NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Dia Mundial de Limpeza
Guarita livre do lixo
Por Redação Waves em 27/09/17
Voluntários celebram Dia Mundial de Limpeza na praia da Guarita, em Torres (RS).
1200x800
Galera celebra Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias com bonita homenagem na praia da Guarita, Torres (RS). Foto: Rincão Sul Fotografia.

 

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi comemorado na manhã do último domingo (24), na praia da Guarita, em Torres (RS). A data é celebrada anualmente em mais de 100 países e representa hoje o maior evento voluntário voltado à conservação marinha no mundo.

 

A atividade deste ano marcou a quarta edição do evento na praia gaúcha e é organizada pelo Projeto Praia Limpa Torres (Associação dos Surfistas de Torres), o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Torres e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs).

 

Cerca de 150 voluntários recolheram e classificaram 3.635 itens, totalizando 46,3 quilos de lixo no trecho de pouco mais de 200 metros da praia da Guarita. Os cinco itens mais encontrados foram bitucas de cigarro (1.206), pedaços de plástico (791), embalagens de alimento (303), canudinhos (248) e embalagens de isopor (124). Oitenta por cento do lixo encontrado era composto por plástico.

 

1200x568
Voluntários recolheram e classificaram 3.635 itens, totalizando 46,3 quilos de lixo. Foto: Rincão Sul Fotografia.

 

Os principais itens coletados esse ano são muito semelhantes aos encontrados nas edições de 2015 e 2016. As principais fontes de poluição apresentam um padrão que pode e precisa ser revertido. “A ideia do evento não é simplesmente limpar as praias e rios, mas despertar a atenção das pessoas para esse crescente problema mundial e incentivá-las a buscar soluções em nível local”, explica o professor Paulo Ott, da Uergs.

 

Ele conta que o Chile, por exemplo, apresentou, este mês, na reunião da Organização das Nações Unidas, uma proposta de banir o uso de sacolas plásticas em toda a zona costeira do país.

 

Segundo Alexis Sanson, coordenador do Projeto Praia Limpa Torres, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias já é uma marca registrada do município de Torres. “Queremos agora avançar em ações concretas de redução do uso de plástico em nossas praias”, ressalta Alexis.

 

O final do evento desse ano foi marcado ainda por um show das baleias-francas em frente à praia da Guarita, lembrando a todos da responsabilidade de cada um de nós na conservação das praias e oceanos.

Veja também
Davi x Golias

Davi x Golias

Barca compra briga

Sul da Califórnia

Sul da Califórnia

Chamas ameaçam a região

Barreira artificial

Barreira artificial

Santos aposta em tecnologia

Mongaguá

Mongaguá

Tubarão preso em rede

Mushroom Rock

Mushroom Rock

Pico em alerta

Reserva Mundial do Surfe

Reserva Mundial do Surfe

Noosa entra na lista

Jalama Beach

Jalama Beach

Pico novo na Califórnia (EUA)

Lixo nos oceanos

Lixo nos oceanos

Especialistas buscam soluções

À la Fanning

À la Fanning

Britânico escapa de tubarão

Punta de Lobos

Punta de Lobos

Locais salvam o pico

Regência

Regência

Rio Doce entra na Justiça

Montão de Trigo

Montão de Trigo

Barco espalha o caos

Praia da Macumba

Praia da Macumba

Ressaca sem fim

Praia da Macumba

Praia da Macumba

Prefeitura avalia estragos

Garota de Ipanema

Garota de Ipanema

Mutirão limpa o Parque

Garrafas PET

Garrafas PET

IGM dá o exemplo