História Replicada
Vissla Master of Shape
Por Edinho Leite em 07/10/16
Vissla Master of Shape reúne os mestres das plainas e Daniel Friedmann será o grande homenageado.
776x486
Vissla Master of Shape. Foto: Reprodução.

 

Um dos acontecimentos mais interessantes da The Board Trader Show será o Vissla Master of Shape, patrocinado pela Vissla e X-Tra Foam. Replicar uma das pranchas de Daniel Friedmann: esse é o desafio.

 

Clique aqui para comprar seu ingresso

 

Breve Bio - Ele começou a surfar em 1967, no Arpoador. Durante as décadas de 70 e 80, Daniel Friedmann era referência de competidor. Surfe moderno, limpo, estilo bonito e cheio de personalidade. Foi um dos precursores do que entendemos hoje por surfe profissional. Desde cedo saiu pelo mundo em busca de ondas e troféus. 


Além de vencer o internacional Waimea 5000, em 77, no Rio de janeiro, o carioca foi o primeiro estrangeiro a ganhar uma etapa profissional na Austrália, o Stradbroke Invitation, em 1980, só para citar algumas marcas importantes. Daniel estendeu suas performances para o longboard nas décadas seguintes.

 

Seu primeiro shape surgiu em 72 e no ano seguinte já era marca de prancha. A influência de mestres como George Downing e Ben Aipa foram lapidadas por suas viagens e tempo de plaina. Até hoje seus shapes, desenvolvidos em boa parte à mão, são bem requisitados.

Bem de acordo com sua maneira low profile de ser ele foi um dos primeiros a se atentar com a volta da resina epoxy, testando a fórmula EPS/Epoxy desde os anos 80. "Muita gente não sabe, mas surfei vários eventos importantes e fiz muitos pódios, desde os anos 80, com pranchas de ESP/Epoxi. O que ajudou muito a me manter nesse tipo de fabricação e torná-la mais comercial foi o Flavio Figueiredo e seu trabalho desenvolvido com a Keahana", conta o mestre do estilo nas ondas ou na sala de shape.

 

797x534
Daniel Friedmann no Havaí, das antigas. Foto: Arquivo pessoal.

 

Vissla Master Of Shape - Oito shapers brasileiros apresentarão ao público suas habilidades, numa competirão em homenagem a Daniel Friedmann e seu trabalho como designer, replicando da maneira mais fidedigna possível a famosa 6'5", monoquilha, round pin (quase pin) criada por ele, em 1978. 


Esse evento especial dentro da The Board Trader Show terá o também shaper, Neco Carbone, como Mestre de Cerimônia. Ele falará sobre os designs de Daniel Friedmann, sua história e os detalhes do trabalho dos shapers em competição, seguindo o modelo do Icons of Foam, que acontece há tempos no The Boardroom, na Califórnia (EUA).

 

Formato - Cada um dos shapers terá 2:30h para finalizar a réplica da prancha escolhida por Daniel. 

 

Cada shaper terá até meia hora com a prancha em mãos, fora da sala de shape, para tirar todas as medidas com as ferramentas que julgue necessárias.


Fora os templates (réguas de outline), fornecidos pela organização, cada shaper deve levar suas próprias réguas e ferramentas.


Depois de tiradas as medidas cada shaper terá duas horas na sala de shape. O limite de 2:30h terá que ser respeitado.


Os shapers poderão ter contato novamente com a prancha, só que ela permanecerá fora da sala de shape. Depois da primeira meia hora inicial, para colher as medidas da prancha com os instrumentos escolhidos, os shaper poderão sair da sala para olhar a prancha de perto novamente, mas os únicos instrumentos que poderão usar nessa fase serão suas mãos e olhos.

A Extra Foam, nova marca de espuma de poliuretano que chegará como novidade na The Board Trader Show, fornecerá os blocos com dimensões adequadas para encaixar o shape a ser replicado.

 

20 horas de shape - Serão três shapers por dia, atuando nos dois primeiros dias da The Board Trader Show e dois no terceiro e último dia, quando, no fim de tarde, Daniel Friedmann analisará os shapes e dará seu veredito.

 

Quem levará o troféu dessa primeira edição?

 

Esse evento, inédito no país, será um show de habilidade e técnica. Você irá assistir tudo ao vivo, além de poder conhecer e conversar com alguns dos maiores shapers do Brasil. 

 

Por aqui já começou! - Se você gosta de pranchas e todos os equipamentos ligados aos esportes que fazemos com elas, nos dias 25, 26 e 27 de novembro desse ano temos um encontro marcado no SÃO PAULO EXPO - Exhibition & Convention Center. Até lá você acompanha por aqui o que rola no universo das pranchas e o que te espera no The Board Trader Show.

 

SÃO PAULO EXPO - Exhibition & Convention Center fica localizado à Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5, São Paulo (SP).

Veja também
Hurley Printing Press

Hurley Printing Press

Novidade bomba na feira

Millennium Foam

Millennium Foam

Edgo representa no Rio

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Evento consolidado

Chemistry Surfboards

Chemistry Surfboards

Feira dá retorno

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Palavras do bicampeão

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Rodrigo Silva premiado

Best in Show

Best in Show

Estrelas da feira

The Board Trader Show

The Board Trader Show

TGK Surf lança concurso

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Evoke reforça ligação

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Edição iniciada

Ultimate Flex

Ultimate Flex

Tecnologia na área

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Groove, rock e pitadas de jazz

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Hurley abre o estande

Glass Demo

Glass Demo

Alquimistas a caminho

The Best in Show

The Best in Show

Shapers reconhecidos

Timmy Patterson

Timmy Patterson

Shaper de volta ao Brasil