NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Maresia Pro Taíba
Visitantes fazem a festa
Por George Noronha em 11/09/17
Visitantes dominam principais categorias da segunda etapa do Circuito Cearense, encerrada no último fim de semana, na praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE).
Charlie Brown, Maresia Pro Taíba 2017, São Gonçalo do Amarante (CE). Foto: Erico Frota.
Charlie Brown, Maresia Pro Taíba 2017, São Gonçalo do Amarante (CE). Foto: Erico Frota.

Entre 8 e 10 de setembro, o Circuito Cearense de Surfe desembarcou na praia da Taibinha, São Gonçalo do Amarante (CE), para as disputas do Maresia Pro Taíba, válido pela segunda etapa do estadual de surfe. E os visitantes faturaram as duas principais categorias em disputa: Profissional e Open.

Centenas de pessoas prestigiaram o evento na paradisíaca Taibinha para as 12 categorias em disputa. Consagrados nomes do surfe nordestino e brasileiro levaram o público ao delírio, esbanjando técnica com manobras modernas e progressivas.

Nomes como os cearenses Adilton Mariano, Itim Silva, Pablo Paulino, o paraense Nayson Costa, além de outros, elevaram o nível da competição. Contudo, foram os finalistas que obtiveram os maiores destaque e protagonizaram a última e mais importante bateria da competição, a Profissional.

Com a maré cheia em boas ondas de meio metro, os atletas se enfrentaram para definir o nome do campeão da etapa mais tradicional do surfe cearense. Em meio a um verdadeiro show de aéreos, a bateria final foi disputadíssima com o fenômeno potiguar Deyvson Santos virando no minuto final e tirando o troféu das mãos do local da Taíba, Michel Roque, que liderou boa parte da bateria. Na terceira e quarta colocações respectivamente ficaram os locais da praia da Leste-Oeste, Charlie Brown e Thomas Demétrio.

Entre os amadores as primeiras a entrar na água foram as estrelas do surfe feminino cearense com uma final disputada até os últimos segundos da contagem regressiva de final, quando Letícia Cavalcante, que estava na segunda colocação, conseguiu uma onda salvadora para protagonizar uma virada espetacular e assumir o topo do pódio, não dando chances de reação para Luzimara Souza, que praticamente teve o troféu de campeão tirado de suas mãos.

 

Letícia comemorou muito nos braços de seu pai e fãs a vitória que a levou para o topo do atual ranking cearense. Na terceira colocação ficou Juliana Sousa, com Kilvia Cardoso e Yasmim Silva completando o pódio na quarta e quinta colocações respectivamente.

Na sequência foi a vez dos experientes atletas da Sênior fazerem suas apresentações. Melhor para Isaías Silva, que dominou a bateria deixando o piauiense Patrick Alves, na segunda colocação, José Wilson em terceiro e Alexsandro Nogueira na quarta colocação.

Depois da exibição de experiência foi a vez da novíssima geração representada pela categoria Infantil disputar uma bateria equilibrada com direito a desempate após o toque da sirene. E quem comemorou a vitória foi Italo Oliveira, atleta da Barra do Ceará, que no critério de desempate, superou o também fenômeno da Paraíba, Yuri Barros. Na terceira colocação ficou Pedro Ryan com Adriano de Sousa na quarta colocação.

A próxima bateria a entrar na água foi a Feminino Júnior com mais um eletrizante duelo entre a campeã brasileira, Letícia Cavalcante, e Juliana Sousa. Letícia já havia superado Juliana na Feminino Open, contudo, dessa vez Juliana deu o troco e deixou Letícia na segunda colocação, seguida de Vitória Carneiro e a irmã de Letícia, Ester Cavalcante, na terceira e quarta colocações respectivamente.

A bateria seguinte a cair na água foi a Iniciante, na qual, a exemplo da disputa entre as meninas, o paraibano Yuri Barros deu o troco em Italo Oliveira, que o havia superado na categoria Infantil. Dessa vez o paraibano não deu chances ao rival ficando com a primeira colocação e deixando Italo Oliveira na segunda colocação. Na terceira colocação tivemos o paraense Renan Wellington com o local da Praia do Futuro, Herbert Ribeiro, completando o pódio na quarta colocação.

Entre os Masters as disputas foram acirradas com o potiguar Emanoel de Souza dando as cartas do início ao fim da bateria para faturar mais uma etapa do circuito cearense deixando o atual líder do ranking da categoria, Rogério Dantas, na segunda colocação. Em terceiro ficou o eterno ídolo do surf cearense, Fábio Silva, com José Ângelo na quarta colocação.

 

Na Mirim tivemos mais um show de surfe com uma virada eletrizante protagonizada por Thiago Eduardo nos segundos finais de bateria. Thiago estava na terceira colocação e conseguiu virar pra primeiro com uma onda espetacular que o levou direto para o lugar mais alto do pódio deixando Marcelo Sales na segunda colocação, Lucas Bezerra em terceiro e Santiago Santos na quarta colocação.

Na categoria Kahuna, destinada a atletas acima de 45 anos, fortes emoções marcaram o final da bateria mais nordestina de todas, composta por atletas de quatro estados diferentes. E o grande campeão foi o potiguar Elias Lamas, que acreditou no resultado e insistiu até o fim da bateria, superando nos últimos segundos o maranhense Eduardo Lobato. Na terceira colocação ficou o pernambucano Fernando Santos com o cearense Carlos Silva completando o pódio na quarta colocação.

Entre os aspirantes a astros da Júnior o grande campeão foi o talentosíssimo Raone Ribeiro, que comprova com esse resultado estar em grande fase. Em segundo ficou o local da Praia do Futuro, Alexandre Camargo, em completando o pódio os não menos talentosos Lucas Bezerra, em terceiro e Thiago Eduardo em quarto.

