NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Indonésia
Aposta certa
Por Kinza | Chama Filmes em 02/07/17
Dê da Barra, Adriano Arruda e Horacio Halasz desfrutam de momentos tubulares em Lombok, Indonésia.
Lombok, Indonésia. Foto: Kinza | Chama Filmes.
Lombok, Indonésia. Foto: Kinza | Chama Filmes.

Acordamos às 5 da manhã ao som dos alto falantes das Mesquitas. Agora, é tempo de Ramadan para a comunidade mulçumana que predomina na maior parte da Indonésia. Por 40 dias, os praticantes da religião fazem jejum completo de água e comida durante o dia e oram intensamente.

Por conta dos serviços de monitoramento, já sabíamos que o swell estava para chegar no arquipélago. Então decidimos sair de Kuta Lombok para buscar a “aposta certa”.

No caminho, avistamos a construção da maior mesquita da Ásia, um autódromo para o circuito de Moto GP e vários resorts de luxo. Comentamos como aquele lugar estava mudando rapidamente desde a nossa última visita há 1 ano.

Chegando no vilarejo, perto do porto onde pegaríamos o barco, fomos recebidos pelo local Alex, que estava de coração aberto, pronto para nos ajudar no que fosse preciso. Discutimos com ele o grande problema do lixo avistado ali e na maioria das praias de toda a Indonésia e a falta de saneamento básico, um problema muito grave para a população local. Com certeza, se não desenvolverem um plano com urgência, isso se tornará uma barreira para o crescimento turístico.

Pegamos o barco e percorremos por uma hora a baía até avistarmos a "Aposta certa". Quando chegamos, as ondas ainda não tinham se ajeitado e ficamos esperando até a primeira série romper o horizonte. No começo, as ondas variavam de 5 a 7 pés, e no decorrer do surfe, bombas de até 10 pés quebraram na bancada. Não havia crowd. Essa onda se forma na entrada de uma baía e depois se reforma, concentrando toda a sua energia no inside, quebrando com um tubo rápido e largo.

As horas passavam e o mar só melhorava, e todos os três amigos - Adriano Arruda, Dê da Barra e Horacio Halasz - eram pura felicidade por ter o prazer de surfar ondas de qualidade com um mar vazio. Algo difícil de se encontrar hoje em dia.

No caminho de volta ao vilarejo, a sensação era única. Depois de desfrutar daqueles momentos tão incríveis, estávamos felizes em ter apostado nossas fichas naquela onda, naquele swell.

Agora, de olho nas previsões novamente.

Veja também
Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Regalias do Kandui

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Seleção do Kandui

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Cardápio variado

Star Koat

Star Koat

Acidente em Mentawai

Yan Sondahl

Yan Sondahl

De volta da Indo

Kandui Villas

Kandui Villas

Trip dos sonhos

Sibon Baru

Sibon Baru

Trip de luxo

Christian Frohlich

Christian Frohlich

Conectado a Mentawai

Sibon Jaya

Sibon Jaya

Conforto na Indo

Dicas preciosas

Dicas preciosas

Preparado para Bali

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Lavando a jega

Vitor Ferreira

Vitor Ferreira

Indonésia secreta

Indo trips

Indo trips

O lado B de Bali

Guga Arruda

Guga Arruda

Playground para surfistas

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Estreia abençoada