NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Sax aguçado
Por Nathalia Birkholz em 20/09/17
Instrumentista e compositor brasiliense Esdras Nogueira prepara disco ao vivo; confira lançamento do single This Ship Will Sink.

Durante o primeiro semestre de 2017, Esdras Nogueira realizou uma grande turnê pelo Brasil. Junto com o saxofone barítono, o instrumentista e compositor brasiliense (conhecido nacionalmente pelo trabalho com a banda Móveis Coloniais de Acaju) levou seus dois discos solo para várias cidades como: São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Goiânia, Belo Horizonte, entre outras.

 

De um dos shows, extraiu-se um disco ao vivo, que será lançado no dia 6 de outubro. O repertório de Esdras Nogueira Quinteto Ao Vivo contará com faixas dos álbuns NaBarriguda (2016) e Capivara (2014), e incluirá três músicas novas.
 
Na última segunda-feira (18/9), Esdras apresentou o single “This Ship Will Sink” no YouTube (vídeo acima). Todas as músicas do disco ao vivo terão um clipe, formando o DVD Esdras Nogueira Quinteto Ao Vivo.

 

O lançamento é uma música do grupo Dinamarquês "The Kutimangoes", composição de Gustav Rasmussen e Michael Blicher, e soou muito bem com o sax barítono. "Não pode mais faltar nos shows, e agora está também registrada neste, que será meu terceiro disco solo”, afirma Esdras Nogueira.
 

1200x800
Esdras Nogueira é conhecido pelo trabalho com a banda Móveis Coloniais de Acaju. Foto: Célio Maciel.

 

Esdras Nogueira Os ouvidos atentos ao cenário independente conhecem o músico por causa da Móveis Coloniais de Acaju, banda que fez história nos palcos do Brasil durante 18 anos e anunciou uma pausa por tempo indeterminado.
 
Já os ouvidos mais aguçados acompanham a esmerada carreira solo de Esdras Nogueira que preza pela música instrumental e muito brasileira. Sua estrada começou com o lançamento de Capivara em 2014. O debut foi uma homenagem a Hermeto Pascoal, onde Esdras ousou ao interpretar as composições do mestre e dele colheu elogios.
 
"Ouvi, está muito bom. Fiquei contente com a interpretação das músicas. Elas ficaram diferentes sem perder a essência. Eu componho com vontade que as pessoas toquem. Se ele tivesse conversado comigo antes, eu até teria dado algumas ideias. Mas o Esdras começou bem, ele vai longe”, afirmou o próprio Hermeto Pascoal.
 
Em 2016, nasceu NaBarriguda, um disco que vai do dançante carimbó, passa pelo samba e pela música latina e ainda contém muita improvisação. O lançamento conta com faixas próprias e releituras de Hamilton de Holanda, Egberto Gismonti e Cartola. A capa, desenhada por Oga Mendonça, tem uma ilustração pop art que traz o frescor de Esdras Nogueira para a música instrumental produzida no Brasil.

Em 2017, Esdras Nogueira e seu quinteto realizaram uma grande turnê pelo Brasil, passando por nove cidades, de março a maio. A gira foi financiada pelo FAC - DF (Fundo de Apoio a Cultura do Governo de Brasília) e contou com o apoio da A Construtora Música e Cultura, arte do Oga Mendonca e design da Domingo Arquitetura e Design.

O último show da tour foi registrado e serviu de material para o disco e DVD Esdras Nogueira ao Vivo, que será lançado em 6 de outubro de 2017.
 
Clique aqui para acessar o site do músico.

Veja também
Na Positiva

Na Positiva

Natiruts solta a vibe

Exército Delirante

Exército Delirante

Planta & Raiz lança álbum

Green Coast UBT

Green Coast UBT

O respeito

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Novo single no ar

Ithaka

Ithaka

Instigando a queda

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Superação inspira música

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Cassiano Iope lança novo som

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Em busca de um sonho

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Momentum

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Strange Rumblings in Shangri La

Endless Summer

Endless Summer

A origem das surf trips

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Endless Summer II - O Filme

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Foo Fighters lança Something From Nothing

Pearl Jam - Oceans

Pearl Jam - Oceans

Fusão entre o grunge e o mar

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Gabriel o Pensador com Jorge Ben Jor - Surfista Solitário