Na categoria mais clássica da competição, a Longboard, destaque para Jhone Quest, que liderou a bateria de ponta a ponta para faturar mais uma. Em segundo lugar tivemos Marcelo Bibita, com o maranhense Vinícius Gomes em terceiro e Paulo Eduardo na quarta colocação.

Na principal categoria entre os amadores, Open, o grande campeão foi o paraense Nayson Costa, que mostrou muita fluidez e pressão nas manobras para superar seus adversários sem maiores dificuldades. Na segunda colocação ficou o potiguar Paulo Enrique, com seu conterrâneo Emanoel de Sousa na terceira colocação. Em quanto ficou o cearense Isaías Silva.

Baterias Especiais Três baterias pra lá de especiais também fizeram parte da programação oficial da segunda etapa do Circuito Cearense de Surfe: Surf Adaptado, Exibição Infantil da Escolinha Kahanalu e Local.

 

As categorias Surf Adaptado, que contou com a participação de Emerson Mecim, Rafael e Gilmário e Escolinha Kahanalu, composta por José Lucas, Marisa Santos e Felipe Silva, tiveram caráter de Apresentação, já que todos são campeões. Entre os locais o pódio ficou assim: Glauber Rodrigues em primeiro, Wemerson Martins em segundo, José Mendes em terceiro e Jair Ferreira em quarto.   

O Maresia Pro Taíba também valeu como quarta etapa do Circuito Nordestino de Surfe Profissional e somou importantes pontos para o Circuito Brasileiro de Surfe Profissional da Abrasp (Associação Brasileira de Surf Profissional).

 

Resultados

 

Profissional

 

1 Deyvison Santos (RN)
2 Michel Roque
3 Charlie Brown
4 Thomas Demétrio

 

Líder do ranking Artur Silva
 
Open Masculino

 

1 Nayson Costa (PA)
2 Paulo Enrique (RN)
3 Emanoel de Sousa (RN)
4 Thomas Demétrio

 

Líder do ranking Rafael Venuto
 
Open Feminino

 

1 Letícia Cavalcante
2 Luzimara Sousa
3 Juliana Sousa
4 Kilvia Cardoso
5 Yasmin Silva

 

Líder do ranking Letícia Cavalcante
 
Júnior

 

1 Raone Ribeiro
2 Alexandre Camargo
3 Lucas Bezerra
4 Thiago Eduardo

 

Líder do ranking Raone Ribeiro
 
Feminino Júnior

 

1 Juliana Sousa
2 Letícia Cavalcante
3 Vitória Carneiro
4 Herbert Ribeiro

 

Líder do ranking Yasmim Silva
 
Longboard

 

1 Jhone Quest
2 Marcelo Bibita
3 Vinícius Gomes (MA)
4 Paulo Eduardo

 

Líder do ranking Jhone Quest
 
Sênior

 

1 Isaías Silva
2 Patrick Alves
3 José Wilson
4 Alexsandro Nogueira

 

Líder do ranking Isaías Silva
 
Master

 

1 Emanoel de Sousa
2 Rogério Dantas
3 Fábio Silva
4 José Ângelo

 

Líder do ranking Rogério Dantas
 
Kahuna

 

1 Elias Lamas (RN)
2 Eduardo Lobo (MA)
3 Fernando Santos (PE)
4 Carlos Silva

 

Líder do ranking Elias Lamas (RN)
 
Mirim

 

1 Thiago Eduardo
2 Marcelo Sales
3 Lucas Bezerra
4 Santiago Santos

 

Líder do ranking Marcelo Sales
 
Iniciante

 

1 Yuri Barros
2 Italo Oliveira
3 Renan Wellington
4 Herbert Ribeiro

 

Líder do ranking Italo Oliveira
 
Infantil

 

1 Italo Oliveira
2 Yuri Barros (PB)
3 Pedro Rian
4 Adriano de Sousa

 

Líder do ranking Italo Oliveira
 
Local

 

1 Glauber Rodrigues
2 Wemerson Martins
3 José Mendes

4 Jair Ferreira

 

Ranking do Circuito Nordestino Profissional após quatro etapas

 

1 Michel Roque – 2.120 pontos
2 Dunga Neto – 2.060
3 Artur Silva – 2.010
4 Thomas Demétrio – 1.900

Veja também
Capítulo Perfeito

Capítulo Perfeito

Prazo estendido em Portugal

Backfish Pro Junior

Backfish Pro Junior

Moraes busca inspiração

Brasileiro em Água Doce

Brasileiro em Água Doce

Edição sacode o Mosqueiro (PA)

Circuito Quebra Coco

Circuito Quebra Coco

Ataque ao Pontal (PR)

Sununga Skim Festival

Sununga Skim Festival

Evento em alto nível

Backfish Pro Junior

Backfish Pro Junior

Direção promove concurso

Ubatuba Pro Surf

Ubatuba Pro Surf

Municipal dá a largada

Backfish Pro Junior

Backfish Pro Junior

Israel vai pra guerra

Backfish Pro Junior

Backfish Pro Junior

Peruíbe define campeão

RDS Pro Junior

RDS Pro Junior

Highlights das finais

RDS Pro Junior

RDS Pro Junior

Legado em continuidade

RDS Pro Junior

RDS Pro Junior

Confira fotos das finais

RDS Pro Junior

RDS Pro Junior

Mateus triunfa na Guarda

RDS Pro Junior

RDS Pro Junior

Bateria reúne amigos

RDS Pro Junior

RDS Pro Junior

O legado de Ricardinho

RDS Pro Junior

RDS Pro Junior

Highlights do segundo dia