NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Silverbay Garopabense
Evento se aproxima
Por João Lopes em 17/03/17
Contagem regressiva para o início do Circuito Silverbay em Garopaba, neste fim de semana (18 e 19/3).
960x638
A bela Garopaba (SC) pronta para receber mais um grande evento em sua rica história com o surf. Foto: Divulgação.

 

O título de capital catarinense do surfe confirma a relação de Garopaba (SC) com o esporte que tornou a cidade mundialmente famosa. Uma homenagem merecida ao lugar com belas praias, ondas perfeitas e palco de campeonatos históricos que ajudaram a profissionalizar o surfe no Brasil.

O cenário não poderia ser melhor para a realização de um circuito diferenciado como o Silverbay Garopabense de Surf 2017. A variedade e qualidade das ondas fazem de Garopaba (em Guarani, YGARA PABA, ou “enseada das canoas”) um lugar singular no litoral brasileiro.


Será a segunda edição deste circuito, que acontece no próximo fim de semana (18 e 19/3). As previsões indicam a chegada de boas ondas para a competição, e a direção de prova aguarda o melhor lugar para definir o local da prova.


O passado mostra a forte ligação da cidade com o desenvolvimento do surfe em Santa Catarina e no Brasil. A década de 80 foi de descoberta para cariocas, gaúchos e paulistas, que viajavam quilômetros atrás de ondas perfeitas e diversão, colocando de vez Garopaba na rota das “surfe trips” no país.


“Foi um elo que uniu o surfe a Garopaba que acabou rendendo o título de capital do surfe de Santa Catarina em 2003. A diretoria da ASG na época (Associação de Surf de Garopaba) recebeu essa homenagem e contou com a presença dos surfistas garopabenses na Assembleia Legislativa de Santa Catarina”, relembrou Nelson Mitke, atual presidente da ASG.

Inscrições abertas - As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente com a Fecasurf, ou em depósito na conta do Banco do Brasil, Agência: 5201-9, Conta Corrente: 844759-4. 


*Para os surfistas catarinenses, é obrigatória a filiação junto a Fecasurf para o circuito em 2017. *Surfistas de outros estados não precisam estar filiados a Fecasurf para competir no circuito.

960x654
Roni Ronaldo foi um dos primeiros surfistas de destaque a sair de Garopaba para o mundo. Foto: Basílio Ruy.

 

Talentos de Garopaba - Roni Ronaldo foi o primeiro surfista da região a ganhar notoriedade nas competições. O popular “Galego” foi um dos responsáveis em divulgar o nome de Garopaba para todo o Brasil e para o Mundo.


Fellipe Ximenes, Yuri Gonçalves (campeão catarinense profissional de 2012) e Marco Giorgi vieram na sequência, mantendo a tradição da cidade em revelar excelentes surfistas e competidores.

 

Eventos que entraram pra história - A década de 80 foi crucial para a consolidação de Garopaba como uma das “surf cities” mais badaladas do país. Muito se deve aos campeonatos que tiveram repercussão internacional, como o intercâmbio Brasil x EUA (1986/1987), realizado na praia do Silveira.


Em 1988, a cidade entrou de vez na rota dos grandes eventos, com a realização do Mormaii Surf Pro, válido pelo novo circuito brasileiro profissional da ABRASP na época.


O campeonato começou na praia da Ferrugem e foi finalizado no Silveira em condições épicas. Séries com 12 pés revelaram o potencial das ondas no Sul do Brasil, confirmando a vocação da cidade para o surfe.


No decorrer dos anos, Garopaba recebeu etapas do Super Trials, Brasil Tour e Super Surf da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), além dos Pro Juniores, Circuito Catarinense de Surf Profissional e um dia de CT, em 2003 na Silveira.

Veja também
Maresia Sul Catarinense

Maresia Sul Catarinense

Edição liga o Farol (SC)

Hang Loose Surf Attack

Hang Loose Surf Attack

Murillo segura a ansiedade

SP Contest

SP Contest

Paulistanos encaram decisão

Hang Loose Surf Attack

Hang Loose Surf Attack

Cidades duelam no Tombo (SP)

Capítulo Perfeito

Capítulo Perfeito

Perfil Anthony Walsh

A Tribuna Colegial

A Tribuna Colegial

Fábrica de talentos

Circuito Medina / ASM

Circuito Medina / ASM

Inscrições abertas em Maresias

Hang Loose Surf Attack

Hang Loose Surf Attack

Garotada invade o Tombo (SP)

Sebastianense de Surfe

Sebastianense de Surfe

Circuito na reta final

Rip Curl Guarujá Open

Rip Curl Guarujá Open

Giovani no comando

Rip Curl Guarujá Open

Rip Curl Guarujá Open

Campeões despontam no Tombo

A Tribuna Colegial

A Tribuna Colegial

Inscrições abertas no Tombo (SP)

Capítulo Perfeito

Capítulo Perfeito

Perfil Nic Von Rupp

Rip Curl Guarujá Open

Rip Curl Guarujá Open

Tombo é o palco

Circuito ASN

Circuito ASN

Decisão ganha nova data

Surf Masters

Surf Masters

Cearenses resgatam passado