NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
José Eduardo
No topo do Rio
Por Carlos Matias em 13/09/17
Confira entrevista com José Eduardo, campeão profissional do Circuito Estadual do Rio de Janeiro.
1200x800
José Eduardo fatura o Circuito Estadual do Rio de Janeiro depois de duas etapas: Cabo Frio e Saquarema. Foto: Jorge Porto.

 

Atleta de Búzios, José Eduardo é o novo campeão profissional do Rio de Janeiro.

 

Após três anos sem um Circuito, a Feserj (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro) realizou duas etapas na Região dos Lagos e, após a etapa histórica de Saquarema, que rolou em ondas enormes, José Eduardo ficou com o título de melhor surfista do Rio.

 

Treinando menos do que gostaria por motivos pessoais, José Eduardo ainda sonhava com a carreira de surfista profissional e estava se preparando para competir no Circuito QS em 2018, mas antecipou seus planos e focou tudo no Carioca quando soube que duas etapas seriam realizadas.

 

Venceu na Praia do Forte, em Cabo Frio, e foi até as semifinais em Itaúna, Saquarema, garantindo o título e uma vaga na triagem da etapa brasileira do CT 2018, caso ela permaneça no Rio de Janeiro.
 
Confira abaixo a entrevista com o campeão carioca de 2017.

 

1200x800
Atleta de Búzios é ovacionado pela galera em Itaúna. Foto: Jorge Porto.

 

Você estava treinando menos do que gostaria, mas deu um gás e se tornou o campeão carioca profissional de 2017. O que você tira de aprendizado disso?

 

Não estava com tanto tempo pra me dedicar ao surfe como gostaria, mas consegui voltar a treinar mais forte pensando já no ano que vem, porque pretendo competir o Circuito QS. Mas aí o Circuito Carioca voltou depois de três anos e ainda por cima dando uma vaga na triagem para a etapa brasileira do CT. Então vi que tinha que antecipar meus planos e foquei tudo no Carioca. O que aprendi? Que Deus ajuda quem trabalha.

 

E essa vaga na triagem da etapa brasileira do CT 2018, caso ela permaneça no Rio de Janeiro. O que está passando pela sua cabeça em relação a isso?

 

Passa pela minha cabeça que toda a determinação e o treinamento valeram a pena. Papai do céu sabe o quanto eu queria isso e o quanto batalhei e sigo batalhando por isso. Sei que isso é só o começo e que ainda não conquistei nada, apenas dei o primeiro passo nos meus reais objetivos. Estou procurando não pensar nisso e seguir com o meu plano.

 

E como foi o evento de Saquarema, que teve ondas que chegaram aos 4 metros atrás da laje de Itaúna?

 

Foi realmente incrível! Eu entrei no primeiro round e fiz boas baterias, mas infelizmente na semifinal o meu corpo não aguentava mais, mas mesmo assim lutei até o fim. Acabei vencido pelo desgaste físico, porém fiquei feliz por ter mostrado um pouco do meu potencial e de ter surfado Itaúna só com mais três na água naquelas condições.

 

1200x800
José Eduardo garante vaga na triagem do CT no Brasil, caso a etapa ocorra no Rio de Janeiro. Foto: Jorge Porto.

 

Quais seus próximos planos?
 
Treinar bastante, competir alguns eventos pelo Brasil para entrar no ritmo das competições e estar preparado para o ano que vem.

 

Deixe um recado aqueles que sonham em ser um surfista profissional.

 

Acho que ser surfista profissional no Brasil é uma das coisas mais difíceis do mundo, mas amo o que faço e daria tudo por uma oportunidade de representar a minha cidade, o meu estado e o meu país no Circuito Mundial. O melhor conselho é que mantenha a humildade, o foco e a determinação.

Veja também
Juca de Barros

Juca de Barros

Memórias da base

Lucas Chumbinho

Lucas Chumbinho

Brilhante em Jaws

Adriano de Souza

Adriano de Souza

Chama acesa

Gerry Lopez

Gerry Lopez

Legend zen

Yago Dora

Yago Dora

Pé na elite

Lagoa Surfe Arte

Lagoa Surfe Arte

A grande sacada

Phil Rajzman

Phil Rajzman

Foco de campeão mundial

Cleiton Félix

Cleiton Félix

Volta por cima em Ubatuba (SP)

Tom Veiga

Tom Veiga

Das ondas para as telas

Kelly Slater

Kelly Slater

Momentos de reflexão

Chloé Calmon

Chloé Calmon

Focada na missão

Adriano de Souza

Adriano de Souza

Papo com o campeão

Bruno Tessari

Bruno Tessari

Papo com o filmmaker

Margaret River

Margaret River

Papo com Mineiro

Gustavo Belloc

Gustavo Belloc

Desafios do mercado