Mason Ho
Havaiano lança model
Por Edinho Leite em 18/01/17
Mason Ho, um dos surfistas mais versáteis e interessantes de se assistir, agora tem seu próprio modelo da Lost Surfboards.

Dias atrás, Matt Biolos confessou que a Lost já tem modelos demais, mas, na ocasião, "Mayhem" explicou como surge um novo modelo: "A prancha tem que ter características realmente diferentes, que façam com que ela se encaixe numa outra categoria. Daí eu testo, minha equipe testa, a galera testa e a gente vê se realmente vale lançar um novo modelo. No caso do Mason, que está na equipe há muito tempo, só agora é que chegamos a um modelo que surgiu de seus feebacks e experiência, do surfe dele, e acho que a prancha é tão divertida e veloz quanto o surfe que ele faz".


Mason sempre foi um maluco por pranchas, o tipo de cara que se amarra em testar coisas diferentes, mas basicamente surfa com os modelos Driver, Mini-Driver e Bottom Feeder, quando não está com alguma gun, um modelo retrô do Mark Richards ou coisa que o valha.

O primeiro Mason Ho Pro Model foi batizado de Voodoo Child, em referência ao astral de Ho e algumas características dos anos 80 que a prancha carrega. Outline bem paralelo no centro, para dar mais drive. Tem um bump (aquele wing disfraçado) na altura das quilhas, para fechar rapidamente no largo squash.

800x533
As manobras de Mason Ho, um verdadeiro showman, são um tanto fora dos padrões, assim como seu novo modelo Voodoo Child. Foto: Divulgação.

 

Segundo Biolos, Ho gosta de aceleração sem esforço, velocidade comandada pelo seu pé da frente, muito embora seja regular. Por outro lado, seu estilo muitas vezes quebradão, tipo coice, como Michael "Pops" Ho, pede uma rabeta solta. Por isso, a prancha apresenta um rocker de bico baixo, curva suave até a altura das quilhas, onde começa o rocker de rabeta acentuado. Single concave generoso passando para double concave, mais acentuado na área das quilhas, diretamente abaixo do pé de trás.

806x556
O detalhe do bico, além de conferir um astral clássico à prancha, também tem suas funcionalidades. Foto: Divulgação.

 

Dois detalhes chamam a atenção. Há um double concave no deck, na área da rabeta, para dar aquela sensação de prancha usada, que já está no pé, até porque, normalmente, Ho não usa antiderrapante, segundo Matt. Outra particularidade, é o bico tipo "beak nose", aquilo que chamávamos por aqui de "bico peruano" ou "concord", muito usado nas fishes clássicas que, além de criar um ar mais clássico esse tipo de bico, ajuda a levar flutuação e volume mais à frente, gerando um pouco mais de inércia, ajudando a embalar a prancha e fornecendo um pouco mais de remada.

863x481
Pode não parecer, mas essa prancha traz características bem diferentes de outros modelos da Lost, e parece ser fácil de andar, especialmente nas marolas. Como parâmetro de medidas temos, numa 5’8”, 18.76” X 2.32” X 26.5 1.  Foto: Divulgação.
Veja também
The Board Trader Show

The Board Trader Show

Faça sua prancha

Sob Medida

Sob Medida

Surfe fecha a conta

Jeffreys Bay

Jeffreys Bay

Sessão retrô em J-Bay

Dávio Figueiredo

Dávio Figueiredo

Test drive no Cepilho

Tandem

Tandem

Prancha pioneira no Brasil

Tábua Santista

Tábua Santista

A primeira prancha brasileira

Gamma

Gamma

A nova prancha de Slater

Magnet Wax

Magnet Wax

Parafa magnética

Lift Foils

Lift Foils

Tapete mágico

TorFlex

TorFlex

O caminho da flexibilidade

Mick Fanning

Mick Fanning

As quilhas do tricampeão

FCS II FT

FCS II FT

Sensibilidade e controle

Powerlight Surfboards

Powerlight Surfboards

Segredos revelados

Guga Arruda

Guga Arruda

Rabeta larga e quad

JJF Ghost Board

JJF Ghost Board

Redefinindo conceitos

Olho no equipamento

Olho no equipamento

Prancha certa