NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
ISA Games
Carioca é reforço
Por Diego Cunha em 19/05/17
Raoni Monteiro substitui Wiggolly Dantas na equipe brasileira do ISA Games em Biarritz.
889x594
Raoni Monteiro substitui Wiggolly Dantas na equipe brasileira do ISA Games em Biarritz. Foto: Divulgação / WSL.

 

O convite foi inesperado. E a surpresa só não foi maior do que a felicidade por voltar a competir internacionalmente. Nesta sexta-feira (19/5), Raoni Monteiro foi confirmado como novo nome da equipe brasileira que disputará o ISA World Surfing Games, em Biarritz, na França, de 20 a 28 deste mês.

 

O surfista de Saquarema (RJ) substituirá Wiggolly Dantas, que passou a sentir dores no joelho depois da sua recente participação no Rio Pro e optou por não participar da competição depois de nova avaliação médica.

"Tenho treinado bastante. O Rio Pro não foi como esperava, pois minha bateria acabou acontecendo em um dia em que o mar não estava bom. Mas o que importa é que as coisas estão voltando a se encaixar e estou muito feliz com este convite para participar do ISA World Games. É muito legal poder voltar a competir fora do Brasil, ainda mais numa competição como essa, em que os países disputam entre si e onde rola uma grande interação entre todos os participantes", conta Raoni, campeão dos Jogos Cariocas de Verão, em março.


Abertura na França - Neste sábado (20/5), acontecerá a Cerimônia de Abertura, a partir das 10 horas no horário local, seguida pelo início da disputa feminina, que se encerra no dia 22.

De 23 a 28, os homens caem na água em busca do título, culminando com a Cerimônia de Encerramento. Com as malas prontas, Raoni Monteiro embarcará neste sábado para a apresentação na comuna francesa. Na bagagem, a alegria por voltar a disputar uma competição em terras estrangeiras. Integrante do CT por oito temporadas, o surfista passou as últimas duas temporadas suspenso. Raoni participou da triagem do Rio Pro neste mês, mas não conseguiu avançar. Contudo, afirma que está muito bem preparado para este novo desafio.


Além de Raoni, a delegação brasileira em Biarritz conta com Ian Gouveia, integrante do CT, e os jovens Wesley Dantas (irmão de Wiggolly e campeão mundia Junior pela ISA em 2016), e Elivelton Santos (vice-campeão mundial júnior pela ISA em 2014). No feminino, a equipe terá Jacqueline Silva, Suelen Naraísa, irmã de Wiggolly e Wesley, e a novata Carol Bonelli, de 15 anos.

 

1600x937
Elivelton Santos é um dos grandes talentos da Paraíba. Foto: Eros Sena.

 

ISA Games - Com a participação de 39 países, o ISA World Games é o primeiro evento oficial da entidade reconhecida pelo COI no novo ciclo olímpico. Um acordo entre a ISA e a World Surfing League, que comanda o surfe profissional e o Circuito Mundial, permite que os melhores surfistas do mundo participem de competições “olímpicas”. Todos estarão de olho em Biarritz, inclusive o Olympic Channel, plataforma de TV do COI, que transmitirá o Mundial em livestreaming.

 

Apesar da data apertada no calendário, com competições importantes acontecendo ao mesmo tempo ou muito próximas, alguns nomes fortes confirmaram presença no Mundial. A França, por exemplo, contará com Jeremy Flores e Joan Duru; e Johanne Defay e Pauline Ado no feminino.


De acordo com o presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Adalvo Nogueira Argolo, a expectativa para o desempenho da equipe brasileira é a melhor possível.

 

"A gente sempre tem brigado pelos três primeiros lugares em todos os eventos da ISA e desta vez não será diferente. Estamos com um time bem forte e acho que nossa grande disputa será contra a França. Mas com certeza estaremos na briga mais uma vez", afirma. A participação brasileira no ISA World Games só está sendo possível em virtude de convênio com o Ministério dos Esportes, que garantiu a verba para o envio da delegação nacional

Veja também
VISSLA ISA World Junior

VISSLA ISA World Junior

Veja o trailer do Mundial

ISA World SUP

ISA World SUP

Rumo ao Havaí gelado

ISA World Games

ISA World Games

Highlights das finais

ISA World Games

ISA World Games

França leva o título

ISA World Games

ISA World Games

Brasil encerra participação

ISA Games

ISA Games

Confira direto de Biarritz

ISA World Games

ISA World Games

Chapa quente em Biarritz

ISA World Games

ISA World Games

Elivelton inspirado

ISA World Games

ISA World Games

Ataque brazuca

ISA World Games

ISA World Games

Dobradinha francesa

ISA World Games

ISA World Games

Brazucas eliminadas

ISA Games

ISA Games

Búzios no páreo

ISA Games

ISA Games

Garotas avançam

Vitor Ferreira

Vitor Ferreira

Tour pela Europa

Surfe na Olimpíada

Surfe na Olimpíada

Time formado