NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Palanque Móvel
Surfe à moda brasileira
Por Gustavo Santana em 16/03/15
Para Gustavo Santana, o Brasil finalmente é o país a ser batido no surfe mundial
862x575
Filipe Toledo comemora o título do Quiksilver Pro Gold Coast 2015. Foto: Bruno Sergole
 

 
O surfe profissional não é mais o mesmo. Os ecos dos gritos de é campeão das areias de Pipeline, no Havaí, ainda perturbam as nações dominantes da história do surfe. Os gritos de um povo expansivo e emocionado, que pouco se importa onde está e quem está a sua volta, impulsionam as ambições do time brasileiro do world tour e causam inquietude, e até admiração, aos colonos britânicos que terão de se adaptar à nova maneira de pontuar alto. A mesma paixão que lota estádios e empurra times de futebol às vitórias, agora invade as praias de todo o mundo, independente da distância do país de origem, e cria desigualdade quando brasileiros surfam contra estrangeiros.

A tempestade brasileira ganhou força de tufão e ninguém sabe como parar. A rivalidade entre os membros brasileiros da elite mundial, durante toda sua trajetória nas competições desde os tempos de grommets, os levou a uma combinação de elevados níveis técnicos e de competitividade que são quase uma afronta aos visivelmente incomodados ozzies, americanos e havaianos. Nossos adversários farão de tudo para destruir essa escalada, dentro e fora da água, como fizeram com as palavras de Medina no desabafo da polêmica interferência na Gold Coast. Qualquer deslize será motivo para tentarem desestabilizar a inercia da vitória que circunda os brasileiros do tour.

Não há mais espaço para a resistência em aceitar a inovação, ou melhor, a revolução dos aéreos rodando. Há 5 anos, Jadson chocou a ASP em Imbituba (SC). Medina fez o mesmo em um Prime na mesma praia com manobras muito acima do lip. Mas aos poucos as manobras pararam de ser valorizadas e nossos pupilos revolucionários ficaram estigmatizados por não saberem surfar com a borda ou por serem surfistas de uma manobra só. De cabeça erguida e com o surfe no pé, nossos talentosos guerreiros aprenderam a mensagem e deram um nó na resistência dos anglo-saxões à nova tormenta que se formava. Jordy Smith, Julian Wilson e John John mostraram aos donos das regras que os aéreos também podiam valer pontos que eles garantiriam a continuidade da hegemonia loira. Mas, paralelamente, os periféricos sul-americanos melhoraram suas linhas, cravaram as bordas na água e aumentaram a altura dos aéreos para impedir que novas “manobras” os tirassem do pódio. Ganhamos inclusive o importante apoio do mercado, que viu um produto de marketing nascer nas areias e na água salgada de um país de 200 milhões de consumidores.

Finalmente somos o país a ser batido. Transformamos um esporte individual em um coletivo. Forçamos a mudança das regras, mudamos os conceitos, quebramos paradigmas. Nossos atletas competem apoiados por uma verdadeira multidão nas areias e com as famílias nos camarotes em todos os eventos. Causamos incômodo e desconforto à estabilidade de décadas e continuaremos assim. O capitão Mineiro e sua Tempestade de Elite têm sangue nos olhos e lutarão até o fim de suas baterias para manter o caneco em casa. Na frente dos computadores ou nas areias das praias de todo o mundo acompanharemos e torceremos. À moda brasileira, com muito barulho e emoção.

 

Veja também
Billabong Pipe Masters

Billabong Pipe Masters

Domingão em Pipe

Billabong Pipe Masters

Billabong Pipe Masters

A expectativa

Billabong Pipe Masters

Billabong Pipe Masters

De olho na decisão

Alessandro Olocco

Alessandro Olocco

Dia de Medinas em Maresias

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Tempos de intolerância

Carlos Burle

Carlos Burle

Espírito da adolescência

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Sonhe e viaje

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Contra tudo e contra todos

Palanque móvel

Palanque móvel

De namorada a mulher de surfista

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Tubo: O túnel do tempo

Mick e o tubarão

Mick e o tubarão

Ataque ou acidente?

Torcedor Fanático

Torcedor Fanático

Tragédia anunciada

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Busca interminável

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Bolsa de apostas

Torcedor Fanático

Torcedor Fanático

Pós-frenesi

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Evento irretocável