NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Heitor Duarte
Muralhas da China
Por Fábio Maradei em 11/10/17
Heitor Duarte comenta aventura na pororoca chinesa do Rio Qiantang.
1280x960
Heitor Duarte e o parceiro de aventura na China João Pedro Simonsen: dupla alcançou o quarto lugar em evento na pororoca chinesa. Foto: Arquivo pessoal.

 

O mais novo surfista do mundo a surfar a onda da Pororoca do Rio Qiantang, na China, o paulista de Maresias, Heitor Duarte já está de volta ao Brasil, trazendo na bagagem o quarto lugar no Silver Dragon Shootout.

 

Convidado pelo experiente João Pedro Simonsen para formar uma dupla, o atleta do Instituto Gabriel Medina (IGM) fez bonito no evento realizado no Rio Qiantang, na cidade de Hangzhou, entre os últimos dias 5 e 7 de outubro.

 

Foi a sua primeira disputa no exterior e mais do que “domar” a longa onda, que aparece em hora marcada, ele teve de superar a ansiedade por toda a novidade vista. “Foi incrível e muito diferente de outros campeonatos. Competir na Pororoca com seu parceiro e surfistas incríveis, sabendo que você é um dos poucos que já surfaram lá é muito bom”, vibra o atleta de 16 anos.

 

“É uma onda só por dia, que só quebra na Lua Cheia e tem hora certinha para passar. Com 2 metros e arrastando tudo. Minha primeira onda fiquei surfando por um minuto ou mais, até as pernas não aguentarem mais. Em nem estava acreditando que era verdade. A competição é muito louca”, comenta, agradecendo a confiança de João Simonsen. “Se não fosse por ele, não teria participado dessa experiência sensacional”, fala Heitor, que viajou com apoio de Armamento Rebelde.

 

 

 

Seu parceiro de viagem e disputa foi o empresário João Pedro Simonsen, 51 anos, que competiu na China pela segunda vez. Acostumado a desafios e novidades, ele foi o primeiro brasileiro a surfar em Jaws e foi pela capacidade em surfar ondas grandes, que recebeu o convite para competir na China, de ninguém menos que o australiano Peter Townend, primeiro campeão mundial de surf, em 1976.

 

“Ele é um bom amigo e disse que me convidou pois sabia da minha habilidade em ondas grandes e também em pilotar o jet e lidar com situações extremas no mar. E que eu, provavelmente, teria um parceiro à altura. Optei pelo Heitor, pois o conheço desde muito pequeno e sei o quanto sua dedicação e esforço estão resultando em boas performances. O cara está quebrando”, elogia.

 

Simonsen conta que a disputa é bem dinâmica, mas com grande segurança. A onda dura aproximadamente uma hora, no meio de uma cidade repleta de edifícios. “Isso tudo na frente de uma onda com mais de 2 metros, que vem subindo o rio com grande velocidade. Doideira geral”, ressalta. “O Heitor foi melhor do que esperado. Além de surfar muito bem, foi ótimo no jet e um excelente companheiro de viagem”, complementa.

 

831x664
Heitor Duarte com o cheque de US$ 3 mil. Foto: Arquivo pessoal.

 

Os dois terminaram em quarto lugar, recebendo um prêmio de 3 mil dólares. A vitória ficou com a dupla espanhola formada por Eneko Acerto e Naxto Gonzalez.

 

“O lugar é sensacional, um dos mais legais que já fui. Uma cultura diferente, aqueles prédios enormes”, comenta Heitor, que nem teve tempo de descansar e ao chegar ao Brasil já seguiu para Santa Catarina onde disputará o RDS Pro-Júnior, com a equipe do IGM. “Voltar da China com um resultado bom, me deixa com mais vontade de ganhar aqui”, revela o atleta do Instituto Gabriel Medina.

Veja também
SP Contest

SP Contest

Lost patrocina disputa

Hang Loose Surf Attack

Hang Loose Surf Attack

IGM bem representado

Norte da ilha

Norte da ilha

Galera ataca o Moçamba (SC)

SP Contest

SP Contest

Meneses busca título inédito

Hang Loose Surf Attack

Hang Loose Surf Attack

Visitantes atrevidos

Hang Loose Surf Attack

Hang Loose Surf Attack

30 anos de história

Circuito Salinense

Circuito Salinense

Paraenses decidem futuro

A Tribuna Colegial

A Tribuna Colegial

Campeões defendem títulos

Circuito ASN

Circuito ASN

Etapa novamente adiada

Capítulo Perfeito

Capítulo Perfeito

Por trás das cortinas

Hang Loose Surf Attack

Hang Loose Surf Attack

Adisaka caça troféu

Maresia Sul Catarinense

Maresia Sul Catarinense

Edição liga o Farol (SC)

Hang Loose Surf Attack

Hang Loose Surf Attack

Murillo segura a ansiedade

SP Contest

SP Contest

Paulistanos encaram decisão

Hang Loose Surf Attack

Hang Loose Surf Attack

Cidades duelam no Tombo (SP)

Capítulo Perfeito

Capítulo Perfeito

Perfil Anthony Walsh