Estaleiro Shape Clube
Faça você mesmo
Por Edinho Leite em 16/08/16
Fabricar sua própria prancha, ao menos uma vez na vida, é uma experiência pela qual todo surfista deveria passar.
735x490
Sócios do Estaleiro Shape Clube admiram a qualidade do trabalho desenvolvido pela galera. Foto: Reprodução.

 

Muito legal a ideia de criar um espaço onde você pode fabricar sua própria prancha, do começo ao fim, com todo equipamento necessário disponível e com monitoramento de uma equipe que entende do assunto. A inusitada história do Estaleiro Shape Clube surgiu depois de várias conversas, viagens e muita pesquisa entre o shaper Marcello "Mosca" Moscatelli, que ministra cursos de shape e laminação há mais de 20 anos, com três de seus ex-alunos e também surfistas, Eduardo Marini, Felipe Cabeza e Marcelo Cabrero.

 

Clique aqui para comprar seu ingresso

 

A proposta do Estaleiro Surf Clube, formatada a partir de experiências que vieram fora do Brasil, é ministrar aulas de shape e laminação, onde, ao fim do curso, os sócios do clube podem utilizar o bem equipado espaço e kit de material disponibilizado por eles para fabricar suas próprias pranchas, sempre com a ajuda da equipe.

"A sensação de pegar onda com uma prancha feita por você mesmo é algo que todo surfista deveria vivenciar. Um prazer que queríamos dividir com todos amigos, um sonho de muitos anos que se concretizou", explica Moscatelli. "Queríamos resgatar o espírito de fazer sua própria prancha de surfe, 100% handmade, onde você pudesse começar a entender sobre designs de pranchas, hidrodinâmica e tudo que engloba nosso esporte e nossa cultura".

 

1920x1280
Moscatelli bota a mão na massa. Foto: Reprodução.

 

Capital conectada com a praia - É interessante ver como funciona o espaço, na Vila Madalena, em São Paulo, a maior metrópole do país e, provavelmente, a cidade com o maior número de surfistas no Brasil, mesmo a mais de uma hora de distância das praias.

 

Além do showroom / loja com acessórios e marcas de roupas alternativas há um pequeno bar e um confortável lounge, onde há pranchas nos cavaletes (todas feitas lá) e monitores onde rolam vídeos e transmissões de surfe ao vivo. A estrutura conta também com uma sala de armazenamento de blocos e desenvolvimento dos planos de shapes, duas salas de shape, sendo uma delas um aquário onde podem rolar workshops, sala de laminação, sala de lixa e airbrush.  

 

Segundo os fundadores o objetivo deles nunca foi criar uma nova geração de shapers. O bacana é proporcionar a quem quer que esteja a fim a oportunidade de entender mais sobre pranchas e, claro, sentir a vibe de fabricar sua própria prancha. Há muita gente que acaba entrando na sala de shape por brincadeira e acaba descobrindo uma maneira de aliviar o stress dando asas à criatividade.

 

As aulas acontecem de segundas às sextas. No fim de semana, adivinha? Hora de testar as pranchas. Como efeito colateral interessante há o ganho de conhecimento sobre o equipamento e a valorização dos profissionais desse universo, além, claro, de toda diversão e satisfação que uma prancha, criada por você mesmo, podem gerar.

 

Para quem quiser saber mais, envie mensagem para estaleiroshapeclube@gmail.com ou visite o espaço localizado à rua Padre João Gonçalves, 168 - Vila Madalena, São Paulo. Acesse: Estaleiro Shape Clube.

 

735x490
Variedade de trabalhos e propostas podem ser vistas no Estaleiro Shape Clube. The Board Trader Show 2016. Foto: Reprodução.
Veja também
Alaias

Alaias

Remada na raça

Fu Wax

Fu Wax

Parafina invade J-Bay

Millennium Foam

Millennium Foam

Pranchões fortalecidos

Dicas básicas

Dicas básicas

Quiver nosso de cada dia

Thule Store

Thule Store

Garrett prestigia abertura

Millennium Foam

Millennium Foam

Shaper aprova os blocos

Tri ou quadri?

Tri ou quadri?

O enigma das quilhas

Biquilhas Fish

Biquilhas Fish

Modelos em alta

John Carper

John Carper

Shaper visita o Brasil

Stinger

Stinger

A volta da rainha

Hurley Printing Press

Hurley Printing Press

Novidade bomba na feira

Millennium Foam

Millennium Foam

Edgo representa no Rio

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Evento consolidado

Chemistry Surfboards

Chemistry Surfboards

Feira dá retorno

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Palavras do bicampeão

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Rodrigo Silva premiado