Oi Rio Pro
Duelo badalado
Por Ader Oliveira em 16/05/17
Duelo entre Yago Dora e Gabriel Medina promete esquentar a quinta fase do Oi Rio Pro.


A quinta fase do Oi Rio Pro terá um duelo composto por dois dos maiores talentos do surfe brasileiro na atualidade. De um lado, o fenômeno Gabriel Medina, campeão mundial de 2014. Do outro, Yago Dora, terceiro colocado no ranking do Qualifying Series e dono de ótimas exibições em Saquarema, chegando a barrar o havaiano John John Florence, atual campeão do mundo e líder do ranking nesta temporada.

 

Nascido no Paraná e criado em Santa Catarina, Yago ganhou a chance de enfrentar os tops da elite mundial depois de vencer a triagem na praia de Itaúna. Dono de um surfe pra lá de moderno, o garoto sempre se destacou nas sessions de freesurf. Agora, mais maduro, vem conseguindo mostrar seu talento também com a lycra de competição.


No início do ano, Yago venceu o QS6.000 em Newcastle, Austrália, e começou forte a sua caminhada rumo à elite mundial.


Como Jessé Mendes - líder do QS - ganhou o wildcard para disputar o Oi Rio Pro, Yago foi chamado para substituir o compatriota na triagem e não decepcionou. Depois de bater seus adversários, ele estreou na prova dando uma dura no havaiano John John Florence. Com um aéreo rodando sensacional de backside, Yago chegou muito perto da virada - precisava de 9.30, mas os juízes deram 9.27.


Na repescagem, o brazuca passou pelo californiano Kolohe Andino, que ocupava a quinta posição no ranking.


A terceira fase marcou o reencontro entre Yago e John John Florence, e dessa vez o havaiano não teve chance alguma. Versátil, o vencedor da triagem começou arrepiando as esquerdas e mandou ver também de backside para vencer a batalha por 15.50 a 10.16 pontos.


No round 4, Yago Dora fez outra boa apresentação, mas viu o experiente australiano Mick Fanning registrar 17.50 pontos em possíveis, contra 15.13 do jovem brasileiro e 12.54 de Joel Parkinson.


Próximo adversário do atleta, Gabriel Medina vem comendo pelas beiradas em Saquarema. Foi superado por Nat Young na estreia, bateu Jessé Mendes na repescagem e Bede Durbidge no round 3, antes de ficar em terceiro no duelo brasileiro vencido por Adriano de Souza, com Wiggolly Dantas em segundo.


Em 2017, Medina começou o ano fazendo uma belíssima campanha em Gold Coast, onde ficou em terceiro lugar - mesmo depois de sofrer uma lesão no joelho durante a competição. Em Margaret, o top amargou o seu pior resultado na temporada até o momento, perdendo para o wildcard Jacob Wilcox na repescagem.

O brasileiro também não foi bem em Bells Beach, onde avançou apenas uma bateria. No momento, ele ocupa a 11a posição no ranking, empatado com o havaiano Ezekiel Lau.

Foto de capa: Luis Mazzoni / @lmazzoniphoto

Veja também
Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Mineiro e Yago na semi

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Mineiro na final

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Mineiro é campeão

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Yago derrota Medina

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Confira direto de Saquarema

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Guigui quer a taça

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Tops de folga

Filipe Toledo

Filipe Toledo

Top sofre punição

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

À espera do swell

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Folga garantida

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Mineiro nas quartas

Oi Rio Women's Pro

Oi Rio Women's Pro

Tyler soberana

Oi Rio Women's Pro

Oi Rio Women's Pro

Semis definidas

Filipe Toledo

Filipe Toledo

WSL estuda punição

Oi Rio Pro

Oi Rio Pro

Liderança ameaçada