NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
CBSurf Tour
Reunião de talentos
Por Chico Padilha em 03/07/17
Segunda etapa do CBSurf Tour reúne cerca de 140 atletas nos dias 8 e 9 de julho, em Maracaípe (PE).
1600x1067
Segunda etapa do CBSurf Tour reúne cerca de 140 atletas das categorias nos dias 8 e 9 de julho, em Maracaípe (PE). Foto: Eros Sena.

 

Equipes de surfistas de diversos estados brasileiros se reúnem nos dias 8 e 9 de julho em Maracaípe (PE), para participar da segunda etapa do CBSurf Tour, abrindo o Rota do Mar Surf and Music 2017.

Atletas com idades até 18 anos nas categorias Junior (Sub 18 masculino e feminino), Mirim (Sub 16 masculino e feminino) e Iniciante (Sub 14 masculino). Cerca de 140 competidores de todo o país devem participar do evento com a missão de pontuar individualmente e por seleção de seu estado. Já existe confirmação dos times de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Os vencedores receberão pranchas Real Magia, kits com produtos Rota do Mar e troféus.

 

Pelo segundo ano consecutivo, o Rota do Mar Surf and Music sedia uma etapa do CBSurf Tour. A competição nacional das categorias de base do surfe brasileiro deste ano está sendo liderada pelo estado de Santa Catarina. Ano passado, Pernambuco venceu pela primeira vez o circuito, que segue na sua 30ª edição. O estado ocupa o décimo lugar no ranking 2017. A disputa de pontos na praia pernambucana também será decisiva para a escolha da equipe composta por 12 atletas que vai participar do Mundial Junior da ISA (Associação Internacional de Surfe), que acontecerá no Japão, de 23 de setembro a 1 de outubro. Pelo menos 11 sairão do ranking da competição após as etapas posteriores do circuito. No total, serão quatro atletas no Sub 18 masculino, duas no Sub 18 feminino, quatro no Sub 16 masculino e duas no Sub 16 feminino.

 

2048x1365
Tainá Hinckel é uma das confirmadas no evento. Foto: WSL / Poullenot.

Destaques - O CBSurf Tour é sempre muito disputado. Nesta edição, vai contar com a presença de destaques da nova geração de surfistas brasileiros. Já estão confirmadas as presenças da líder das categorias Sub 18 e Sub 16 e campeã Sul-Americana 2016, Tainá Hinckel (SC), e a jovem Nalanda Carvalho (PB), campeã do Surf Kids Nordeste 2016. Elas contarão com a companhia de Maju Freitas e de Carol Bonelli, ambas do Rio de Janeiro, e de uma das mais recentes promessas: Sophia Medina, a irmã caçula de Gabriel Medina, que deve competir na categoria Sub 16. 

 

A competição também contará com a presença de Jonas Pereira, o Marretinha, de Cabedelo (PB), que busca o bicampeonato da categoria Sub 18 e está sendo liderada pelo paulista Eduardo Mota; e do bicampeão Sub 16, o pernambucano e agora Sub 18 Cauã Nunes. Outro destaque é o pequeno Yuri Barros (PB), de 11 anos, campeão Brasileiro 2016 na Iniciante/Sub-14 e da primeira edição do Rota do Mar Surf and Music. Ano passado, o pequeno paraibano se tornou o surfista mais jovem a conquistar o brasileiro da categoria. Participa da competição depois de voltar de sua primeira trip internacional pelas praias do Peru com o ídolo Ítalo Ferreira.

 

Para Adalvo Argolo, presidente da CBSurf, o Brasileiro de Seleções é a melhor forma de preparar desde cedo os futuros campeões. “Todos os brasileiros que ganharam título mundial passaram pelo circuito de base nacional. Por isso é fundamental apostar e investir cada vez mais nessa competição. Também é importante que o circuito seja realizado sempre passando pelo Nordeste para dar mais oportunidade de mais atletas da região participarem. Nesses últimos anos, o apoio da Rota da Rota do Mar em Pernambuco tem sido fundamental para isso”, comentou. 

