NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
SC Interassociações
Título fica em casa
Por João Lopes em 20/11/17
Balneário Camboriú faz o dever de casa e conquista o título do Santa Catarina Interassociações 2017.
Bárbara Muller, SC Interassociações 2017, Balneário Camboriú (SC). Foto: Basilio Ruy/Prime.Press07.
Bárbara Muller, SC Interassociações 2017, Balneário Camboriú (SC). Foto: Basilio Ruy/Prime.Press07.

A grande festa do surfe catarinense realizada em Balneário Camboriú (SC) no último fim de semana (18 e 19) fez jus ao título de maior competição entre associações do Brasil. No total, cerca de 170 atletas divididos em 17 equipes de todo estado disputaram mais uma edição do Santa Catarina Interassociações, etapa única que definiu a associação campeã de 2017.

 

Baterias eletrizantes e nervos exaltados fazem parte desse evento, realizado desde os anos 1990 em Santa Catarina. O mar esteve pequeno durante o finm de semana, com as ondas reagindo no domingo decisivo. As séries chegaram acima de meio metro com boa formação, confirmando as previsões.

 

A execução do hino nacional e a tradicional Cerimônia das Areias aconteceram excepcionalmente no domingo ao meio dia. O colorido das equipes uniformizadas, com suas bandeiras na praia chamou a atenção do público presente, que acompanhou e prestigiou toda a movimentação com atenção.
 
Surfe catarinense mostra sua força
 
A cada ano o evento se consolida no calendário do surfe catarinense e atrai mais associações para suas disputas. Foi o caso da ASBQ (Associação de Surf de Brusque), uma das novidades neste ano no Interassociações. Foi a primeira participação da equipe na competição, que fez bonito e colocou um atleta na final Iniciantes, fazendo seu primeiro pódio da história.

 

Para o promotor do evento Aurélio Ramos, apesar das dificuldades de realizar um evento desse porte, a edição de 2017 foi concluída com sucesso. “Já havia comentado que não foi fácil fazer o Interassociações neste ano, devido a tudo que aconteceu na economia do país. Não poderíamos deixar esse passar em branco um campeonato que só Santa Catarina realiza no mundo inteiro e tem todo esse diferencial”, declara Aurélio.
 
Raio X das equipes finalistas
 
Diferente da temporada passada quando foi disputado em três etapas, este ano o título de melhor associação catarinense foi definido em apenas um evento. Foi uma disputa travada bateria a bateria entre as equipes, com algumas favoritas se destacando na frente das demais a cada parcial divulgada pela locução.

 

Barra do Sul (ASB) chegou forte em busca do bicampeonato e liderou boa parte da competição. Com o decorrer das fases, foram perdendo atletas importantes e ficando pra trás na reta final no domingo, finalizando o evento na quarta posição.

 

A Joaquina (ASJ) mostrou porque é considerada uma das forças do surfe catarinense, permanecendo na briga direta pelo título em todo evento, terminando em terceiro. Com esse resultado, o time de Floripa manteve o excelente retrospecto nas últimas três temporadas, finalizando entre as três melhores do estado. Venceu em 2015 e foi vice-campeã em 2016.

 

Imbituba (ASI) foi a campeã em 2014 e por pouco não conseguiu repetir o feito neste ano. O time do sul do estado participou de seis finais, e chegou a finalizar o sábado na liderança do ranking. Os imbitubenses mantiveram o ritmo durante o domingo decisivo, até serem superados pelo time local e terminando com o vice-campeonato.

 

A ASBC Balneário Camboriú é a maior vencedora da história do Interassociações, e conquistou seu décimo primeiro título neste domingo. “Fazia tempo que não sentia essa sensação de estar liderando essa competição e conquistar a vitória”, comenta o presidente da entidade Thiago Velasques, juntamente com sua diretoria. A última vez que a ASBC venceu foi em 2013, em Barra Velha(SC).
 
Finais de alto nível
 
Este ano nove categorias foram disputadas, com a inclusão dos Adaptados, uma das novidades na temporada. O primeiro campeão da modalidade foi Robson Gasperi, da ASC Campeche. A primeira vitória no evento de Balneário Camboriú veio no Longboard com o experiente Josimar Pita, que conhece bem as ondas do lugar.

 

A sequência de títulos da ASBC continuou na bateria seguinte, com o Infantil Antonio Vitorino. A única vitória dos campeões de 2016 foi conquistada com Luiz Mendes, da ASB Barra do Sul na categoria Iniciantes.

 

A ASJ Joaquina obteve duas vitórias neste final de semana: Uriel Sposaro na Mirim e Raphael Becker na Master, ambos apresentando excelentes performances durante toda a competição. O único título da ASI Imbituba foi com Giovane Pickaski na Júnior, que dominou os dez minutos da decisão.

 

Com o título de Barbara Muller na Feminino ainda no sábado, a ASBC totalizava três vitórias no Interassociações, e o desfecho não poderia ser melhor para os donos da casa. A última decisão aconteceu com a Open, uma das melhores baterias de todo o evento.

