NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Costa Rica
September sessions
Por Zé Paulo em 09/10/17
Zé Paulo explora as ondas de Roca Bruja e Pavones, na Costa Rica.
Zé Paulo, Pavones, Costa Rica. Foto: Roma.
Zé Paulo, Pavones, Costa Rica. Foto: Roma.

Nos dias de hoje, uma surf trip normalmente segue várias regras para garantia de sucesso: como checar a época certa para cada região, previsão do swell, equipamentos, seguro de viagem, dentre muitas outras coisas.

Eu e meu parceiro de viagem Dr. Luis Carlos do Carmo, delegado chefe da divisão do DEIC (Departamento Estadual de Investigações Criminais) em São Paulo, sempre viajamos juntos ao menos duas vezes por ano, e em maio tínhamos surfado no México e adoramos as ondas, os locais, a comida, o clima e tudo que a região oferece.

Conseguimos uma janela para viagem em setembro e resolvemos ir ao México novamente. Já estávamos com as reservas feitas, e no dia do pagamento, meu parceiro, que é profundo conhecedor da Costa Rica (já esteve por lá 11 vezes), me convenceu que seria uma ótima opção para não repetirmos o mesmo surfspot novamente no mesmo ano.

Depois de muita e sábia insistência, ele conseguiu me convencer de mudar o roteiro, por incrível que pareça, com a sensibilidade que ele teve, nos tirou do pesadelo e levou para o sonho, porque nesse mesmo período ocorreu o terremoto no México que devastou a região, e assim que chegamos na Costa Rica, nosso guia no México nos enviou fotos do local onde estivemos e iríamos novamente nesse período, e ficamos chocados com o que aconteceu e como mudar de última hora às vezes é necessário.

Sem planejamento nenhum, nem previsão de swell, embarcamos para a Costa Rica pela minha segunda vez, pois tinha ido com ele em 2015, apenas para o Norte, na região de Guanacaste / Tamarindo, e este ano ele tinha me prometido que se houvesse swell iriamos para o sul, região que ainda não conhecia, mas o foco seria Pavones, uma esquerda incrível, considerada a melhor onda da região, mas precisa de uma ondulação consistente e da direção certa.

Assim que chegamos, verificamos o forecast novamente, com toda turbulência ao redor, no Caribe furacão e no México terremoto, avistamos um swell bem grande com 20 segundos de período e direção perfeita para Pavones, a tal onda que queria muito conhecer e parece que estava chegando o momento.

Nos deslocamos 6 horas de carro e chegamos à noite num vilarejo muito escuro e ninguém para dar informação. Foi sinistra a chegada até acharmos o local em que iríamos nos hospedar.

Nos dois primeiros dias, as ondas estavam subindo um pouco e vento maral direto, já estava achando que o pico era lenda e não íamos pegar.

Até que acordamos no terceiro dia com ondas perfeitas e quilométricas com 6 a 8 pés passando como uma locomotiva pela bancada. Depois de Chicama, as ondas mais longas que surfei. Que pico!

Como diz o velho ditado, a primeira vez a gente nunca esquece, e realmente levaremos pra sempre na memória as ondas que surfamos e os momentos mágicos que vivemos.

Uma coisa bem interessante é que na minha juventude sempre tive preconceito e critiquei muito a Costa Rica sem conhecer. Achava que havia apenas beach breaks e não tinha ondas incríveis. Só queria saber de Indonésia, Havaí e Taiti, mas hoje entendi o real sentido do Pura Vida, me apaixonei pelo lugar e quero voltar novamente o mais breve.

Vivendo e aprendendo, pois todo lugar tem sua magia e seus segredos a serem descobertos.
 
Pura Vida, hermanos!

Veja também
Moçambique

Moçambique

Corais da esperança

Equipe Pena

Equipe Pena

Compromisso no Recreio (RJ)

North Shore

North Shore

Brasileira assassinada em Oahu

Maresias

Maresias

Moreira por dentro

Ataque nuclear

Ataque nuclear

Havaí toma precauções

North Shore

North Shore

Trégua em Oahu

Oscar Moncada

Oscar Moncada

Tributo ao big rider

Longboard catarinense

Longboard catarinense

O clássico e o progressivo

Diego Aguiar

Diego Aguiar

Em boa companhia

Praia da Vila

Praia da Vila

Saquá sessions

Gabriel Medina

Gabriel Medina

Treino em Paúba

North Shore

North Shore

Aquecimento em Oahu

Ilhas Maldivas

Ilhas Maldivas

Flutuar oferece pacote

Ilha da Magia

Ilha da Magia

Test drive no swell

The Eddie

The Eddie

Nova era em Waimea

Between the Lines

Between the Lines

Documentário ganha exibição