NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Arpoador Surf Club
Troca de guarda no Arpex
Por Guilherme Aguiar em 06/12/17
Terceira e decisiva etapa do Circuito Arpoador Surf Club é realizada em alto astral e boas ondas no pico da zona sul do Rio de Janeiro (RJ).
1014x675
Pódio da categoria Open da última etapa do Circuito Arpoador Surf Club, vencida por Marcelo Bispo. Foto: Claudio Franco.

 

Na última semana de novembro, aproximadamente 130 atletas de nove categorias participaram da terceira e decisiva etapa do Circuito Arpoador Surf Club 2017, apresentado pela OsklenSurfing.
 
No primeiro dia, sábado (25), foi a vez da nova geração "Arpex Groms" dominar o Arpoador em um belo dia de sol com ondas pequenas e bem formadas. Os atletas das categorias Open, Grand Master, e Feminino Open ficaram em espera por ondas um pouco maiores e mais consistentes para entrarem em ação.
 

1014x675
Anderson Picachu fatura o ranking da categoria Open. Foto: Claudio Franco.

 

E a organização do ASC teve de esperar até o último dia da janela de espera (30), quando as previsões apontavam para a chegada de uma nova ondulação de sul atingindo o litoral carioca durante o dia.
 
O dia marcado amanheceu com o mar ainda bem calmo, sem sinal do novo swell. Confiando na previsão de melhora ao longo do dia, a direção de prova em conjunto com os atletas presentes decidiu dar início às competições por volta de 07:45 horas, com ondas já um pouco mais divertidas e constantes em torno de meio metro.
 

1300x865
Mari Taboada leva troféu da etapa e do circuito no Feminino. Foto: Ana Paula Vasconcelos.

 

E se pela manhã havia dúvidas se as condições estariam dignas para um campeonato do ASC, tradicionalmente só realizado com boas ondas, estas acabaram logo na primeira bateria do dia com a performance do atleta de Niterói, Floriano Pinheiro, autor de duas notas excelentes (9.17 e 8.20) durante os 40 minutos de bateria. E no decorrer do dia o mar foi ganhando volume como previsto, proporcionando boas performances dos melhores atletas.
 
Na categoria Feminino, as líderes do ranking Julia Camargo e Ariane Mateik tiveram de abandonar a etapa devido a contusões nas costas, abrindo espaço para Mari Taboada e Monika Takaki disputarem o título. Melhor para Mari, que venceu a etapa e o ranking com uma boa média nas suas duas melhores ondas (7.08). Em segundo e não muito distante ficou Monika Takaki (6.72), seguida por Gabriela Pulcherio (3ª), Luz Stecca (4ª), Maria Cláudia (5ª) e Manoela Bowles (6ª).
 

997x664
Betinho Deng é o melhor da etapa na Grand Master. Foto: Ana Paula Vasconcelos.

 

Nas categorias masculinas o formato de competições do ASC é por pontos corridos. Na primeira fase desta etapa as baterias tiveram 40 minutos de duração com seis atletas, sendo que três tinham prioridade sobre os outros três na primeira metade da bateria. Nos 20 minutos finais a prioridade invertia. Ao fim das 11 baterias da primeira fase os seis atletas com as melhores duas ondas se classificaram para a final.
 
Na Grand Master, para atletas a partir de 40 anos, a ausência do líder do ranking Nando Madalena, de Macaé (RJ), abriu caminho para dois ex-campeões, Marcelo Bôscoli (2016) e Eduardo Chalita (2012/13). Correndo por fora e torcendo por um tropeço dos líderes estavam Betinho Deng, Carlos Matias, Guilherme Penteado, Bruno Brocá, Fernando Xará e Duda Tedesco.

 

1015x675
Marcelo Bôscoli quem fica com o título do ranking entre os veteranos. Foto: Claudio Franco.

 

Primeiro atleta a chegar na praia para treinar, Bôscoli mostrou que não estava para brincadeiras e mostrou seu cartão de visitas logo na primeira fase, se classificando em primeiro para a final. Mesmo desclassificado na primeira fase (em 7º), apenas Eduardo Chalita ainda tinha chances de tirar o título do Bôscoli, mas, tinha de torcer para que este ficasse em último (6º) na grande final.
 
A final foi muito bem disputada, com Bôscoli, Fernandinho do Leme e Pedro Peixoto dominando as ações iniciais. Porém, com uma esquerda muito bem surfada de backside e julgada no conceito excelente (8.53), Betinho Deng tomou a liderança no final da bateria e venceu a etapa. Em segundo e se consagrando bicampeão do ASC (16/17) ficou o regular footer Marcelo Bôscoli. Completaram o pódio os goofies Fernandinho do Leme (3º), Pedro Peixoto (4º), Guilherme Penteado (5º), e Bruno Brocá (6º).
 
Na Open, os destaques da primeira fase, com médias na casa dos 8.60 pontos, foram Floriano Pinheiro (1ª bateria), Marcelo Bispo (2ª bateria), e Fabiano Passos (9ª bateria). Também se classificaram para a final Bruno Coutinho (4ª bateria), Anderson Picachú (5ª bateria) e Bernardo Bordovsky (10ª bateria), estes últimos tendo de tirar uma diferença para os primeiros de mais de um ponto com as suas duas melhores ondas na final.

 

 

A última bateria do campeonato e do circuito 2017 marcou um confronto de gerações do Arpoador. De um lado a velha guarda representada por Fabiano Passos, Bruno Coutinho, e Marcelo Bispo. Do outro, dois novos talentos locais formados nas categorias de base do ASC, Anderson Picachú e Bernardo Bordovsky. No fim, uma vitória para cada lado: Bispo venceu a etapa e Picachú o ranking, um sinal da saudável e inevitável troca de guarda que está começando a acontecer na categoria principal do ASC.
 
Resultados
 
Open

 

1 Marcelo Bispo
2 Anderson Picachú
3 Bernardo Bordovsky
4 Bruno Coutinho
5 Floriano Pinheiro
6 Fabiano Passos
 
Campeão do ranking Anderson Picachú
 
Grand Master

 

1 Betinho Deng
2 Marcelo Bôscoli
3 Fernandinho do Leme
4 Pedro Peixoto
5 Guilherme Penteado
6 Bruno Brocá
 
Campeão do ranking Marcelo Bôscoli
 
Feminino

 

1 Mari Taboada
2 Monika Takaki
3 Gabriela Pulcherio
4 Luz Stecca
5 Maria Claudia
6 Manoela Bowles
 
Campeã do ranking Mari Taboada

Veja também
Catarinense Master

Catarinense Master

Veteranos chegam à decisão

Circuito ASJ

Circuito ASJ

Palco armado na Joaca

Surf Talentos

Surf Talentos

Leo abençoado no Santinho

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

Brasileiros competem no Peru

Posto 11

Posto 11

Amistoso no Leblon (RJ)

Circuito Itanhaense

Circuito Itanhaense

Municipal define campeões

Arpex Groms

Arpex Groms

Kainalo faz a trinca

Ascam 2017

Ascam 2017

Sucesso em Camburi

ASN Nova Geração

ASN Nova Geração

Molecada faz a festa

Festival da Praia Branca

Festival da Praia Branca

Inscrições na reta final

Surf Talentos

Surf Talentos

Santinho testa a fé

Municipal de Imbé

Municipal de Imbé

Pedrinha rouba a cena

Circuito Medina/ASM

Circuito Medina/ASM

Highlights dos campeões

Mundial de Surfe Adaptado

Mundial de Surfe Adaptado

Jonathan vai com tudo

A Tribuna Colegial

A Tribuna Colegial

Adélia faz a festa