The Board Trader Show
Curadoria especializada
Por José Lúcio Cardim em 22/09/17
Pelo segundo ano consecutivo, Kemel Addas Neto, o Ne, é o curador oficial da The Board Trader Show.
1280x960
Kemel Addas Neto, o Ne, é o curador de artes da The Board Trader Show. Foto: Arquivo pessoal.

O mar, as ondas e o surf se tornaram inspiração e referência estética muito cedo na vida de Kemel Addas Neto. Nascido na metrópole, há 51 anos, desde muito cedo, ele aprendeu os caminhos da Serra do Mar que levavam ao Guarujá, senão nato, seu berço artístico/cultural.

Foi nas ondas da então Princesa das Praias que Kemel descobriu sua grande paixão e bússola por toda a vida: o surf. Antes disso, já existia o convívio e o apoio da avó, de quem ele herdou o prazer de desenhar.

Mas foi no mar, surfando, que Kemel desenhou belos arcos, riscando as ondas – e, enquanto esperava por elas, sentado na prancha, foco no horizonte, aprimorou um olhar absolutamente pessoal sobre a palheta de cores da natureza, que a luz do sol alterava ao logo do dia.

A primeira maneira que Kemel encontrou de expor sua visão pessoal do mundo e como se sentia diante dele foi por meio da moda e fotografia. No início dos anos 80, iniciou sólida carreira como designer de surfwear, setor que então engatinhava no Brasil. Kemel lançou as marcas Stubbies, Dinggo, Monduba e Body Glove no Brasil.

1804x1304
Flower power. Foto: Reprodução.

O passo seguinte para o garotão surfista repentinamente alçado a condição de empresário não poderia  ser outro: a Meca do lifestyle “surfístico”, Califórnia.

Um novo mundo se abriu diante dos seus olhos: ao mesmo tempo em que descobria o epicentro do surfwear, dezenas de galerias de arte, fotografia e museus passavam a ser parte do seu cotidiano e claro, ondas e mais ondas!

Um quarto de século depois, Kemel é um consagrado designer e artista, e ultrapassou os limites do surfwear — embora continue requisitadíssimo pelas maiores empresas do setor.

Tem assinados mais de 3.000 mil modelos, principalmente de bermudas de surf, e está sempre no topo da lista das grandes marcas quando prepararam suas coleções especiais. As viagens para a Califórnia continuam frequentes — já são mais de cem — e a semente artística que germinou no Golden State, enraizou-se e já dá seus primeiros frutos.

2813x2008
Noll Gallery. Foto: Reprodução.

A arte de Kemel mistura fotografias, pincéis e computadores. O eterno choque entre o tradicional e o moderno, entre o novo e o antigo.  “Meu estilo é abstrato com fortes influências pop, psicodélico e o do mais puto Rock’n Roll dos anos 70 e 80”, diz ele.

O conceito, resultado de uma vida na beira da praia das Pitangueiras, viagens para a Califórnia, Hawaii, Austrália, América do Sul (Kemel também adiciona algumas surf trips para a América Central para compor seu caleidoscópio pessoal), compreensivelmente tem tendências marinhas, com muitas cores e luzes.

1852x1270
HB Plam Tree POP. Foto: Reprodução.

Alguns quadros de Kemel são compostos de fotografias impressas em Canvas, seguida de interferências de tintas acrílicas e finalizadas com computação gráfica. Mas, como artista de personalidade, ele não segue regras e seu trabalho é absolutamente idiossincrático e baseado em muita pesquisa sobre fotografia e arte.

Levam seu nome também fotos sem retoque algum, assim como obras resultantes 100% do pincelar de cores sobre tela. Atualmente Kemel tem pintado com novas técnicas no acrílico dando as suas obras mais intensidade e qualidade.

Em sua caminhada como artista plástico, Kemel já acumula em seu currículo 7 exposições internacionais, e 18 exposições nacionais, além da ser o curador oficial da The Board Trader Show.

Todavia, se houver um elemento central em toda essa mistura vibrante, certamente é a paixão pelo surf. “O surf é a expressão corporal da personalidade”, gosta de dizer Kemel. No seu caso, é mais do que isso: é expressão artística de alta qualidade.

Veja também
Hurley Printing Press

Hurley Printing Press

Novidade bomba na feira

Millennium Foam

Millennium Foam

Edgo representa no Rio

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Evento consolidado

Chemistry Surfboards

Chemistry Surfboards

Feira dá retorno

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Palavras do bicampeão

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Rodrigo Silva premiado

Best in Show

Best in Show

Estrelas da feira

The Board Trader Show

The Board Trader Show

TGK Surf lança concurso

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Evoke reforça ligação

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Edição iniciada

Ultimate Flex

Ultimate Flex

Tecnologia na área

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Groove, rock e pitadas de jazz

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Hurley abre o estande

Glass Demo

Glass Demo

Alquimistas a caminho

The Best in Show

The Best in Show

Shapers reconhecidos

Timmy Patterson

Timmy Patterson

Shaper de volta ao Brasil