NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Sofia Tinoco
Talento brota no Rio
Por Viviane Freitas em 01/11/17
Com apenas 8 anos, Sofia Tinoco já decidiu o que quer ser quando crescer: campeã mundial de surfe.
1080x1080
Sofia Tinoco em ação no Aberto de Surfe do Recreio. Foto: Arquivo pessoal.

 

Apesar da pouca idade, Sofia Tinoco, 8, já está ambientada com os pódios e sabe muito bem onde quer chegar. Filha dos surfistas Karina e Rodrigo Tinoco, ela tem surfe no DNA e apetite por competições.

 

No último fim de semana (28 e 29), a atleta fez mais um pódio durante a segunda etapa do Circuito Jonosake Aberto de Surfe do Recreio, que rolou na praia do Posto 11, Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro (RJ).

 

A competição, contou com boas ondas de meio metro, sem vento logo cedo e uma vibração muito boa entre os atletas.

Na areia, a torcida dos pais era intensa sem deixar de registrar e acompanhar os passos da sua menina prodígio. “Por incrível que pareça, não há nenhuma pressão da nossa parte para que a Sofia alcance bons resultados, isso vem mesmo dela. Ela ama competir e tem muita disciplina nos treinos”, comenta Karina “Brigadeiro” Tinoco, ex-surfista profissional.

A atleta aproveitou bem o calendário de eventos, este ano, participando de alguns campeonatos locais e até mesmo no Brasileiro de Surf Feminino, em Ubatuba, no fim de setembro. Na competição, que contou com 22 inscritas em sua categoria, Sofia terminou em décimo.

1080x890
Jovem atleta já começa a se acostumar com os pódios. Foto: Arquivo pessoal.

 

“O meu sonho é ser uma surfista profissional e uma campeã mundial de surfe. Sei que posso chegar lá porque tem muita gente se esforçando comigo, eu acredito que vou conseguir. Antes de entrar no mar me tremo toda, mas quando estou lá eu sinto uma alegria muito grande e sou muito feliz por isso. Surfar é a melhor coisa que existe”, garante Sofia.

Paixão à primeira vista Sua saga nas ondas começou após uma viagem de família para Ubatuba, no litoral paulista, na mesma data em que estava rolando uma competição de surfe. Quando viu meninas da mesma idade competindo e ganhando troféus. Segundo Karina, foi neste momento que Sofia tomou sua grande decisão: se tornar uma surfista profissional.

“Ela já queria competir naquele momento, mas dissemos a ela que teria que saber surfar. Quando voltamos ao Rio ela nos cobrou tanto que a matriculamos na escolinha do Jerônimo Telles, onde foi muito bem recebida. Ficamos encantados com o trabalho de excelência principalmente com crianças”, lembra.

1080x1252
Treinos até no skate para tornar-se campeã mundial de surfe. Foto: Arquivo pessoal.

 

Atualmente, Sofia treina no Cades (Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento do Surfe) do Recreio onde ela também tem aulas de skate, funcional e os treinos de surfe são todos filmadas e com acompanhamento dos técnicos.

 

“Ela realmente ama surfar e está decidida em ser uma campeã mundial. A Sofia fala tão sério que às vezes me assusta, mas estamos fazendo a nossa parte e dando todo o apoio. Pois eu acredito que a presença dos pais, em qualquer escolha que o filho faça e em qualquer etapa da vida é fundamental para o êxito”, disse Karina.

Veja também
SeaFlowers Digital

SeaFlowers Digital

Batalha virtual feminina

Silvana Lima

Silvana Lima

Agenda cheia em Sampa

Carol Bastides

Carol Bastides

Pequena mira evolução

Moeda virtual

Moeda virtual

Silvana descola patrocínio

Brasil Surf Girls

Brasil Surf Girls

Garotas dão o gás

Caroline Marks

Caroline Marks

A caminho da elite

Brasil Surf Girls

Brasil Surf Girls

Estrutura top em Ubatuba (SP)

Sophia Medina

Sophia Medina

Caçula segue os passos

Luara Mandelli

Luara Mandelli

Talento desponta no Sul

Clínica de surfe

Clínica de surfe

Suelen promove encontro

Brasileiro Feminino

Brasileiro Feminino

Longarina marca pesença

Women's Waimea Bay

Women's Waimea Bay

Brasileiras convocadas no Havaí

Síndrome de Stevens-Johnson

Síndrome de Stevens-Johnson

Baiana luta contra doença rara

Marina Werneck

Marina Werneck

Surfista nomeada embaixadora

BBQ - Only Girls

BBQ - Only Girls

Parceria na Costa Rica