NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Ilhas Mentawai
Cardápio variado
Por Eduardo Marques em 31/08/17
Sebastian Rojas registra trip nas Ilhas Mentawai.
Marcelo, Ilhas Mentawai, Indonésia. Foto: Sebastian Rojas.
Marcelo, Ilhas Mentawai, Indonésia. Foto: Sebastian Rojas.

Três swells sólidos movimentavam o mapa da previsão no Oceano Índico na semana que antecedia a trip. Conheci Sebá (Sebastian Rojas) no aeroporto de Singapura, e em alguns dias estaríamos embarcando juntos no King Millenium 2.

Trabalho como surf guide nas Mentawai desde 2011 e esta seria a primeira das quatro trips que vim fazer este ano. Sebá vem pra Indonésia há muito tempo e costuma ficar na região de Bali, mas este ano veio com a ideia de passar mais tempo em Sumatra. Pra mim, foi uma surpresa e uma honra poder trabalhar com um dos melhores fotógrafos do Brasil.

A expectativa em Padang era de ondas grandes, inclusive com a possibilidade de pegar um swell em alguma onda onde desse pra fazer tow-in. O grupo era uma galera de médicos da região de Laguna que pelo jeito gostava de onda grande.

A trip teve uma abertura de ouro. Gustavo veio contando "mentira de pescador" durante a travessia toda, mas acabou tendo sorte de principiante e logo na chegada pegou um Dourado com mais de 20 quilos.

Começamos a trip surfando ondas divertidas em Playgrounds, mas com a intenção de cercar um Rifles. Apesar de as previsões já começarem marcar ventos constantes de sudeste, parecia ter muita probabilidade de chuva, o que faz com que os ventos possam girar em qualquer direção. E Playgrounds é um dos melhores lugares do mundo pra se estar com essas condições.

Mas a verdade é que o primeiro swell nunca entrou direito. Surfamos Hideaway com 5 pés quando achamos que estaríamos surfando Kandui com 8. No quarto dia, ficou claro que o swell havia perdido força e começamos a descer ao Sul.

Amanhecemos em Telescopes para uma sessão com pouca gente, tubos e luz perfeita. Surfamos até o braço cair e aproveitamos o maral do meio do dia pra descer pelo leste da ilha de Sipora apostando em um fim de tarde em Hollow Trees. O terral firmou na última hora do dia e quem estava na água, em vez de no barco tomando Bintang, se deu bem.

Na manhã seguinte, tivemos que esperar um pouco o dia clarear pra poder entrar no canal e ancorar. Seis a oito pés de swell de sudoeste e vento oeste faziam dobrar os double ups e os tubos bombardearam a bancada até o começo da tarde.

O vento norte acabou com a brincadeira e nos convidou a navegar ainda mais ao sul, torcendo pra que os barcos que estivessem com horário marcado em Macaronis não aparecessem. E não deu outra. Macaronis quebrou perfeito o dia todo, com tubos de 3 a 4 pés, lua cheia nascendo no fim da tarde e, acreditem ou não, fogos de artifícios iluminando a baía de noite.

Dormimos ancorados em frente à onda, e se tivesse sobrado alguma espécie de energia, daria pra ter surfado com a luz da lua. A onda quebrou perfeita a noite toda e a bancada estava hipnotizante.


Não chegamos a descer até o extremo sul. Passamos os últimos dias na região central e partimos de volta pra Padang com vento oeste depois de um fim de tarde glassy em HTs.

Só faltou pegar um Marlin na travessia de volta pra trip parecer mesmo que foi mentira.

1400x933
O surf guide Eduardo Marques também é shaper e produz boas pranchas para os tubos de Mentawai. Foto: Sebastian Rojas.
Veja também
Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Regalias do Kandui

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Seleção do Kandui

Star Koat

Star Koat

Acidente em Mentawai

Yan Sondahl

Yan Sondahl

De volta da Indo

Kandui Villas

Kandui Villas

Trip dos sonhos

Sibon Baru

Sibon Baru

Trip de luxo

Indonésia

Indonésia

Aposta certa

Christian Frohlich

Christian Frohlich

Conectado a Mentawai

Sibon Jaya

Sibon Jaya

Conforto na Indo

Dicas preciosas

Dicas preciosas

Preparado para Bali

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Lavando a jega

Vitor Ferreira

Vitor Ferreira

Indonésia secreta

Indo trips

Indo trips

O lado B de Bali

Guga Arruda

Guga Arruda

Playground para surfistas

Ilhas Mentawai

Ilhas Mentawai

Estreia abençoada