NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Circuito ASN
Búzios mantém hegemonia
Por João José Macedo em 14/07/17
Primeira etapa do Circuito ASN movimenta praia de Itacoatiara.
Primeira etapa do Circuito ASN, praia de Itacoatiara (RJ). Foto: Guilherme Milward.
Primeira etapa do Circuito ASN, praia de Itacoatiara (RJ). Foto: Guilherme Milward.

Em um bonito fim de semana com sol, boas ondas de um metro no canto da pedra do Pampo e alto astral, foi concluída, nos dias 8 e 9 de julho, a primeira etapa do Circuito ASN 2017. O evento contou com uma boa estrutura para os atletas e com muitas atrações que movimentaram as areias da praia de Itacoatiara.

 

No sábado, foi feita uma linda homenagem ao eterno presidente Renato Bastos. Todos os envolvidos no campeonato fizeram uma imensa roda, uma oração e uma salva de palmas que emocionou muito a todos os presentes. A equipe da ASN está unida e comprometida para manter o legado que o Renato construiu no esporte.

 

A boa premiação distribuída atraiu os melhores surfistas amadores do estado do Rio de Janeiro e houve um equilíbrio na disputa entre as cidades. Niterói ficou com duas vitórias, os representantes da capital levaram três, e com o título do Estreante Ayrton Dylan, Búzios manteve a hegemonia na Open, registrando a quarta vitória nesta categoria nos últimos quatro eventos realizados pela ASN.

 

Um dos auges do campeonato foi a bateria dos fundadores, que reuniu algumas das maiores lendas do surfe niteroiense e foi uma oportunidade para o reencontro de velhos amigos. Esta etapa também marcou a volta do Helios Pinto para a comissão técnica da ASN. Helinho foi o primeiro brasileiro a se tornar juiz do circuito mundial, um dos mais relevantes presidentes da ASN no passado e posteriormente fundador da FESERJ.

Na água, Ângelo Giló não deixou barato e foi o grande campeão desta primeira edição. Jorginho Todaro encontrou boas esquerdas e finalizou em segundo. Homero Bicalho e Jorge Punaro, ambos membros da diretoria fundadora, ficaram em terceiro e quarto, respectivamente. Na segunda etapa, outros nomes presentes na ata de fundação serão convidados.

 

Open - O nível técnico apresentado na Open foi muito elevado e teve baterias acirradas desde as primeiras rodadas. Na semifinal, Floriano Pinheiro e Luca Nolasco tiveram uma disputa particular para ver quem seria o melhor niteroiense na etapa. Na primeira metade da bateria, ambos estavam avançando para a final, mas sofreram a virada. No último minuto, Luca conseguiu a nota para avançar para terceiro, finalizou sua participação na competição na quinta posição e ganhou uma bolsa de um mês na Mombak Fit para se preparar para as próximas competições do ano.

 

Na decisão, os representantes de Búzios dominaram o pódio. Ayrton Dylan aplicou fortes manobras de backside, foi o campeão da etapa e largou na frente na corrida pelo principal prêmio do ano, os 10 dias de hospedagem no Hidden Bay Resort Mentawai. De quebra, ainda faturou um fim de semana na Pousada Itamambuca Casa de Praia. Theo Fresia completou a dobradinha buziana com a segunda colocação. Paulo Pequeno, de Cabo Frio, passou por baterias difíceis ao longo do campeonato e terminou em terceiro. Anderson Picachu, do Arpoador, disputou sua segunda final e ficou em quarto na Open.

 

Junior - A Junior foi outra categoria dominada pelos visitantes. Daniel Domingos, local do Recreio dos Bandeirantes, acertou fortes batidas e subiu no lugar mais alto do pódio. Anderson Picachu encontrou boas ondas no meio da praia e ficou em segundo. Vicente Ferreira, de São João da Barra, tinha uma boa nota e quase completou um aéreo reverse que poderia lhe dar o título, mas terminou em terceiro. Pedro Paiva de Saquarema completou a decisão em quarto.

