NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Ilhas Mentawai
Lavando a jega
Por Bruno Veiga em 07/11/16
Bruno Veiga exibe trip de Fabio Gouveia como coach em Mentawai.
Fabio Gouveia, Mentawai, Indonésia. Foto: Bruno Veiga / Liquid Eye.
Fabio Gouveia, Mentawai, Indonésia. Foto: Bruno Veiga / Liquid Eye.

Em minha penúltima trip da temporada, tive o prazer de receber a bordo do Star Koat o grande amigo e legend do surfe mundial Fabio Gouveia, vulgo "Vovô Têtinha" (risos).

 

A ideia de trazer o Mestre Fia para surfar e dar dicas para surfistas comuns, de diferentes níveis de surfe, um projeto elaborado pela Mentawai Surf Charters, em conjunto a agência TGK, foi um sucesso. Já tive oportunidade de fazer outras trips com o Fabinho e, além de ser uma experiência muito divertida, o convívio com essa lenda viva do surfe é uma oportunidade de aprendizado em diversos aspectos. O cabra tem muita história pra contar e parece que não acaba nunca - uma mais engraçada que a outra. Sem falar que vê-lo surfar é um imenso prazer e, sem dúvida, ele é nossa versão brasileria do legend Tom Curren.

 

O surfe de Fabinho realmente é algo à parte, com suas famosas linhas e curvas que desenham as ondas. O cara ainda continua com energia de garoto, surfando duas ou três vezes por dia e, não importa o tipo de onda, ele estava sempre na água, testando pranchas, quilhas e dando uma aula a cada onda que surfava durante a trip. Quem já fez uma trip com ele sabe o do que estou falando.

 

O nosso grupo era formado por paulistas, cariocas, catarinenses, baianos e, é claro, um paraibano, num mix cultural muito comédia, com gargalhadas a cada minuto. Surfamos ondas de sonho em pleno fim de outubro e, o que é melhor, com pouquíssimos barcos operando. As ondas estavam abandonadas e os swells ainda continuavam a chegar. Como diz Fabinho, "lavamos a jega!".

 

Ht's, Lances Left e Macaronis foram os picos que surfamos nos três primeiro dias da trip, e estava demais, com ondas variando de 3 a 5 pés. Fizemos a cabeça em ondas lisinhas nos primeiros dias da trip, parecia azeite, sem vento nenhum. Com swell baixando, surfamos a direita de Thunders, que costuma receber um pouco mais de ondulação, e foi sucesso. Ficamos ali pegando altas marolas sozinhos por três dias seguidos, com direito a cervejada na praia e tudo mais.

 

Com um novo swell previsto para o fim da trip, optamos em ficar pelo sul de Mentawai, esperando o swell chegar para surfar Greenbush, uma vez que a direção e ventos mostravam condições perfeita para lá. Chegado o dia, jogamos a âncora no canal de Greenbush por volta 5:30 da manhã, quando as ondas estavam ainda acordando, mas foram melhorando a cada série que entrava na bancada. Surfamos altas ondas com apenas outro barco no canal, e tinha onda de sobra! Todos se esbaldaram.

 

Para finalizar a trip, no último dia, surfamos Macaronis com swell ainda bombando, o que fez ficar ainda mais difícil a partida do barco de volta para Padang. Foi triste abandonar aquelas ondas perfeitas. Não foi fácil (risos).

 

Queria agradecer a Fabinho e todos os envolvidos na trip. Obrigado por acreditar no nosso trabalho e nos proporcionar momentos inesquecíveis aqui nas ilhas. Masura bagata!

Veja também
Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Regalias do Kandui

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Seleção do Kandui

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Cardápio variado

Star Koat

Star Koat

Acidente em Mentawai

Yan Sondahl

Yan Sondahl

De volta da Indo

Kandui Villas

Kandui Villas

Trip dos sonhos

Sibon Baru

Sibon Baru

Trip de luxo

Indonésia

Indonésia

Aposta certa

Christian Frohlich

Christian Frohlich

Conectado a Mentawai

Sibon Jaya

Sibon Jaya

Conforto na Indo

Dicas preciosas

Dicas preciosas

Preparado para Bali

Vitor Ferreira

Vitor Ferreira

Indonésia secreta

Indo trips

Indo trips

O lado B de Bali

Guga Arruda

Guga Arruda

Playground para surfistas

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Estreia abençoada