The Board Trader Show
Oito shapers e um desafio
Por Edinho Leite em 27/09/17
Oito shapers, ferramentas básicas e uma prancha a ser clonada em duas horas é o desafio Master of Shape na The Board Trader Show.
934x618
Na primeira edição do evento, em 2016, Rodrigo Silva foi o grande vencedor do Master of Shape, por isso teve o direito de entrar no jogo novamente. Foto: Divulgação.

 

Mais uma vez a The Board Trader Show apresenta oito shapers, de escolas e épocas diferentes, desafiados a replicar uma prancha que faz parte da história do surfe nacional.

 

Esses mestres na arte de esculpir pranchas terão à sua disposição somente seus olhos, mãos e ferramentas básicas copiar uma Twin Surfboards dos anos 1970. Quer mais tensão? Eles terão apenas duas horas para cumprir essa missão.  

 

O Master of Shape, competição / show coordenada pelo também shaper Neco Carbone, deve atrair novamente o olhar de quem gosta de pranchas e estiver na The Board Trader Show 2017.

 

Segue abaixo as informações sobre os corajosos participantes.

 

Rodrigo Silva, SRS Surfboards: Aos 38 anos ele também comanda a fábrica responsável por shapes da Emery, JR Surfboards, Channel Islands, Pukas e Hot Buttered, no Brasil. De seus 23 anos de shape ele confessa que, como a maioria, tem utilizado máquinas de usinagem nos últimos 10 anos.

 

Mas o vencedor do primeiro Master of Shape, por isso é o único shaper a participar pela segunda vez dessa competição / show,  mostrou que mantém muita intimidade com a plaina, afinal de contas aperfeiçoou seu talento trabalhando na Watsay, na Espanha, Emery, na Austrália e Channel Islands, nos EUA. Suas pranchas de performance, às quais dedica grande parte de seu foco, estão nos pés de atletas como Adriano de Souza, Luan Wood e Beto Mariano.

 

640x640
João Argento. Foto: Divulgação.

 

João Argento, Twin surfboards: Apesar de pouco tempo com uma plaina na mão e na sala de shape, ele é nosso convidado especial. Filho do saudoso e visionário Eduardo “Dudu” Argento, nascido em 1999, João estará na sala de shape para replicar a prancha shapeada por seu pai, fazendo valer o DNS da família.

 

836x808
Paulo Cabral. Foto: Divulgação.

 

Paulo Cabral, Marbella Surfboards: Aos 53 anos e 33 de shape, ele trabalhou os primeiros cinco anos no Brasil. Depois ampliou seus horizontes shapeando, desde 1988, também na Califórnia, Japão, Argentina e atualmente no Chile. Especialista em high performance surfboards,  trabalho com aproximadamente 25 modelos, desde  shortboard a guns, de longboards à pranchas retrô. “Sempre apreciei muito o trabalho de Simon Anderson (AUS) e me inspirei por anos em Tom Curren e Kelly Slater, pelos modelos que desenvolveram com Al Merrick”, comenta Marbella sobre suas influências ressaltando que seu distribuidor no Brasil é a Pro-Ilha.

 

1685x1123
Gregorio Motta. Foto: Divulgação.

 

Gregorio Motta, Aerofish Surfboards: Com 37 anos ele shapea desde 2002, mas diz que só se profissionalizou em 2004. Trabalhou na Akio Surfboards, com Thyola, na Lightning Bolt e Dick Brewer, assistindo ele fazer pranchas, assim como com Jeff Bushman. Ele diz ser muito receptivo a ideias externas e suas influências surgiram de todos os lados, por isso sua especialidade são pranchas alternativas, Fish, Merrequeira e tudo aquilo que surfe bem, sem ser comum. Gregório conseguiu destaque por apresentar um trabalho diferenciado, seja nos shape ou acabamento, desenvolvendo inclusive pranchas para marcas como a Audi.

 

1029x683
Sylvio “Tico” de Oliveira Junior. Foto: Divulgação.

 

Sylvio “Tico” de Oliveira Junior, Silver Surf Surfboards: Com 38 anos de idade conta com 20 de shape. Produz e assinando as pranchas Silver Surf, T.Patterson e Just Paddle. “Aqui sempre trabalhei com meu irmão, Adriano Teco, na Silver Surf Surfboards. Mas trabalhei em diferentes fábricas da Califórnia, não só como shaper, mas também como lixador e polidor. Porém, onde mais tive oportunidades de trabalhar e aprender, foi na T.Patterson, do Timmy, com quem a gente mantém uma parceria e realizamos intercâmbio frequente, desde 2001”, comenta Tico, acrescentando que sua especialidade são pranchas de alta performance, mas sua paixão pelo design se estende pelos mais variados modelos de pranchas de surfe e de remada. 

