NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
SOS Praia D'água
Proteção definitiva
Por Eduardo Rosa em 20/06/17
Após novo incêndio, movimento cria abaixo assinado pedindo proteção de área de Mata Atlântica em Imbituba.

 

774x1032
No local, pés de butiá, arbusto protegido por Lei Federal, foram queimados e uma grande área foi devastada novamente. Foto: Eduardo Rosa.

Em Imbituba, entre as praias do Porto e Ribanceira, um local que deveria estar protegido e cuidado, nos últimos anos sendo alvo de queimadas e destruição, mesmo abrigando uma rica vegetação endêmica e diversas espécies de plantas e de animais que se auto-sustentam.

 

Para muitos, essas queimadas ocorrem para descaracterizar a vegetação e o ambiente local, visando a especulação imobiliária e interesses particulares, já que a região é considerada uma das mais valorizadas de Imbituba, mesmo ainda intacta.

 

Espécies ameaçadas - Entre as espécies ameaçadas que figuram no local estão o Ficus clusiifolia (figueira mata pau), Campomanesia littoralis (guabiroba-da-praia), Aechmea lindenii, Plantago catharinea, Butiá catarinenses, Noticastrum psammophilum. Além disso, há lagartos, cobras, aranhas, tatus e também aves silvestres e marinhas - que frequentam e coexistem também na região.

 

1280x960
Corpo de Bombeiros de Imbituba foi acionado para apagar o incêndio na vegetação. Foto: Eduardo Rosa.

Último incidente - No último domingo (18/6), e como vem ocorrendo nos últimos 5 anos (ao menos), mais uma enorme queimada ocorreu no local, tragando mais uma vez boa parte destas espécies e enfraquecendo ainda mais a terra que as abriga. Segundo estudos, da porção total de Mata Atlântica que havia no município de Imbituba, hoje apenas 15% desta cobertura nativa ainda insiste em continuar existindo.

 

A área pertencia a antiga CODESC (Companhia de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina), mas estava sob análise da CODISC (Companhia de Distritos Industriais de Santa Catarina), e foi leiloada há alguns anos para empresários, mas algumas matriculas ainda não haviam sido liberadas, por conta de um levantamento que vem sendo realizado pelo Governo do Estado.

 

1600x1200

O futuro de Imbituba: É preciso refletir - Criado há cerca de três anos por moradores (surfistas ou não) e entidades de bairro, o SOS Praia d'Água vem registrando boa parte do que ocorre no local, cobrando das autoridades competentes, como Prefeitura, Policia Militar Ambiental, Ministério Público Estadual e Federal, uma solução para o futuro do local.

 

Segundo o movimento: "É preciso lutar pela preservação deste e de outros locais, pois o futuro da cidade de Imbituba não está apenas em indústrias e moradias, mas também nos locais públicos que necessitam de nossa atenção".

Logo após a queimada que devastou novamente mais uma porção da área, o movimento criou um Abaixo Assinado solicitando que os Poderes Públicos constituídos em Imbituba tomem as devidas providencias para a proteção e manutenção deste local, desde a praia d'Água até o costão da Praia da Ribanceira. Tais locais não estão livres de diversos problemas, como a especulação imobiliária - que assola praias e áreas de preservação -, o crescimento desordenado, e a falta de consciência de boa parte da população local e flutuante, como turistas e novos residentes. .

 

SOS Praia D'água: Grupo pede providências - Através do abaixo assinado, o SOS Praia d'Água solicita à Prefeitura Municipal de Imbituba, suas secretarias, conselhos e órgãos envolvidos, bem como as instâncias superiores, que ajudem a tornar o local um ambiente protegido e livre de todos os problemas já destacados.

 

Entre as finalidades propostas para a região, há sim, por parte de moradores, o interesse em que o local seja transformado em uma área protegida, sob os rigores das leis ambientais e que intimidem a destruição permanente de seus mananciais, como a vegetação, a fauna e as diversas nascentes de água que compõem o lugar.

Para assinar o abaixo assinado, clique aqui.

Veja também
Rip Curl Planet Day

Rip Curl Planet Day

Rip Curl faz a limpa

Oceano Limpo

Oceano Limpo

Projeto recolhe o lixo

Sumidouro free

Sumidouro free

Vitória em São Chico (SC)

Crocodilo

Crocodilo

Ataque fatal no Sri Lanka

Recife artificial

Recife artificial

Projeto em pauta no Rio

Somos do Mar

Somos do Mar

Projeto conscientiza molecada

Maré Vermelha

Maré Vermelha

Mancha suspeita em São Paulo

São Chico

São Chico

Porto ameaça a paz

Microplástico

Microplástico

Inimigo indigesto

Santinho e Ingleses

Santinho e Ingleses

Justiça impõe restrições

Plásticos descartáveis

Plásticos descartáveis

Costa Rica toma atitude

Coque de petróleo

Coque de petróleo

Areia sob suspeita na Vila (SC)

Santa Cruz

Santa Cruz

Tubarão morto na Califa (EUA)

Rincon

Rincon

Urso faz o check

Baleia de Bryde

Baleia de Bryde

Gigante desperta em Ilhabela (SP)

Futuro dos oceanos

Futuro dos oceanos

Líderes reunidos em Malta