NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Desert Point
Resgate na Indonésia
Por Redação Waves em 28/06/17
Depois de ajudar a salvar a vida de um freesurfer australiano em Desert Point junto com outros brasileiros, cinegrafista Kako Lopes destaca a importância das técnicas de resgate.
529x528
Nathan Barlett entre os brasileiros Rodrigo Cardoso, Kako Lopes e Renan Farias. Foto: Reprodução.

O último grande swell em Desert Point marcou um grave acidente com o freesurfer australiano Nathan Barlett.

De acordo com o cinegrafista brasileiro Kako Lopes, depois de cair em uma onda, o australiano chocou-se com a rasa bancada de coral e teve o rosto atingido em cheio, desmaiando logo em seguida.

Três ondas se passaram e Barlett ainda estava submerso, até que o bodyboarder Renan Farias chegou primeiro para resgatá-lo, seguido por Kako Lopes e o indonésio Usman Trioko.

"Quando chegamos até ele, a cena era triste - rosto muito machucado, corpo cheio d'água e sem pulso. Por um momento, achei que perderíamos o amigo, mas um trabalho persistente em equipe fez a diferença", conta Kako.


Depois de alguns minutos fazendo massagem cardíaca, o australiano deu seu primeiro suspiro e o pulso voltou. "Eu estava tão adrenalizado que não conseguia ver quem estava lá, só pensávamos em salvar aquela vida. Graças a Deus deu certo", continua Kako.

533x534
Nathan Barlett ao ser resgatado por Renan Farias. Foto: Reprodução.

O cinegrafista conta que aprendeu esta e outras técnicas de salvamento com os big riders Danilo Couto, Yuri Soledade e Everaldo Teixeira, além de Ricardo Taveira, do Hawaii Eco Divers, especialista em apneia e cursos de salvamento.

Há alguns anos, Danilo Couto, por exemplo, tem liderado o Fórum de Avaliação de Risco em ondas grandes, evento promovido no Havaí e que destaca temas como técnicas de regaste com jet ski, ocorrências passadas e treinamento de respiração cardiopulmonar (RCP).

"Ao longo desses últimos 5 anos, eles me ensinaram tudo o que sei a respeito de salvamento na água. Faço este post na intenção de alertar a todos os surfistas sobre a importância de saber fazer um resgate. Cursos de apneia e resgate são essenciais pra qualquer surfista. Nós nunca achamos o que vai acontecer com a gente, mas o surfe é um esporte muito perigoso e esse risco está mais próximo do que acreditamos. Temos que estar mais preparados para salvar uns aos outros", revela o videomaker.

Veja também
Ulisses Pereira

Ulisses Pereira

Grommet com atitude

Sibon Baru

Sibon Baru

Trip de luxo

The Dock

The Dock

Diversão alternativa

Guilherme Villas Boas

Guilherme Villas Boas

Ataque ao arquipélago

Luy Arman

Luy Arman

A onda dos sonhos

Pico da Tribo

Pico da Tribo

Sonho realizado

Indonésia

Indonésia

Aposta certa

Christian Frohlich

Christian Frohlich

Conectado a Mentawai

Surfe na Indonésia

Surfe na Indonésia

Bruninho dá a letra

Petterson Thomaz

Petterson Thomaz

De molho no paraíso

Nias

Nias

Sumatra das boas

Ivo Gothardo

Ivo Gothardo

Pouso na Indonésia

André Esmeraldino

André Esmeraldino

Encaixado em Padang

Daniks Fischer

Daniks Fischer

Desfrutando da Indo

Ronaldo Silveira

Ronaldo Silveira

Estreia na Indonésia