NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Arpex Groms
Kainalo faz a trinca
Por Guilherme Aguiar em 30/11/17
Ryan Kainalo vence três categorias na terceira e última etapa do Circuito Arpex Groms.
Julia Duarte, Arpex Groms 2017, Arpoador, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Claudio Franco.
Julia Duarte, Arpex Groms 2017, Arpoador, Rio de Janeiro (RJ). Foto: Claudio Franco.

A terceira e última etapa do Circuito Arpex Groms foi realizada no último sábado (25) em um belo dia de sol e de ondas pequenas no Arpoador, Rio de Janeiro (RJ).
 
Além de reunir a garotada local, Circuito Arpex Groms vem atraindo cada vez mais surfistas de outras praias, interessados em treinar em um dos principais palcos do surfe competição brasileiro.
 
O grande destaque desta etapa foi o paulista Ryan Kainalo, de apenas 11 anos, que venceu não apenas a sua categoria, a Infantil (sub-12), como as duas categorias de cima, a Iniciante (sub-14), e a Mirim (sub-16).
 
Na Mirim, Ryan deixou para trás o único atleta que conseguiu vencê-lo durante todo o campeonato, na primeira semifinal, o goofy footer local Bernardo Bordovsky (vice-campeão).

 

Completaram a bateria final o surfista local de Geribá (Búzios) Kalany Ratto, autor da maior somatória da primeira fase, e o local da Barra da Tijuca, Pedro Martins, que terminou o ranking geral da Mirim em primeiro. Porém, dentre os atletas filiados ao ASC (Arpoador Surf Club) o título da categoria ficou com Francisco Vilela.
 
Na categoria Iniciante, para atletas com até 14 anos de idade, Ryan superou o buziano Kalany Ratto (vice-campeão) por apenas seis décimos. Completaram a final o niteroiense Caio Knappi (3º) e o surfista local Alex Berg (4º), que com este resultado se consagrou campeão Iniciante do ASC em 2017.
 
Já na categoria Infantil Ryan venceu com um placar bem mais folgado, somando o dobro dos pontos do segundo colocado, Nathan Hereda (vice-campeão), surfista do Recreio (zona oeste do Rio) de apenas 9 anos de idade. Em terceiro lugar e se consagrando campeão ASC Infantil 2017 ficou Bernardo Haddock, e completando o pódio outro jovem surfista local, João Pedro Dória (4º).
 
Na categoria Feminino Mirim (sub-16) a jovem talentosa surfista do Recreio Julia Duarte, que recentemente se tornou campeã do Circuito Medina / ASM, venceu um duelo mulher a mulher contra a sua amiga Ana Clara Pacca (vice-campeã), que vinha de uma final no circuito estadual da FESERJ. A Julia praticamente definiu a disputa logo na sua primeira onda, que obteve mais de 9 pontos dos juízes, a maior nota do campeonato dentre todas as categorias.
 
Os veteranos da Legends Longboard, categoria que faz parte do circuito dos adultos e que teve sua final antecipada para este fim de semana, foram para a água para dividir o line up com a molecada.

 

Logo no início da disputa o goofy local Roni Veloso conseguiu uma onda nota 7 e assumiu a liderança, consolidada depois com outra onda no conceito regular. Em segundo lugar na etapa ficou o vencedor das duas primeiras etapas, Roberto Coelho, que com este resultado se consagrou tetracampeão da categoria. Completaram o pódio Gagoo (3º) e Ricardo Sirotsky (4º).
 
Fechando o campeonato aconteceu a categoria Escolinha, que consiste em um confronto entre equipes formadas por escolinhas de surfe locais. Cada equipe foi composta por três alunos, cada um pegando e somando três ondas para o time, e um instrutor, que soma uma onda ao final. O time que completa primeiro as suas dez ondas recebe dois pontos de bonificação, assim como o time que tiver a torcida mais barulhenta.

 

A disputa foi muito animada e emocionante, e pela primeira vez no ano a vitória ficou com a Escolinha Pablo Becker, que superou a escolinha Surf-Glória (vice-campeã), a Team Bispo (3º), e a Surf Sup (4º). Com estes resultados a escolinha campeã do ranking 2017 foi a escolinha do carismático professor Jean Carlos, a Surf-Glória.
 
Além das disputas na água, durante o evento foi realizado um mutirão de limpeza da praia, com foco no micro-lixo. Todos os voluntários que participaram ganharam de brinde um copo reutilizável Meu Copo Eco, sendo que aquele que mais coletou lixo ganhou uma bela camisa do campeonato produzida pela OsklenSurfing.
 
Agora as atenções se voltam para as categorias adultas (Open, Grand Master e Feminino), que têm a sua etapa final nesta quinta-feira (30), quando se encerra o período de espera doCircuito OsklenSurfing | Arpoador Surf Club 2017.
 
Resultados

 

Mirim

 

1 Ryan Kainalo
2 Bernardo Bordovsky
3 Kalany Ratto
4 Pedro Martins
 
Campeão do ranking Francisco Vilela
 
Mirim Feminina

 

1 Julia Duarte
2 Ana Clara Pacca
 
Campeã do ranking Julia Duarte
 
Iniciante

 

1 Ryan Kainalo
2 Kalany Ratto
3 Caio Knappi
4 Alex Berg
 
Campeão do ranking Alex Berg
 
Infantil

 

1 Ryan Kainalo
2 Nathan Hereda
3 Bernardo Haddock
4 João Pedro Dória
 
Campeão do ranking Bernardo Haddock
 
Escolinha

 

1 Pablo Becker
2 Surf-Glória
3 Team Bispo
4 Surf Sup
 
Campeã do ranking Surf-Glória

Legends Longboard

 

1 Roni Veloso
2 Roberto Coelho
3 Gagoo
4 Ricardo Sirotsky
 
Campeão do ranking Roberto Coelho

Veja também
Catarinense Master

Catarinense Master

Veteranos chegam à decisão

Circuito ASJ

Circuito ASJ

Palco armado na Joaca

Arpoador Surf Club

Arpoador Surf Club

Troca de guarda no Arpex

Surf Talentos

Surf Talentos

Leo abençoado no Santinho

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

Brasileiros competem no Peru

Posto 11

Posto 11

Amistoso no Leblon (RJ)

Circuito Itanhaense

Circuito Itanhaense

Municipal define campeões

Ascam 2017

Ascam 2017

Sucesso em Camburi

ASN Nova Geração

ASN Nova Geração

Molecada faz a festa

Festival da Praia Branca

Festival da Praia Branca

Inscrições na reta final

Surf Talentos

Surf Talentos

Santinho testa a fé

Municipal de Imbé

Municipal de Imbé

Pedrinha rouba a cena

Circuito Medina/ASM

Circuito Medina/ASM

Highlights dos campeões

Mundial de Surfe Adaptado

Mundial de Surfe Adaptado

Jonathan vai com tudo

A Tribuna Colegial

A Tribuna Colegial

Adélia faz a festa