mick Fanning

As quilhas do tricampeão

Powerlight Surfboards

Powerlight Surfboards

Segredos revelados

Guga Arruda

Guga Arruda

Rabeta larga e quad

JJF Ghost Board

JJF Ghost Board

Redefinindo conceitos

Olho no equipamento

Olho no equipamento

Prancha certa

Conexão Havaí

Conexão Havaí

Aprendizado no North Shore

Lucas Chumbinho

Lucas Chumbinho

Gunzeira no pé

Pranchas e reflexões

Pranchas e reflexões

Parece, mas não é

Power Light e Daniel Friedmann

Power Light e Daniel Friedmann

Parceria de peso

Italo Ferreira

Italo Ferreira

Prancha nota 10

Fish Fry Floripa 2017

Fish Fry Floripa 2017

Celebração do surfe

Johnny Cabianca

Johnny Cabianca

Rabeta, para que te quero

Irmãos Campbell

Irmãos Campbell

Evolução das pranchas