NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Colorado power
Buraqueira na Nicarágua
Por Anselmo Venansi Cachorrão em 09/08/17
Anselmo Venansi clica os tubos secos e perfeitos de Playa Colorado, Nicarágua.
Lexter, Playa Colorado, Nicarágua. Foto: @Anselmo Venansi / @Picxfilmes.
Lexter, Playa Colorado, Nicarágua. Foto: @Anselmo Venansi / @Picxfilmes.

A sensação de descobrir um novo lugar é o que faz o ser humano viajar. Foi assim que aceitei o convite do meu amigo, Otavio Jatene, o "Preto", para uma surf trip em um lugar que sempre me chamou a atenção: Playa Colorado, na Nicarágua. Eu já havia visto muitas fotos da onda, porém não havia pisado por aquelas terras.

Viagem confirmada. Saímos de São Paulo (SP) com direção a Manágua. A previsão era que chegaríamos um dia antes do swell de 3 metros bater na costa. A ondulação chegaria com sua maior força justamente na manhã, depois da nossa chegada.

Chegamos a Managuá, pegamos nossa truck e tocamos direto para a Hacienda Iguana, que fica praticamente a três horas de estrada do aeroporto. Chegamos tarde da noite, nos instalamos numa casa muito confortável bem de frente ao mar, e na mesma noite já era evidente que o dia iria amanhecer com o mar bem grande, pois o estrondo das ondas dizia que a brincadeira era séria.

No dia seguinte, pulamos da cama assim que amanheceu e já fomos dar um check no canto esquerdo da Playa Colorado. Preto já estava na maior fissura, pois o mar estava grande e tinha altos tubos. Saímos caminhando até a ponta esquerda da praia, onde já havia pelo menos umas 40 pessoas na na água. Montei o equipamento e comecei a clicar a sessão.

Fiquei impressionado com o power da onda e o crowd. Jamais imaginei que haveria tanta gente na água, e a semelhança com Maresias (SP) era notável, já que apesar de estar longe de casa me senti muito familiarizado com a praia.

Essa manhã em Playa Colorado foi ótima pra nos situarmos com o pico e sobretudo pra entender que o buraco era bem mais oco do que imaginávamos.

Nas minhas andanças pelo mundo, conheci no Peru o Diogo Cabeda, que apareceu lá na Playa Colorado em busca do swell trazendo junto contigo seu amigo Marcelo Dietrich, também conhecido como Mad Dog. Foi muito legal ter encontrado Diogo e Marcelo, pois formamos um time e ficamos na parceria do surfe.

Na manhã seguinte, decidimos partir pra Playgrounds, uma onda que se chega de barco. Decidimos fugir um pouco do crowd e tentar um pico mais selvagem.

 

Saímos assim que amanheceu com destino a Astillero, que é o porto de onde se embarca pra boat trip. Passamos por Lances Left, mas as condições não estavam muito boas, e tocamos direto pra Playgrounds.

Caí na água pra fotografar. O mar tinha uma corrente bem forte. Como havia duas ondulações ao mesmo tempo (Sul e Sudeste), às vezes a baía fechava com ondas que vinham da esquerda e da direita. Por duas vezes fui cuspido pra fora d'água, e o inside parecia um mini Waimea, com backwashes animais bombando!

 

A onda, apesar de bem diferente de Playa Colorado, satisfez a rapaziada. Ainda tivemos tempo de passar por Popoyo à tarde e a galera pegou altas por lá também.

Apesar de a Nicarágua ter saído da guerra civil há poucos anos, me senti muito seguro e adorei a comida e o povo. O potencial de surfe na Nicarágua é gigantesco, espero que mantenham o mais natural possível e que as grandes imobiliárias não transformem aquela região na nova Tamarindo da Costa Rica .

Espero voltar muitas vezes, pois sinceramente foram as ondas mais "buraco" e mais pesadas que eu tive o prazer de fotografar na América Central.

Veja também
Ubatuba

Ubatuba

Swell desperta a Rainha

Santa Catarina

Santa Catarina

Bombas na Joaca

Geribá histórico

Geribá histórico

Relíquias na remada

Laje de Camburi

Laje de Camburi

Locais entram em cena

David Nagamini

David Nagamini

Operação Pico Alto

Surfe no cartão-postal

Surfe no cartão-postal

Ondas açucaradas

Itapuca

Itapuca

Linhas raras em Niterói (RJ)

Filho de peixe

Filho de peixe

Confira galeria de fotos

Yan Sondahl

Yan Sondahl

De volta da Indo

Kandui Villas

Kandui Villas

Trip dos sonhos

Maldivas

Maldivas

Coaching no paraíso

Wenderson Biludo

Wenderson Biludo

Pranchão na Indo

Sibon Baru

Sibon Baru

Trip de luxo

Kelly Slater

Kelly Slater

De rei no Havaí

Indonésia

Indonésia

Aposta certa