NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Kandui Villas
Um sonho entre amigos
Por Marcelo Bueno em 18/06/16
Grupo de amigos desfruta da perfeição e tranquilidade do Kandui Villas.
Kandui Villas, o bar e ponto de encontro. Foto: Gilberto Debelian
Kandui Villas, o bar e ponto de encontro. Foto: Gilberto Debelian

Fazer uma trip de surfe com os amigos é uma grande satisfação, ainda mais quando são amigos de longa data, longa data mesmo, amizade de mais de 40 anos.

E poder se encontrar acaba se tornando um privilégio, principalmente se cada um dos amigos mora num lugar diferente.

Gilberto Debelian, o Gil ou Giló, há mais de 20 anos vive em Oslo, Noruega, onde criou um grupo no Facebook. Entre as pessoas que participam, Marcelo da Silva, o ”Bode”, morador do Havaí; Adrian Kojin, que mora na Costa Rica, e eu, que moro em São Paulo.

Conversa vai, conversa vem, lembranças de mais de 40 anos vão rolando e a necessidade de encontrar este velhos amigos vai aumentando.

Eu estava com uma viagem programada para o surf resort Kandui Villas, nas Mentawaii, e postei no grupo para ver se alguém gostaria de fazer esta trip comigo.

Logo os três se entusiasmaram com a ideia de encontrar os velhos amigos distantes para uma trip num lugar paradisíaco.

Viagem marcada e a expectativa de encontrar os amigos aumentava. Afinal, pouco nos víamos e o grupo no Facebook nos reaproximou e a vontade de revê-los tornou uma necessidade vital. Afinal de contas, a amizade é um dos maiores patrimônios que carregamos na vida.

Marcelo e Adrian fizeram a viagem com escala no Japão, enquanto eu e o Gil paramos em Dubai e, mesmo sem ter combinado, fomos nos encontrando no trajeto – eu com Gil, Bode com Adrian.

Pronto! Por meio do WhatsApp o grupo estava se reunindo!

Depois de muitas horas de voo e escalas, chegamos à meia-noite num hotel em Padang. Dali, embarcamos no dia seguinte para uma viagem de três horas na lancha do Kandui Villas com destino ao resort.

Todos juntos e parecia que nunca tínhamos ficado tanto tempo distante, com muitas conversas e brincadeiras como se estivéssemos sempre juntos.

Finalmente chegamos ao belo e luxuoso resort Kandui Villas, com suas instalações em madeira com a arquitetura típica da região, erguidas em torno de uma piscina aconchegante diante da praia frequentada somente pelos hóspedes num cenário paradisíaco.

Ocupamos amplos chalés com todo o conforto e o melhor, de cara para o pico de Kandui, uma esquerda muita rápida e bem rasa.

Depois de uma rápida refeição, saímos para a primeira queda da trip. E apesar de as previsões indicarem um swell de 7 a 8 pés, as ondas estavam com 3 a 4. Fomos direto surfar as esquerdas de Kandui.

E, logo na minha primeira onda, entrei muito atrasado, tomei uma vaca e quebrei a prancha ao meio. O barco me levou de volta ao hotel, peguei outra prancha e fui me divertir com os amigos.

A expectativa de surfar ondas consistentes só ficou para os dois últimos dias da viagem, quando surfamos as direitas de  Bankvaults e Pistol, um pico acima de Riffles, com 5 a 6 pés. Mas, surfamos todos os dias ondas perfeitas, com pouco crowd ou sozinhos.

A rotina diária era café da manhã bem servido e, depois de uma conversa rápida com o pessoal do resort que já tinha checado as ondas, era escolher a prancha, pegar o barco e ir pro surf.

No barco, iam mais ou menos oito pessoas, além do barqueiro e do fotógrafo – na maioria das vezes Rodrigo Zeni, que, além de filmar, fazia o papel de surf guide. É um brasileiro sangue bom e que tivemos o imenso prazer de conviver naqueles dias e construir uma nova amizade que só o convívio do surf pode formar.

Assim, pegamos uma infinidade de onda perfeitas, direitas e esquerdas que Rodrigo ia nos apresentando diariamente: Burger World, Kandui Left, Bankvault, Nipussi, Beng Beng, Hiddeaways, 4 Bobs, Baby Kandui e Pistols (Kandui Right).

Primeira sessão do dia terminada, era voltar ao resort, curtir uma piscina, Bintang (cerveja muito boa da Indonésia), uma refeição muito bem feita e leve em meio às histórias de ondas surfadas no dia, acompanhadas por muitas risadas na companhia de outros hóspedes.

Tempinho para relax e já estava tocando o bumbo: um aviso do pessoal do Kandui, batendo com um pau num bambu para informar a saída dos barcos para o surf.

E o barco partia com um cooler gigante com água, refrigerante, suco, chocolate, biscoitos, etc, para a galera fazer um bocão entre as baterias.

Fim do dia sempre acabava com todos reunidos novamente na piscina para umas Bintangs servidas com pipoca. O jantar vinha em seguida, sempre maravilhoso, feito numa cozinha gourmet com entradas fantásticas, prato principal e sobremesas deliciosas.

Por sinal, a qualidade dos pratos Kandui Villas foi a melhor surpresa da viagem.

Depois, todo mundo ia para a área do bar, ver filmes, fotos, muitas histórias de ondas, comentários e celebração das ondas surfadas no dia a dia, entre comentários hilariantes e muitas risadas.

O pessoal que trabalha no resort, em sua maioria, é da região, e te recebe com um largo sorriso no rosto, muita atenção e simpatia, coordenados por Jordan Heuer, havaiano gente boníssima que surfa pra cacete e vive com a família na ilha.

E assim tive o privilégio de passar 10 dias na companhia de grandes amigos, entre muitas diversão, discussões acaloradas e muito surfe num paraíso das Mentawaii chamado Kandui Villas.

Veja também
Barca da galera

Barca da galera

Indo memorável

Barca da Galera

Barca da Galera

Um sonho chamado Fiji

Fernando Brinco

Fernando Brinco

Vibe peruana

Swell e Rafa

Swell e Rafa

Da Guarda para Indonésia

Eduardo Domingues

Eduardo Domingues

Swell no litoral norte de SP

Barca da galera

Barca da galera

Expedição Torres

Barca da Galera

Barca da Galera

Vivendo a vida

Barca da galera

Barca da galera

Trio ataca Lobitos

Barca da Galera

Barca da Galera

Estreia mexicana

Barca da Galera

Barca da Galera

45 dias na Indo

Barca da Galera

Barca da Galera

Mentawai à lusitana

Barca da Galera

Barca da Galera

Tríplice Coroa nas Maldivas

Barca Ibrasurf

Barca Ibrasurf

Relax em Pasti

Balangan

Balangan

Sossego balinês

Férias dos mosquitos

Férias dos mosquitos

Surf + skate = diversão garantida