NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Silverbay Garopabense
Evento se aproxima
Por João Lopes em 17/03/17
Contagem regressiva para o início do Circuito Silverbay em Garopaba, neste fim de semana (18 e 19/3).
960x638
A bela Garopaba (SC) pronta para receber mais um grande evento em sua rica história com o surf. Foto: Divulgação.

 

O título de capital catarinense do surfe confirma a relação de Garopaba (SC) com o esporte que tornou a cidade mundialmente famosa. Uma homenagem merecida ao lugar com belas praias, ondas perfeitas e palco de campeonatos históricos que ajudaram a profissionalizar o surfe no Brasil.

O cenário não poderia ser melhor para a realização de um circuito diferenciado como o Silverbay Garopabense de Surf 2017. A variedade e qualidade das ondas fazem de Garopaba (em Guarani, YGARA PABA, ou “enseada das canoas”) um lugar singular no litoral brasileiro.


Será a segunda edição deste circuito, que acontece no próximo fim de semana (18 e 19/3). As previsões indicam a chegada de boas ondas para a competição, e a direção de prova aguarda o melhor lugar para definir o local da prova.


O passado mostra a forte ligação da cidade com o desenvolvimento do surfe em Santa Catarina e no Brasil. A década de 80 foi de descoberta para cariocas, gaúchos e paulistas, que viajavam quilômetros atrás de ondas perfeitas e diversão, colocando de vez Garopaba na rota das “surfe trips” no país.


“Foi um elo que uniu o surfe a Garopaba que acabou rendendo o título de capital do surfe de Santa Catarina em 2003. A diretoria da ASG na época (Associação de Surf de Garopaba) recebeu essa homenagem e contou com a presença dos surfistas garopabenses na Assembleia Legislativa de Santa Catarina”, relembrou Nelson Mitke, atual presidente da ASG.

Inscrições abertas - As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente com a Fecasurf, ou em depósito na conta do Banco do Brasil, Agência: 5201-9, Conta Corrente: 844759-4. 


*Para os surfistas catarinenses, é obrigatória a filiação junto a Fecasurf para o circuito em 2017. *Surfistas de outros estados não precisam estar filiados a Fecasurf para competir no circuito.

960x654
Roni Ronaldo foi um dos primeiros surfistas de destaque a sair de Garopaba para o mundo. Foto: Basílio Ruy.

 

Talentos de Garopaba - Roni Ronaldo foi o primeiro surfista da região a ganhar notoriedade nas competições. O popular “Galego” foi um dos responsáveis em divulgar o nome de Garopaba para todo o Brasil e para o Mundo.


Fellipe Ximenes, Yuri Gonçalves (campeão catarinense profissional de 2012) e Marco Giorgi vieram na sequência, mantendo a tradição da cidade em revelar excelentes surfistas e competidores.

 

Eventos que entraram pra história - A década de 80 foi crucial para a consolidação de Garopaba como uma das “surf cities” mais badaladas do país. Muito se deve aos campeonatos que tiveram repercussão internacional, como o intercâmbio Brasil x EUA (1986/1987), realizado na praia do Silveira.


Em 1988, a cidade entrou de vez na rota dos grandes eventos, com a realização do Mormaii Surf Pro, válido pelo novo circuito brasileiro profissional da ABRASP na época.


O campeonato começou na praia da Ferrugem e foi finalizado no Silveira em condições épicas. Séries com 12 pés revelaram o potencial das ondas no Sul do Brasil, confirmando a vocação da cidade para o surfe.


No decorrer dos anos, Garopaba recebeu etapas do Super Trials, Brasil Tour e Super Surf da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), além dos Pro Juniores, Circuito Catarinense de Surf Profissional e um dia de CT, em 2003 na Silveira.

Veja também
Copa Rio-Grandense

Copa Rio-Grandense

Gaúchos levantam a taça

Circuito Sebastianense

Circuito Sebastianense

IGM invade o pódio

Circuito Itanhaense

Circuito Itanhaense

Municipal consagra campeões

Catarinense Master

Catarinense Master

Legends coroados na Guarda

Copa Atalaia

Copa Atalaia

Salinenses encaram decisão

Catarinense Master

Catarinense Master

Veteranos chegam à decisão

Circuito ASJ

Circuito ASJ

Palco armado na Joaca

Arpoador Surf Club

Arpoador Surf Club

Troca de guarda no Arpex

Surf Talentos

Surf Talentos

Leo abençoado no Santinho

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

Brasileiros competem no Peru

Posto 11

Posto 11

Amistoso no Leblon (RJ)

Circuito Itanhaense

Circuito Itanhaense

Municipal define campeões

Arpex Groms

Arpex Groms

Kainalo faz a trinca

Ascam 2017

Ascam 2017

Sucesso em Camburi

ASN Nova Geração

ASN Nova Geração

Molecada faz a festa

Festival da Praia Branca

Festival da Praia Branca

Inscrições na reta final