NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Projeto Praia Limpa
Semana do Meio Ambiente
Por Projeto Praia Limpa Torres em 17/06/17
Projeto Praia Limpa realiza ação de limpeza da orla de Torres.
1280x853
Projeto Praia Limpa realiza ação de limpeza da orla de Torres. Foto: Mar Pedro Abreu Fotografias.

 

O Projeto Praia Limpa Torres (Associação dos Surfistas de Torres) realizou no último domingo (11/6), Ação de Limpeza de Praia encerrando a Semana do Meio Ambiente, em Torres (RS). A ação estava prevista inicialmente para acontecer na abertura da semana comemorativa do Meio Ambiente, mas acabou sendo transferida em razão das chuvas que ocorreram na região.

A ação foi realizada em uma das partes mais críticas da Orla de Torres, em frente aos Quiosques da Beira Mar, região central da cidade, local frequentemente utilizados para eventos à beira mar.

1280x960
Até uma peça de carro foi encontrada durante a limpeza. Foto: Mar Pedro Abreu Fotografias.

 

853x1280
Também chamou atenção dois sacos plásticos com grande quantidade de côco verde em decomposição sob às areias da Praia Grande. Foto: Mar Pedro Abreu Fotografias.

Na ocasião, os voluntários recolheram uma quantidade expressiva de cacos de vidro, tampas de garrafas plásticas e metálicas, canudos plásticos e resíduos inusitados como uma parte plástica de veículo. Também chamou atenção dois sacos plásticos com grande quantidade de côco verde em decomposição sob às areias da Praia Grande.

“Esse trecho da Praia Grande é crítico. Pode-se dizer que deveria existir um planejamento adequado para sua utilização de forma sustentável, pois o que constatamos aqui desde 2013 é um alto impacto humano neste ambiente, seja pela realização de eventos de grande porte ou do comércio praiano sem uma fiscalização mais atuante.” declara o Coordenador do Projeto, Alexis Sanson.

 

“Além do impacto ambiental existe a questão de saúde pública, sugiro que não andem descalços naquele trecho de praia, pois o risco de corte com a quantidade de cacos de vidro é alta”, finaliza Sanson.

 

Ao término da ação, aproximadamente 200kg de resíduos foram retirados e encaminhados para reciclagem, fruto da parceria que o Projeto tem com à Cooperativa de Recicladores de Torres (CORBIM).

 

Uma das voluntárias que participou da ação, natural de Porto Alegre elogiou muito Torres, como uma cidade que está “muito bem cuidada e limpa” e finalizou comentando que “não esperava ver uma quantidade tão grande de resíduos em apenas um trecho de praia.”

1280x851
Ao término da ação, aproximadamente 200kg de resíduos foram retirados e encaminhados para reciclagem. Foto: Mar Pedro Abreu Fotografias.

  

O Projeto Praia Limpa Torres segue com suas ações voluntárias, sendo que a próxima será alusiva ao “Dia Mundial de Limpeza de Rios & Praias” no mês de setembro.

O evento - Realização: Associação dos Surfistas de Torres (AST). Patrocínio: Restaurante Cantinho do Pescador e Lummertz Imóveis.

Veja também
Baleia de Bryde

Baleia de Bryde

Gigante desperta em Ilhabela (SP)

Futuro dos oceanos

Futuro dos oceanos

Líderes reunidos em Malta

Pranchas PET

Pranchas PET

Oficina rola em Santos

Chasing Coral

Chasing Coral

A morte dos recifes

Consciência pesada

Consciência pesada

Bilionário quer salvar os mares

Praias impróprias

Praias impróprias

Sinal vermelho

Bancada artificial

Bancada artificial

Boiçucanga em pauta

Saneamento em Garopaba

Saneamento em Garopaba

Nova fase

Meio Ambiente

Meio Ambiente

Animais em risco

Prancha Ecológica

Prancha Ecológica

Conscientização no Paraná

Guarda do Embaú

Guarda do Embaú

Visita ilustre

Projeto Prancha Ecológica

Projeto Prancha Ecológica

Conscientização pelo Brasil

Oceano à Vista

Oceano à Vista

Mobilização nacional

SOS Praia D'água

SOS Praia D'água

Proteção definitiva

Semana do Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente

Conscientização em Imbituba