 

Com um estilo refinado e polido, Matheus Navarro mostrou total sincronia com as ondas de BC. Ele neutralizou seus oponentes impondo notas excelentes (9.70 e 8.00) para comemorar o título. A festa “cambojana” ficou completa com a segunda posição de André Gonçalves. Ele também fez um “high score” (8.00 pts) em sua melhor apresentação, executando um alley oop de frontside e fechar com estilo a dobradinha da ASBC.

 

Apesar de ter sido apenas uma etapa, o Santa Catarina Interassociações 2017 foi memorável, e confirmou todas as expectativas de ser um dos melhores de toda sua história. Acima de qualquer disputa mais acirrada e acalorada por pontos ou títulos, o que prevalece é a camaradagem entre as equipes. No final todos são os verdadeiros campeões, e que celebram juntas a força do surf catarinense.   

 

O Santa Catarina Interassociações 2017 teve a apresentação da Vida Marinha e Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú. Apoio: Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, Hotel Vieira´'s, Ambiental e Surfer´s Paradise. Supervisão Técnica: ASBC (Associação de Surf de Balneário Camboriú) e Fecasurf. Realização: MAC.
 
Resultados

 

Open

 

1 Matheus Navarro – ASBC Baln. Camboriú
2 André Gonçalves- ASBC Baln. Camboriú
3 Cauê Wood– ASM Matadeiro
4 Rodrigo Couto– ASF Ferrugem
 
Júnior

 

1 Giovane Picaski – ASI Imbituba
2 Tayrom da Silva – ASG Garopaba
3 Anderson Junior – ASI Imbituba
4 Tomás Miguez- ASG Garopaba
 
Mirim

 

1 Uriel Sposaro- ASJ Joaquina
2 Heitor Mueller – AFS São Francisco do Sul
3 Ryan Cordeiro- AIS Itapoá
4 Leonardo Barcelos – ASI Imbituba
 
Master

 

1 Raphael Becker– ASJ Joaquina
2 Márcio Leal- ASBC Baln Camboriú
3 Fernando Santiago – ASESUL Extremo-Sul da Iha
4 Roni Ronaldo – ASG Garopaba
 
Infantil

 

1 Antonio Vitorino– ASBC Baln. Camboriú
2 Noah machado – ASB Barra do Sul
3 Lucas Cainan – ASI Imbituba
4 Davi Glazer – ASJ Joaquina
 
Feminino

 

1 Barbara Muller- ASBC Baln. Camboriú
2 Gabriela Leite – ASB Barra do Sul
3 Andreza Barcelos- ASI Imbituba
4 Susã Leal – AFS São Francisco do Sul
 
Iniciantes

 

1 Luiz Mendes – ASB Barra do Sul
2 Lucas Machado-  ASM Matadeiro
3 João Vitor- ASBQ Brusque
4 Danilo Muniz – ABS Bombinhas
 
Longboard

 

1 Josimar Pita – ASBC Baln. Camboriú
2 Márcio Vilela- ASI Imbituba
3 Otomar Ribeiro – ASG Garopaba
4 Léo Viana – ASIS Ingleses e Santinho
 
Adaptados

 

1 Robson Gasperi- ASC Campeche
2 Jonathan Borba- ASPI Itajaí
3 Eduardo Merlin- ASIS Ingleses e Santinho
4 Miguel Junior- ASI Imbituba
 
Ranking final do Santa Catarina Interassociações 2017

 

1 Balneário Camboriú (ASBC) - 141 pontos
2 Imbituba (ASI) - 130
3 Joaquina (ASJ) - 116
4 Barra do Sul (ASB) - 115
4 Garopaba (ASG) - 115
6 Matadeiro (ASM) - 99
7 Itapoá (AIS) - 95
8 Ferrugem (ASF) - 87
9 São Francisco do Sul (AFS) - 83
10 Ingleses e Santinho (ASIS) - 81
11 Itajaí (ASPI) - 77
11 Extremo Sul da Ilha (ASESUL) - 77
13 Campeche (ASC) - 67
14 Brusque (ASBQ) - 64
15 Bombinhas (ABS) - 61
16 Praia do Rosa (ASPR) - 54
17 Lagoinha do Leste (ASNLL) - 48

Veja também
Catarinense Master

Catarinense Master

Veteranos chegam à decisão

Circuito ASJ

Circuito ASJ

Palco armado na Joaca

Arpoador Surf Club

Arpoador Surf Club

Troca de guarda no Arpex

Surf Talentos

Surf Talentos

Leo abençoado no Santinho

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

Brasileiros competem no Peru

Posto 11

Posto 11

Amistoso no Leblon (RJ)

Circuito Itanhaense

Circuito Itanhaense

Municipal define campeões

Arpex Groms

Arpex Groms

Kainalo faz a trinca

Ascam 2017

Ascam 2017

Sucesso em Camburi

ASN Nova Geração

ASN Nova Geração

Molecada faz a festa

Festival da Praia Branca

Festival da Praia Branca

Inscrições na reta final

Surf Talentos

Surf Talentos

Santinho testa a fé

Municipal de Imbé

Municipal de Imbé

Pedrinha rouba a cena

Circuito Medina/ASM

Circuito Medina/ASM

Highlights dos campeões

Mundial de Surfe Adaptado

Mundial de Surfe Adaptado

Jonathan vai com tudo

A Tribuna Colegial

A Tribuna Colegial

Adélia faz a festa