NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Longboard Pro Gaia
Chloé vence; Sphaier é terceiro
Por Redação Waves em 10/06/17
Chloé Calmon é bicampeã do Longboard Pro Gaia em Portugal. No masculino, Rodrigo Sphaier é terceiro e Augusto Olinto fica em quinto.
1200x800
Chloé Calmon é bicampeã do Longboard Pro Gaia em Portugal. Foto: WSL / Poullenot.

 

A carioca Chloé Calmon acaba de vencer o Longboard Pro Gaia, etapa do Longboard Qualifying Series disputada em Portugal.


Clique aqui para ver as fotos

Com belíssimas performances no último dia da competição, Chloé fechou com chave de ouro a sua campanha ao bater a norte-americana Rachael Tilly, conquistando o título do evento pelo segundo ano consecutivo.

O duelo marcou o encontro entre a atual líder do ranking mundial e a campeã de 2015. Com 7.73 e 8.67 nas duas melhores ondas, contra 5.07 e 7.17 de Tilly, a brasileira mostrou por que atualmente ocupa o topo do Tour.

Antes de derrotar a norte-americana, Chloé bateu a japonesa Natsumi Taoka nas quartas, por 15.24 a 11.17, e derrotou a norte-americana Lindsay Steinride na semifinal por 15.30 a 13.07 pontos.

"Eu me sinto muito à vontade aqui. Portugal é como uma segunda casa para mim", disse Chloé. "Este evento foi muito desafiador, tanto pelas mudanças das condições como pelo alto nível das garotas. Hoje foi como um evento do World Tour, surfando contra Rachael, Lindsay e Natsumi", continuou a carioca.

"Eu comecei a participar da perna europeia no ano passado porque há mais campeonatos aqui e o nível é muito alto", contou Chloé. "Parece que mais garotas decidiram fazer o mesmo este ano e é ótimo poder competir contra todas elas e experimentar esse nível de competição em diferentes condições durante o ano. Espero que a pressão não seja um problema levado ao evento em Taiwan, mas sinto que estou bem preparada e só quero ir lá e surfar o melhor que posso", finalizou o brasileira.

1200x800
Rodrigo Sphaier é terceiro na categoria masculina. Foto: WSL / Poullenot.

 
Entre os homens, Rodrigo Sphaier começou o dia eliminando o britânico Jason Unsworth com tranquilidade (13.50 a 8.50), enquanto Augusto Olinto caiu diante do francês Emilien Fleury em um confronto acirrado (15.63 a 14.53).

Na semifinal, foi a vez de Emilien vencer Sphaier. Em outro duelo eletrizante, o francês totalizou 15.77, contra 15.03 do brasileiro, que quase virou na última onda.

"Eu fiquei muito assustado quando Rodrigo literalmente espancou sua última onda na semifinal, pude ver de trás. Ele fez duas manobras incríveis, mas acho que não conseguiu a nota que precisava porque não fez nenhuma manobra no bico. No ano passado eu perdi para Piccolo Clemente na mesma situação, no último minuto, contou Fleury.

Na outra semi, os irmãos Edouard e Antoine Delpero travaram uma batalha sensacional e Edouard levou a melhor com notas 9.63 e 9.37, contra 7.27 e 9.33 do irmão.

1200x801
Augusto Olinto para nas quartas de final. Foto: WSL / Poullenot.


Com a festa francesa garantida, a final foi para a água e Emilien Fleury mostrou que o dia era dele. Depois de barrar a dupla brasileira, Emilien partiu pra cima do compatriota e venceu o duelo com 8.33 e 9.10, contra 8.53 e 8.07 de Edouard Delpero, que havia vencido o adversário no ano passado, numa final em Newquay, Inglaterra.

"É incrível conseguir vencer Edouard depois da nossa final em Newquay, no ano passado", admitiu Fleury. "Eu sabia que talvez tivesse uma chance com uma pontuação muito alta, consegui isso e gostei da maneira como surfei naquela onda, mesmo com minha prancha reserva, então estou empolgado por ganhar", falou o campeão.

Em agosto, os atletas terão um novo desafio no circuito europeu, em Fistral Beach, na cidade de Newquay.

"Fistral é estranhamente muito parecida com a minha casa, em Hendaye, e eu me sinto confortável surfando lá, com bastante facilidade", acrescentou. "A vibração também é excelente, então eu estou ansioso para competir novamente. Eu não acho que vou sentir muita pressão, é mais emoção de estar nesta posição pela primeira vez", concluiu o novo líder do ranking europeu de longboard.

 

1200x800
Chloé Calmon e Emilien Fleury no pódio em Portugal. Foto: WSL / Poullenot.

 
Resultados

Masculino

1 Emilien Fleury (FRA)
2 Edouard Delpero (FRA)
3 Rodrigo Sphaier (BRA)
3 Antoine Delpero (FRA)
5 Augusto Olinto (BRA)

Feminino

1 Chloé Calmon (BRA)
2 Rachael Tilly (EUA)
3 Lindsay Steinriede (EUA)
3 Alice Lemoigne (FRA)

Veja também
Taiwan Open

Taiwan Open

Fotos das finais

Taiwan Open

Taiwan Open

Jensen leva o tri

Taiwan Open

Taiwan Open

Phil na semi

Taiwan Open

Taiwan Open

Fotos das finais

Taiwan Open

Taiwan Open

Blomfield levanta a taça

Taiwan Open

Taiwan Open

Brasileiros pegam ritmo

Taiwan Open

Taiwan Open

Chloé rumo ao título

Taiwan Open

Taiwan Open

Pranchões decidem temporada

Biruzera Longboard

Biruzera Longboard

Festival valoriza o clássico

Surf Relik

Surf Relik

Chloé sobe ao pódio

Surf Relik

Surf Relik

Pranchões duelam nos EUA

Brasileiro de Longboard

Brasileiro de Longboard

Bahia fatura o caneco

ISA World Longboard

ISA World Longboard

Pranchões vão à China

Paranaense de Longboard

Paranaense de Longboard

Matinhos abre a temporada

Mundial de Longboard

Mundial de Longboard

Taiwan decide temporada

Huanchaco Longboard Pro

Huanchaco Longboard Pro

Dobradinha verde-amarela