NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Regência (ES)
Problemas ambientais
Construção de porto em Regência (ES) pode prejudicar formação do pico

 

622x415
O paraíso dos tubos no Espírito Santo corre risco. Foto: Celso Pereira Jr.

 

Acredito que quem nunca surfou as famosas esquerdas de Regência conhece alguém que já esteve lá. No litoral norte capixaba, mais precisamente no município de Linhares, está situada a Vila de Regência, na saída do Rio Doce, onde fica umas das melhores esquerdas do Brasil.

Regência está prestes a sumir de vez do sonho de todo surfista que gosta de surfar ondas perfeitas em um lugar pacato, tranquilo e super calmo. Os efeitos já começaram a surgir depois da construção de um porto. A praia de Regência começou a ficar aterrada. Agora querem construir um porto de minério de ferro neste paraíso, então venho pedir um socorro à comunidade do surf para que lute junto com os capixabas e consigamos impedir a construção deste porto.

Pretendem construir o porto em Degredo, uma pequena comunidade de pescadores e quilombolas, que fica a mais ou menos 12 km de distância de Regência pelo litoral. A obra vai provocar uma grande destruição em todas as comunidades de seu entorno, tendo em vista que ocupará uma retro área de 500 hectares em terra e 500 no mar, com um píer de 1,5 km e um bota fora, para despejar a água contaminada com resíduos do mineroduto de 3 km pra dentro do mar. A dragagem do canal terá profundidade de 22,5 metros, isso tudo em uma área de preservação ambiental de extrema importância para a biodiversidade marinha. Serão retirados 1 milhão de litros de água por hora do Rio Doce para o transporte e lavagem do minério, que vai percorrer uma distância de 511 km, ligando Minas Gerais ao Espírito Santo.

Como estamos localizados em uma área estritamente rural, vamos sofrer impactos diretos com a contaminação da água, do mar e do ar, além da modificação dos fundos de areia, que acontecem com as correntes marinhas que movimentam os bancos, para formar o fundo perfeito que abriga as ondas de Regência. Outras praias como Povoação, Pontal do Ipiranga e Urussuguara, sendo Regência localizada do lado sul da Foz do Rio Doce, também possuem esses fundos.

Regência já vem sentindo os primeiros impactos de dois grandes projetos que já estão prontos: um porto e um estaleiro que foram construídos na Barra do Riacho, a mais ou menos 30 km de distância de Regência em faixa litorânea. A grande quantidade de areia que vem se depositando nas praias dos Points 1 e 2 é visível aos olhos de todos os frequentadores daqui, pois as duas obras necessitaram da dragagem de areia, e a mesma foi depositada a 40 milhas da costa. Como nossas principais ondulações chegam de sul, isso provavelmente traz junto a areia que está em excesso.

Por esse motivo nos traz uma grande preocupação com a construção do Porto Norte Capixaba e do mineroduto, pois ficará localizado do lado norte de Regência, nos deixando espremidos no meio de tanta destruição. É quase impossível acreditar que a onda de Regência, assim como toda essa natureza intocada que temos em nosso entorno, não será afetada com a construção desse empreendimento. A região entre Regência e Urussuquara abriga a bancada de corais de Abrolhos, e ainda é a única área preservada do Espírito Santo.

Veja também
Billabong Pipe Masters

Billabong Pipe Masters

Domingão em Pipe

Billabong Pipe Masters

Billabong Pipe Masters

A expectativa

Billabong Pipe Masters

Billabong Pipe Masters

De olho na decisão

Alessandro Olocco

Alessandro Olocco

Dia de Medinas em Maresias

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Tempos de intolerância

Carlos Burle

Carlos Burle

Espírito da adolescência

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Sonhe e viaje

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Contra tudo e contra todos

Palanque móvel

Palanque móvel

De namorada a mulher de surfista

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Tubo: O túnel do tempo

Mick e o tubarão

Mick e o tubarão

Ataque ou acidente?

Torcedor Fanático

Torcedor Fanático

Tragédia anunciada

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Busca interminável

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Bolsa de apostas

Torcedor Fanático

Torcedor Fanático

Pós-frenesi

Palanque Móvel

Palanque Móvel

Evento irretocável