NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Surfe na Indonésia
Bruninho dá a letra
Por Guilherme Flores em 24/06/17
Bruno Santos dá dicas sobre as ondas de Bali, do iniciante ao profissional.

Você já viu inúmeros vídeos e fotos de Bali, com suas paredes lisas, tubos profundos e ondas que quebram com sessões perfeitas e, provavelmente, já se imaginou dentro de um dos canudos azuis ou verdes, com sorriso no rosto e braços abertos para aquela foto da vida, mas peraí, vamos com calma. A Indonésia não é bem assim. A perfeição está lá, isso é inegável, mas para botar para dentro você deve levar em conta as bancadas, as marés e seu nível de surfe.

 

Para facilitar a vida de quem sempre sonhou em dropar as ondas de Uluwatu à Padang, pedimos para Bruno Santos indicar os melhores locais de Bali com o nível de surfe necessário para surfar cada um.

 

“Se é para falar de ondas para todos os níveis de surfe, então vou falar de Bali. Na Indonésia inteira, tudo depende do swell e da maré em que você vai surfar. Em Desert Point, por exemplo, eu pego altos tubos na maré seca. Mas na maré cheia, minhas filhas de sete e onze anos surfam também”, destaca Bruninho.

 

O exemplo do surfista brasileiro, que é um verdadeiro guia ambulante da Indonésia, mostra algo que todos que querem surfar na Indonésia devem ter em mente: a variação das marés é muito grande e influencia diretamente na formação das ondas. E o horário em que você cai na água pode ser determinante para um banho tranquilo ou com a adrenalina de uma bancada de corais à espera de qualquer deslize.

 

Agora vamos ao que interessa:

 

Iniciantes 

“Uma onda que aconselho para os iniciantes é a de Padang. Não a principal (a esquerda), mas a onda do lado direito do canal. É uma ondinha super divertida e na maré cheia é perfeita para quem está iniciando, tanto é que tem várias escolinhas de surfe por ali”.

 

 

Intermediário

“Para quem já tem um nível de surfe um pouco melhor, as opções aumentam. Tem a onda de Padang, que acaba sendo uma boa alternativa para quem já tem o surfe mais no pé. E Uluwatu, que é o local perfeito. Com a maré cheia, a onda continua muito boa para manobras, tem uns tubos perdidos e a bancada não fica tão rasa. É uma boa onda para quem ainda não se aventura muito em ondas grandes”.

 

 

Avançado


“Voltamos para Padang. Mas agora para a principal onda do pico. É uma onda relativamente fácil. Apesar de ser uma das mais perfeitas de Bali, o momento do drop é bem tranquilo. A onda só fica cavada no meio do caminho, na segunda sessão, onde o tubo roda. O drop é suave, é só controlar na hora do tubo”.

 

 

Para treinar a performance em tubos


“Para quem quer treinar a performance em tubos, pode buscar opções em praticamente todas as ondas da Indonésia, dependendo da maré. Para quem curte ondas mais pesadas e tubulares, Uluwatu tem duas sessões muito boas, que é o Inside Corner e Temples. Nas marés certas, caem altos tubos. Mas com um fundo de coral bem afiado e raso, o que faz com que não seja uma onda para iniciantes nessas condições. Nos dias grandes e clássicos, Padang é a pedida”.

 

 

Para treinar manobras

“Para quem quer treinar manobras e aéreos, o local é Canggu. É uma rampa perfeita para aéreos e caem altos tubinhos também. Ela é a opção perfeita para quem quer manobrar pois proporciona espaço para rasgadas, batidas, floaters, aéreos. É uma das ondas mais high performance de Bali”.

622x415
Canggu quebrando como o povo gosta. Foto: Mick Curley.
Veja também
Ulisses Pereira

Ulisses Pereira

Grommet com atitude

Sibon Baru

Sibon Baru

Trip de luxo

The Dock

The Dock

Diversão alternativa

Guilherme Villas Boas

Guilherme Villas Boas

Ataque ao arquipélago

Luy Arman

Luy Arman

A onda dos sonhos

Pico da Tribo

Pico da Tribo

Sonho realizado

Indonésia

Indonésia

Aposta certa

Desert Point

Desert Point

Resgate na Indonésia

Christian Frohlich

Christian Frohlich

Conectado a Mentawai

Petterson Thomaz

Petterson Thomaz

De molho no paraíso

Nias

Nias

Sumatra das boas

Ivo Gothardo

Ivo Gothardo

Pouso na Indonésia

André Esmeraldino

André Esmeraldino

Encaixado em Padang

Daniks Fischer

Daniks Fischer

Desfrutando da Indo

Ronaldo Silveira

Ronaldo Silveira

Estreia na Indonésia