NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Guizado e O Voo do Dragão
Por Fernando Iesca em 22/10/15
Grande expoente do Nu Jazz produzido no Brasil, Guizado lança novo álbum.
934x623
Guizado lança O Voo do Dragão (2015) em CD e vinil artesanal. Foto: José de Holanda.

Está nas mãos! Depois de Punx (2008) e Calavera (2011), Guizado lança O Voo do Dragão (2015) em formatos CD e vinil artesanal. Além do CD convencional, Guizado se uniu ao artista japonês Atsuo Nakagawa e ao Vinyl Lab para preparar uma série exclusiva de vinis artesanais, pintados à mão, verdadeiras obras de arte.

Guizado está fortemente influenciado pela cultura oriental. O trompetista e compositor andou lendo livros como A Arte da Guerra, de Sun Tzu e assistindo filmes como Operação Dragão, do Bruce Lee e Ghost Dog: The Way of the Samurai, de Jim Jarmusch, enquanto buscava novas formas de composição para este terceiro álbum.

Escute o álbum na íntegra: 

Desde os nomes das oito faixas até a arte da capa, feita pelo artista japonês Atsuo Nakagawa, o que permeia a cabeça de Guilherme Mendonça é o universo nascente. Para transformar toda essa bagagem intelectual em trilhas sonoras arrebatadoras munidas de beats inéditos e do imprevisível trompete – as grandes características de sua arte – Guizado chamou uma banda da pesada. Além do próprio, que assume trompete, programações eletrônicas (samples produzidos com a MPC e sintetizadores modulares) e arranjos, Allen Alencar toca guitarra, Thiago Duar assume os graves com o sintetizador baixo, Thiago Babalú está na bateria e Caetano Malta reforça a forte verve eletrônica do disco, assumindo um outro sintetizador, responsável pela harmonia de O Voo do Dragão.

O Voo do Dragão é uma viagem que engloba estudos sobre música erudita contemporânea de autores como Schoenberg e Stravinsky, compositores modernos como Wayne Shorter e Thelonious Monk, além de elementos do Punk Rock e Free Jazz. Guilherme Mendonça quebra paradigmas, consegue juntar skate com jazz, e amadurece ao mesmo tempo em que leva a música instrumental para os mais jovens.

Aperte o play no link abaixo para escutar “O Voo do Dragão” e anote o serviço completo do show!

Próximos shows:

29/10 - Jack Daniels Saloon

21/11 - Teatro Cacilda Becker - Circuito SP de Cultura

Biografia:
 
Guizado está entre os nomes mais celebrados da ótima safra da música independente nacional. Com três discos no currículo - Punx (Punx Records, 2008),Calavera (Punx Records / Trama, 2010) e O Voo do Dragão (Punx Records, 2015) – o trompetista e compositor segue se superando na arte de mesclar elementos sonoros orgânicos com sintetizadores e outras programações eletrônicas. Guizado é, hoje, o grande expoente do nu jazz produzido no Brasil.
 
O músico já passou pelos principais festivais do circuito nacional e internacional como: No Ar Coquetel Molotov (Recife), Goiânia Noise, a versão brasileira do novaiorquino Nublu Jazz Fest (São Paulo), Roskilde Festival (Dinamarca), Festival Contato (São Carlos), entre outros.
 
Além de seu trabalho solo - que inclusive lhe rendeu várias indicações e prêmios (como o Prêmio da Música Brasileira, em 2011), - Guizado, ou Guilherme Menezes, assume o trompete nos shows de inúmeros artistas celebrados na música brasileira como Karina Buhr, Céu, Criolo, Nação Zumbi, Elza Soares, Arnaldo Antunes, entre outros.

Veja também
Esdras Nogueira

Esdras Nogueira

Sax aguçado

Ilhabela in Jazz

Ilhabela in Jazz

Música rola solta

Na Positiva

Na Positiva

Natiruts solta a vibe

Dona Cislene

Dona Cislene

Show marcado em Sampa (SP)

Exército Delirante

Exército Delirante

Planta & Raiz lança álbum

Hip hop psicodélico

Hip hop psicodélico

Luiz Bruno estreia clipe

Ondas Sonoras

Ondas Sonoras

Engrennagem pilhada

Let’s Rock in Oz

Let’s Rock in Oz

Agito na faixa

Sugar Kane

Sugar Kane

Casa cheia em Sampa

Lost House

Lost House

QG movimentado

Na Praia

Na Praia

Agito na capital brasileira

Sugar Kane

Sugar Kane

De volta à estrada

Banda Lo-Fi

Banda Lo-Fi

Novo disco na área

Vento Festival

Vento Festival

Evento tem nova casa

Green Coast UBT

Green Coast UBT

O respeito

SP_Urban Digital Festival

SP_Urban Digital Festival

Atrações em São Paulo