 

Este é o quarto ano consecutivo que a Rota do Mar promove ou apoia eventos de surfe válidos como etapas das principais competições nacionais do surfe. “Apesar do cenário econômico nacional, fazemos questão de continuar mantendo o apoio principalmente numa competição tão importante para a revelação e desenvolvimento de talentos no surfe nacional. Sabemos que grandes nomes da atualidade, como Gabriel Medina, Adriano de Souza e Filipe Toledo, entre outros, passaram por essa competição. Queremos contribuir para fomentar esse desenvolvimento de alto nível principalmente agora que o esporte também é olímpico”, comenta Lucas Galindo, gerente de marketing da Rota do Mar, se referindo à decisão de que o surfe foi incluído entre as modalidades que serão disputadas nas Olimpíadas de Tóquio. 

 

Segundo Geraldo Cavalcanti, presidente da Associação Nordestina de Surf e coordenador técnico do evento, o apoio da Rota do Mar nesse momento é essencial para o surfe brasileiro. “Em uma época de maior crise na história desse país, a Rota do Mar vem no sentido contrário a tudo e patrocina três eventos consecutivos de âmbito nacional, transformando Maracaípe na capital nacional do surfe em julho. Agradecemos à empresa pelo grande apoio, coragem, visão e, o mais importante, pela confiança no surfe brasileiro bicampeão mundial”, declarou.

CBSurf Tour 2017 - Ranking 2017

 

Seleções


1 Santa Catarina 1000
2 São Paulo 900
3 Ceará 810
4 Rio de Janeiro 729
5 Rio Grande do Norte 656
6 Paraíba 590
7 Alagoas 531
8 Pará 478
9 Maranhão 430
10 Pernambuco 387

 

Junior Sub 18 Masculino


1 Eduardo Motta (SP) 1000 pontos
2 Mateus Ramos (CE) 900
3 Lucas Vicente (SC) 810
4 Raoni Ribeiro (CE) 729

 

Junior Sub 18 Feminino


1 Tainá Hinckel (SC) 1000 pontos
2 Carol Bonelli (RJ) 900
3 Luara Thompson (RJ) 810
4 Júlia Camargo (RJ) 729

 

Mirim Sub 16 Masculino


1 Daniel Templar (RJ) 1000 pontos
2 Wallace Vasco (SC) 900
3 Mateus Sena (RN) 810
4 Lucas Silva (RN) 729

 

Mirim Sub 16 Feminino


1 Tainá Hinckel (SC) 1000 pontos
2 Ariane Gomes (CE) 900
3 Carol Bonelli (RJ) 810
4 Júlia Camargo (RJ) 729

 

Iniciante Sub 14


1 Luís Mendes (SC) 1000 pontos
2 Rodrigo Saldanha (SP) 900
3 Yuri Barros (PB) 810
4 Yan Sondahl (SP) 729

Veja também
CBSurf Tour

CBSurf Tour

Sampa chega forte

CBSurf Master

CBSurf Master

Lucinho inspirado

CBSurf Tour

CBSurf Tour

Vagas em jogo

CBSurf Master

CBSurf Master

Duelos entre veteranos

CBSurf Tour

CBSurf Tour

Campeões em Ipojuca

CBSurf Tour

CBSurf Tour

Embates em Ipojuca

CBSurf Tour

CBSurf Tour

Maresias recebe etapa

CBSurf Master

CBSurf Master

Experiência no outside

CBSurf Tour e Master

CBSurf Tour e Master

Inscrições abertas

CBSurf Master

CBSurf Master

Abertura em Pernambuco

CBSurf Tour

CBSurf Tour

Calendário em andamento

CBSurf Tour

CBSurf Tour

Cliques no Pará

CBSurf Tour

CBSurf Tour

Primeiro passo

CBSurf Tour

CBSurf Tour

Pará recebe revelações

CBSurf Tour

CBSurf Tour

Conexão Pará - Japão