 

Master - O niteroiense Bernard Broitman encontrou a onda salvadora, encaixou duas boas manobras e pulou da quarta para a primeira colocação. O carioca Luiz Menezes ficou com o vice, seguido por Alexandre Almeida, na terceira colocação. Rafael Mignani foi o quarto.

 

Grand Master - Três atletas que estavam na final da categoria acima de 40 anos também estavam na decisão da Master. Desta vez, deu a dobradinha carioca com Luiz Menezes em primeiro e Alexandre Almeida em segundo. Rafael Mignani ficou em terceiro e o outro surfista local, Alex Linhares, finalizou em quarto.

 

Mirim - O representante de Niterói, Danilo de Souza, cometeu uma interferência em sua primeira onda, mas não se intimidou. Apresentou seu surfe e liderou a bateria até os minutos finais, quando sofreu a virada do carioca Pedro Amorim. Caio Albuquerque arriscou bastante e terminou em terceiro. Vitor Brígido só tinha uma boa onda no somatório e ficou precisando de outra nota, com isso, terminou em quarto.

 

Iniciante - Caio Knappi é uma das revelações do esporte na cidade e demonstra evolução a cada campeonato. Ele apresentou um surfe polido, com manobras bem executadas, para se tornar o campeão da Iniciante. Pedro Henrique Canero começou bem a decisão, mas sofreu a virada, ficando em segundo. Lucca Coutinho foi o terceiro, e o saquaremense de apenas 9 anos, Rickson Falcão, demonstrou disposição em Itacoatiara e ficou em quarto.

 

Novidades - Ao término do campeonato, ficou a sensação de dever cumprido e a certeza de que a ASN continuará desempenhando seu trabalho da melhor forma possível por muitos anos. No dia 5 ou 6 de agosto, acontecerá a primeira etapa do tradicional Circuito ASN Nova Geração, destinado a surfistas de até 14 anos. Mas antes, no dia 15 de julho, será realizada a primeira edição de um novo trabalho da associação, o Projeto Surf Campeão, que vai reunir a criançada em uma gincana de surfe no Canal de Itaipu.

 

O evento - O Circuito ASN 2017 tem patrocínios da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Puro Suco, Hidden Bay Resort Mentawai, Unimed Leste Fluminense, Pena, Pousada Itamambuca Casa de Praia, Mombak Fit, Hot Buttered, Tdazik Brazilian Trend, Hillstone, Molusco, Parafina G-Wax, Escola de Surf Rayza Silveira, André Cebola Shaper e Pranchas Bou.

Veja também
Futuros Campeões

Futuros Campeões

Talentos seguem o ídolo

Capítulo Perfeito

Capítulo Perfeito

Bruninho e Scooby estão dentro

Guarda do Embaú

Guarda do Embaú

Festival reúne a galera

Capítulo Perfeito

Capítulo Perfeito

Votação na reta final

Capítulo Perfeito

Capítulo Perfeito

Brazucas disputam vaga

SP Contest

SP Contest

Etapa adiada em Maresias

Evento especial

Evento especial

Ranch abre as portas

Pena Little Monster

Pena Little Monster

Campeões coroados no Rio

Pena Little Monster

Pena Little Monster

Finalistas definidos no Forte (RJ)

Pena Little Monster

Pena Little Monster

Largada em Cabo Frio (RJ)

Bodysurfing

Bodysurfing

Kalani desbanca locais

Aberto do Recreio

Aberto do Recreio

Cauã comemora no Rio

SP Contest

SP Contest

Decisão em Maresias (SP)

Surf Talentos

Surf Talentos

Leo cresce em Balneário (SC)

Surf Talentos

Surf Talentos

Balneário recebe etapa

SP Contest

SP Contest

Inscrições abertas na capital