The Board Trader Show
História replicada
Por Edinho Leite em 21/08/17
Masters of Shape, encontro que homenageia grandes shapers da história das pranchas no Brasil, celebra a obra de Eduardo Argento, da Twin.
749x500
Carlos e Eduardo Argento ajudaram o surf a crescer em São Paulo. Foto: Silvia Winik.

 

O Masters of Shape, competição / show que homenageia grandes shapers da história das pranchas no Brasil, escolheu Eduardo Argento, um dos irmãos Twin, para ser festejado em 2017.

 

A The Board Trader Show apresentará, como em 2016, uma sala de shape onde atuais nomes de destaque das plainas terão a missão de replicar, ao vivo e com cronometragem pré-definida, uma prancha Twin da década de 70.

 

Esse evento, que chamou a atenção do grande público presente nos três dias da The Board Trader Show 2016, acontece este ano com o patrocínio da Teccel e Harley Davidson.

 

História com pó de fibra Carlos e Eduardo Argento ficaram conhecidos como os irmão Twin, por conta da marca que criaram nos anos 70. Eles começaram a surfar nos início dos anos 60, na praia do Itararé, em São Vicente.

 

"Um pessoal da natação viajou para competir nos Estados Unidos e trouxe as primeiras pranchas. Eu e meu irmão não tínhamos grana e resolvemos improvisar com madeirite", recorda Carlos, lembrando ainda que um filme "Mar Raivoso" inspirou os garotos na época.

 

Em 67, tiveram início as competições. "Aí já tinha turmas no Canal 3, Itararé, Guarujá e também do Rio de Janeiro. Os campeonatos só tinham disputas nas categorias Júnior, que era até 18 anos, e Sênior. Eu e meu irmão sempre estávamos nas cabeças na Júnior", afirma Carlos.

 

2048x1365
Os shapers convidados e a prancha a ser clonada na The Board Trader Show serão divulgados em breve. Replicar uma prancha da Twin não será missão simples. Foto: Divulgação.

 

Uma revista acabou aumentando a ligação dos Argento com o surfe. "Vimos um número da revista Mecânica Popular, que ensinava a fazer prancha de surfe. Resolvemos fazer as nossas e acabamos fazendo também para os outros", conta Carlos. "Virou um trabalho, e em 1972 abrimos nossa loja, a Twin. Foi um sucesso".

 

O tempo passou enquanto os “Twin Brothers” competiam, criando suas próprias pranchas e moda. "Ganhamos vários campeonatos nos anos 70. Um título paulista era como um brasileiro, já que vinha todo mundo para São Paulo disputar as competições. Enquanto isso, a nossa loja ia crescendo. Também vendíamos acessórios e montamos uma confecção. Tanto que a marca Twin tornou-se uma espécie de referência", explica ele.

 

Até hoje, Carlos Argento continua envolvido com o surfe, dentro e fora da água. Eduardo, o “Dudu da Twin”, faleceu em novembro de 2013. Ele será o grande homenageado do Masters of Shape 2017.

 

Os irmãos Twin, criativos e experimentalistas, levaram aos lineups da Baixada Santista pranchas que buscavam preencher suas necessidades nas ondas. Numa época em que a informação demorava a circular pelo mundo o design surgia da cabeça deles, concretizado em pranchas de linhas com muita personalidade e proporções adequadas às ondas que tinham à sua disposição e habilidade.

 

Alguns desses modelos traziam muito do conceito que usamos hoje. A prancha escolhida para ser clonada pelo time de shapers apontado para participar do próximo Masters of Shape terá características do elo que une as pranchas atuais àquelas criadas pelo talento dos irmãos Twin.

Veja também
Millennium Foam

Millennium Foam

Produção a mil

Ralando a espuma

Ralando a espuma

Injeção de ânimo

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Harley-Davidson na feira

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Curadoria especializada

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Flutuar pousa na feira

Sonhos molhados

Sonhos molhados

Wet Dreams na área

Thule

Thule

Feira garante os racks

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Não morra na praia

Johnny Cabianca

Johnny Cabianca

Shaper desembarca no Brasil

Master of Shape

Master of Shape

Notícias do shape room

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Edgo na área

William Zimmermann

William Zimmermann

Inspiração salgada na TBTS

Powerlight

Powerlight

Novidades em série

The Board Trader Show

The Board Trader Show

Mesquita mantém o brilho

Colete para tow-in

Colete para tow-in

À prova de bombas

MF Surfboards

MF Surfboards

Fanning na onda da soft