The Board Trader Show
Ideia usinada
Por aaa em 07/12/16
Kos Blanks apresenta upgrade na máquina DSD.
1075x1400
Jefferson "Jeh" Rodrigues Ruiz, gerente operacional da Kos Blanks, e Julio Rovai Neto, diretor da empresa. Foto: Vinicius Sá Moura.

Durante a The Board Trader Show, uma das novidades mais interessantes foi apresentada por Julio Rovai Neto, proprietário da Kos Blanks, distribuidora de blocos de PU e EPS que presta serviço de usinagem em São Paulo (capital) e litorais norte e sul do Estado.

Por também fabricar máquinas de usinagem, a empresa criou um upgrade interessante. "Tenho duas máquinas 3D operantes. Estava prestando esse serviço também para fabricantes que tinham, em suas próprias fábricas, máquinas DSD, pioneiras em usinagens de pranchas e criadas pelo Luciano Leão, mas preferiam que eu usinasse nas minhas por ser um serviço onde a longarina do bloco já era usinada, dando assim uma fidelidade maior ao design das pranchas", comentou Julio Rovai Neto, em seu estande na The Board Trader Show.

Foi por esse motivo que ele pensou em fazer um projeto em que conseguisse transformar as máquinas DSD, fazendo com que mesmo as mais antigas passassem a cortar com disco e não mais com a fresa, comendo também a longarina e gerando uma usinagem mais completa. É um assunto bem técnico, mas quem já viu uma prancha usinada, antes de ser finalizada por um shaper, sabe a diferença que isso acarreta.

"O fato de trabalhar com disco, no lugar da fresa, dá maior fidelidade ao design de bordas, outline e fundo, com grooves (linhas de corte, marcas do desbastamento) mais suaves. Em linha de produção, esse upgrade é fácil de ser instalado. O legal é que não é necessário alterar nenhuma peça original da máquina. É a realização do sonho de todos os fabricantes de pranchas que adquiriram a DSD e têm a necessidade de utilizar o software e usinagem 3D com disco de corte, sem precisar adquirir uma nova máquina, considerando que a estrutura DSD é uma das mais inteligentes que temos no mercado", explicou Julio.

"Consegui concretizar o projeto com excelentes resultados e com a aprovação de muitos fabricantes aqui do Brasil e da Califórnia que já usam um upgrade", acrescentou Julio, com atestado prático de Marcio "Tubba" Domingues, o primeiro no Brasil a adquirir o upgrade.

Marcio Zouvi (Sharp Eye) veio buscar o dele para levar para a Califórnia e o próprio Luciano Leão aprovou e está instalando esse upgrade em suas máquinas. Cada vez mais a especialização e busca de soluções oferecem menos trabalho braçal na produção de pranchas. Assim, sobra mais tempo para que os shapers / designers se concentrem naquilo que mais nos interessa: pranchas cada vez mais precisas e funcionais.

Veja também
Oric

Oric

Castelo abre as portas

Alaias

Alaias

Remada na raça

Fu Wax

Fu Wax

Parafina invade J-Bay

Millennium Foam

Millennium Foam

Pranchões fortalecidos

Dicas básicas

Dicas básicas

Quiver nosso de cada dia

Thule Store

Thule Store

Garrett prestigia abertura

Millennium Foam

Millennium Foam

Shaper aprova os blocos

Tri ou quadri?

Tri ou quadri?

O enigma das quilhas

Biquilhas Fish

Biquilhas Fish

Modelos em alta

John Carper

John Carper

Shaper visita o Brasil

Stinger

Stinger

A volta da rainha

Hurley Printing Press

Hurley Printing Press

Novidade bomba na feira

Millennium Foam

Millennium Foam

Edgo representa no Rio

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Evento consolidado

Chemistry Surfboards

Chemistry Surfboards

Feira dá retorno

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Palavras do bicampeão