NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Garota de Ipanema
Mutirão limpa o Parque
Por Redação Waves em 15/10/17
Arpoador Surf Club organiza mutirão de limpeza no degradado Parque Garota de Ipanema, Rio de Janeiro (RJ).
960x638
Surfistas, moradores, comerciantes e frequentadores se unem para retirar o lixo do Parque Garota de Ipanema. Foto: Claudio Franco.

 

No último dia 7 de outubro,  o Arpoador Surf Club (ASC), em parceria com o Movimento Arpoador Seguro, realizou um mutirão de limpeza dentro do Parque Garota de Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ). Surfistas, moradores, comerciantes e frequentadores em geral se uniram para coletar o lixo jogado na vegetação do Parque, que é uma APA (Área de Proteção Ambiental).

 

Todo o tipo de detrito foi encontrado pelos voluntários, desde os mais comuns como camisinhas, garrafas, copos e embalagens plásticas, até os mais inusitados, como colchões, travesseiros, roupas, calçados, e até carcaças de televisão.

 

Muitos desses lixos estavam lá há anos, e provavelmente permaneceriam por muito mais tempo já que nem mesmo os profissionais da COMLURB, presentes diariamente no Parque, conseguem dar conta do recado, especialmente nos locais com acesso mais complicado.

Segundo Guilherme Aguiar, presidente do ASC, o objetivo deste mutirão foi chamar a atenção do poder público e da sociedade para a degradação ambiental decorrente da ocupação irregular desta APA, uma das mais belas e abandonadas da cidade.

 

“A solução é ocupar o Parque com atividades e serviços que atraiam as famílias e que gerem receitas que possam ser parcialmente revertidas em segurança e outras melhorias. Porém, se por um lado é extremamente complicado e burocrático fazer qualquer coisa legalizada ali, por outro é ‘permitido’ que haja mais de 40 pessoas residindo dentro do Parque, fazendo suas necessidades na vegetação, consumindo drogas, se prostituindo, assaltando os turistas, etc”.

960x638
Vista do Parque, que fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental. Foto: Claudio Franco.

 

O instrutor de surfe Jean Carlos liderou um grupo de alunos da escolinha Surf-Glória para passar noções de cidadania aos mais novos, que ficaram impressionados com o que viram. Segundo Jean, “todo o lixo recolhido no mutirão não representa nem 1% do que ainda tem lá”.

Já Roberto Motta, líder do Movimento Arpoador Seguro, enxerga um problema maior de segurança por trás do abandono do Parque. “Segurança é a base de tudo. Moramos em uma das áreas mais bonitas do país e vivemos com medo. Assistimos moradores e turistas sendo agredidos e roubados todos os dias. Isso precisa acabar. Só a união dos moradores e comerciantes pode transformar o Arpoador em um local seguro para se visitar, trabalhar e morar, e devolver a paz aos turistas e às nossas crianças”, relata

No fim da ação, a COMLURB, sempre parceira do ASC nos mutirões de limpeza, se encarregou de levar embora a montanha de lixo coletada pelos voluntários, que pretendem multiplicar este movimento para, em um futuro próximo, tornarem o Parque Garota de Ipanema um local limpo e seguro para as famílias frequentarem.

Veja também
Davi x Golias

Davi x Golias

Barca compra briga

Sul da Califórnia

Sul da Califórnia

Chamas ameaçam a região

Barreira artificial

Barreira artificial

Santos aposta em tecnologia

Mongaguá

Mongaguá

Tubarão preso em rede

Mushroom Rock

Mushroom Rock

Pico em alerta

Reserva Mundial do Surfe

Reserva Mundial do Surfe

Noosa entra na lista

Jalama Beach

Jalama Beach

Pico novo na Califórnia (EUA)

Lixo nos oceanos

Lixo nos oceanos

Especialistas buscam soluções

À la Fanning

À la Fanning

Britânico escapa de tubarão

Punta de Lobos

Punta de Lobos

Locais salvam o pico

Regência

Regência

Rio Doce entra na Justiça

Montão de Trigo

Montão de Trigo

Barco espalha o caos

Praia da Macumba

Praia da Macumba

Ressaca sem fim

Praia da Macumba

Praia da Macumba

Prefeitura avalia estragos

Garrafas PET

Garrafas PET

IGM dá o exemplo