 

“Minha maior influência é o meu irmão Adriano Teco, que me ensinou os primeiros passos. Divido com ele a sala de shape, meu conhecimento e méritos. Por isso assinamos as pranchas juntos. Além dele, claro, Timmy Patterson, um de meus grandes professores nos últimos 15 anos e o havaiano Pat Rawson, com quem já pude trabalhar.

 

2448x2448
Rogério Arenque. Foto: Divulgação.

 

Rogerio Arenque, Arenque Surfboards: Hoje, com 38 anos, já passou uma década na sala de shape, mas sua experiência com pranchas vai mais longe. Com 20 anos no mercado, Rogério passou por diversas fábricas de Florianópolis (SC), trabalhando em todos os setores da produção, como mão de obra de lixa e laminação, até que resolveu criar sua própria marca. Segundo ele seu foco são as pranchas de alta performance e o que mais lhe influencia são pranchas que pareçam harmoniosas, seja lá de onde vierem. Basta ver o que ele declara:

 

“Desenvolver nossos modelos de acordo com a necessidade do time da Aprimoresurf, tendo como referência as melhores pranchas do mundo e, testando nossos modelos em todos os tipos de onda. Isso foi certamente um fator determinante no desenvolvimento de nosso conceito/produto”.

 

1280x960
Marcello Carneiro. Foto: Divulgação.

 

Marcello Carneiro, Carneiro Surfboards: De seus 47 anos de vida já passou 30 na sala de shape. Ele vem se tornando um especialista em pranchas merrequeiras e alternativas, como os modelos de biquilhas “oldshool” e fishes. Almir Salazar e Silvio Zampol influenciaram as linhas do shaper que se formou em Educação Física e é Pós Graduado em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Exercício.

 

Detalhista e criterioso, sempre buscou a perfeição de seus designs e medidas, além de ter uma queda pela criação de linhas arrojadas. Há 13 anos ele produz shapes, performance e retrô, na New Advance e, como um dos shapers dessa grande fábrica, teve a oportunidade de fazer pranchas para Picuruta e Leco Salazar, entre muitos outros profissionais que passaram por lá e mantêm uma de suas pranchas sempre no quiver.

 

1200x800
Marcos Villaça, Foto: Divulgação.

 

Marcos Villaça, Villaça Surfboards: Aos 54 anos tem 34 de shape, só Hand Shape. Fez várias temporadas na Califórnia, Austrália, Europa e, nos últimos dez anos, em Bali. Assina as pranchas Villaça Surfboards, no Rio de Janeiro e nos lugares onde trabalha, como nos anos 80, quando shapeou para a Natural Progression, em Malibu (EUA), sempre com sua marca. Ele fabrica todos os tipos de pranchas, mas em Bali tem feito muitas performances, para tubos.

 

“Aqui no Rio produzo todos os modelos, inclusive longboards, performance, funboard e retrô. Porém, gosto muito de shapear pranchas para ondas tubulares como as de Padang Padang, onde minhas pranchas funcionam muito bem. Mas Bali também tem sido um lugar onde tenho shapeado vários modelos de pranchas pois a variedade de ondas e diferentes níveis de surfistas te proporciona oportunidade para praticar muito os diferentes designs”, explica o nosso último Master da lista.

 

Clique aqui para garantir o seu ingresso.

 

Veja abaixo o cronograma de apresentação do Masters of Shape:

 

Dia 28

 

12:30 horas João Argento

14:50 horas Gregório Motta

17:10 horas Tico Silver    

 

Dia 29

 

12:30 horas Marcos Villaça

14:50 horas Rogério Arenque

17:10 horas Marcelo Carneiro

 

Dia 30

 

12:30 horas Paulinho Marbella 

14:50 horas Rodrigo Silva

17:10 horas Premiação

 

Clique aqui para saber sobre as regras do Master of Shape.

Veja também
Hurley Printing Press

Hurley Printing Press

Novidade bomba na feira

Millennium Foam

Millennium Foam

Edgo representa no Rio

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Evento consolidado

Chemistry Surfboards

Chemistry Surfboards

Feira dá retorno

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Palavras do bicampeão

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Rodrigo Silva premiado

Best in Show

Best in Show

Estrelas da feira

The Board Trader Show

The Board Trader Show

TGK Surf lança concurso

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Evoke reforça ligação

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Edição iniciada

Ultimate Flex

Ultimate Flex

Tecnologia na área

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Groove, rock e pitadas de jazz

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Hurley abre o estande

Glass Demo

Glass Demo

Alquimistas a caminho

The Best in Show

The Best in Show

Shapers reconhecidos

Timmy Patterson

Timmy Patterson

Shaper de volta ao Brasil