Oi Rio Pro
Yago derruba campeão
Por Ader Oliveira em 13/05/17
Vencedor da triagem do Oi Rio Pro, Yago Dora derrota John John Florence na terceira fase em Saquarema.
2048x1366
Yago Dora derruba John John Florence no Oi Rio Pro. Foto: WSL / Poullenot.

 

Incentivado pela torcida e muito inspirado, o brasileiro Yago Dora não deu mole ao havaiano John John Florence na terceira fase do Oi Rio Pro, etapa do CT que acontece em Saquarema.

 

Em ondas de meio a 1 metro e boa formação na praia de Itaúna, o vencedor da triagem da prova partiu para cima do atual campeão mundial e líder do ranking.

 

Investindo primeiramente nas esquerdas, Yago arrancou notas 8.33 e 6.50 dos juízes, para depois ampliar a vantagem de backside com 7.17.

 

Optando pelas direitas, John John obteve 5.83 em sua melhor onda, depois de mandar uma batida passando e pegar um rápido tubo. A partir daí, o havaiano passou a investir nos aéreos, mas não foi feliz nas aterrissagens.

 

No fim da bateria, já com prioridade, Yago não deu mole ao adversário e pegou a última onda que veio, fazendo 6.83. 

Com a vitória, o atleta avança para enfrentar os australianos Mick Fanning e Joel Parkinson na quarta fase, que pode acontecer neste sábado, depois do round 3 feminino.

 

Já John John Florence corre risco de perder a liderança do Tour. O havaiano pode ser ultrapassado por Jordy Smith e Owen Wright, que precisam chegar no mínimo às semifinais.

“Obviamente não é o resultado que eu estava esperando, mas não estou muito chateado. As ondas estavam divertidas, mas Yago surfou muito bem e as coisas não estavam a meu favor nesta manhã. De qualquer forma, é uma motivação para recuperar o foco e ficar preparado para o próximo evento, em Fiji”, lamentou o havaiano.

 

2048x1365
John John Florence tem liderança do ranking ameaçada em Saquarema. Foto: WSL / Poullenot.

 

Na sequência, o potiguar Jadson André chegou a liderar o placar contra o sul-africano Jordy Smith, número 2 do mundo, mas levou a virada nos minutos finais e perdeu por 14.90 a 14.27 pontos.

 

Jadson, que na última sexta saiu da água com um dedo da mão e o tornozelo esquerdo inchados, lutou muito pela vitória e colocou pressão em Jordy com 7.17 e 7.10, mas a penúltima onda do sul-africano - avaliada em 7.73 - frustrou as pretensões do brasileiro.

“Eu sabia que precisava escolher bem as ondas”, disse o sul-africano. “O Jadson (André) estava com toda a torcida ao seu lado e eu sabia que ele ia mandar uns aéreos nas esquerdas. Eu e o meu técnico falamos bastante sobre que estratégia usar na bateria, mas para isso eu precisava pegar as melhores ondas da bateria. A torcida ia a loucura a cada onda surfada pelos brasileiros, mas na minha cabeça eu estava sem pressão, porque sabia que toda atenção estava focada nele. Estou feliz por ter conseguido avançar para a próxima fase”.


Ao término da terceira fase masculina, a WSL coloca as meninas na água. Serão disputados os rounds 3 e 4, além das quartas de final. Para encerrar o sábado, Fábio Gouveia e Teco Padaratz se enfrentam numa bateria especial de legends.

Previsão das ondas

A previsão é de que o swell de sul perca um pouco de força no domingo, mas mantenha a qualidade, com ondas de 1 metro e vento terral pela manhã, virando para um leve sudoeste / sul no decorrer da tarde.

Um novo swell está previsto para entrar na terça-feira, com ondas chegando aos 12 pés de face e possibilidade de séries maiores. Os ventos devem variar de oeste a sudoeste / sul. A tendência é condições irregulares, especialmente pela manhã.


Na quarta, a ondulação deve perder força, quebrando de 6 a 8 pés de face. A previsão é de vento leve a moderado de leste e nordeste.

 

Round 4

Adriano de Souza (BRA), Wiggolly Dantas (BRA) e Gabriel Medina (BRA)
2 Joel Parkinson (AUS), Mick Fanning (AUS) e Yago Dora (BRA)
3 Jordy Smith (AFR), Adrian Buchan (AUS) e Matt Wilkinson (AUS)

4 Kanoa Igarashi (EUA), Julian Wilson e Owen Wright (AUS)

 

?????? @yagodora elimina o líder do ranking, John John Florence no #OiRioPro #Saquarema #WSL #Waves #SiteWaves

Uma publicação compartilhada por Waves (@wavesbr) em Mai 13, 2017 às 5:05 PDT

Veja também
Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Mineiro e Yago na semi

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Mineiro na final

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Mineiro é campeão

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Yago derrota Medina

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Confira direto de Saquarema

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Duelo badalado

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Guigui quer a taça

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Tops de folga

Filipe Toledo

Filipe Toledo

Top sofre punição

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

À espera do swell

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Folga garantida

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Mineiro nas quartas

Oi Rio Women's Pro

Oi Rio Women's Pro

Tyler soberana

Oi Rio Women's Pro

Oi Rio Women's Pro

Semis definidas

Filipe Toledo

Filipe Toledo

WSL estuda punição

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Liderança ameaçada