NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Ação social no Guarujá
Mensagem de esperança
Por Claudia Assis em 06/08/17
Associação Bodyboarding Kamikaze, no Guarujá, recebe a visita do campeão mundial Guilherme Tâmega.
Associação Bodyboarding Kamikaze, no Guarujá (SP), recebe a visita do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. Foto: Fabio Lopes.
Associação Bodyboarding Kamikaze, no Guarujá (SP), recebe a visita do hexacampeão mundial Guilherme Tâmega. Foto: Fabio Lopes.

Em 2016, depois de um menino ser baleado enquanto empinava pipa na Vila Baiana, no Guarujá, três surfistas decidiram realizar um projeto no bairro com o objetivo de oferecer uma perspectiva diferente às crianças e jovens da comunidade.

 

Os irmãos Marcio e Lucas Conceição e o amigo Altamir Costa iniciaram a proposta de forma conturbada: sem equipamentos e apenas com a vontade de ajudar a molecadinha local, começaram a juntar alguns meninos oferecendo aulas de surfe na modalidade bodyboard, e, com recursos próprios, completavam as aulas com um café da manhã para os participantes.

 

Iniciaram com quatro meninos e, atualmente, apenas um ano depois, contam com quase 70 participantes. 

 

O projeto ganhou o nome de ABK (Associação Bodyboarding Kamikaze), e consiste em treinamentos que ocorrem nas manhãs de sábado: aquecimento e aulas de surfe. Nos dias em que o tempo não possibilita as aulas na praia, o grupo utiliza o espaço de uma escola do bairro e realiza – na raça – atividades que envolvem discussão de valores, complementação de conteúdos escolares, explanações sobre a história do surfe, conteúdos teóricos de surfe (variações de ondulação, escolha adequada de ondas, etc).


Devido ao grande número de crianças e jovens interessados em participar, os coordenadores do projeto atualmente encontram grande dificuldade em manter o café de manhã, fato bastante preocupante para eles, pois sabem que alguns participantes chegam aos treinos sem se alimentar adequadamente para a realização das atividades físicas. Além disso, não dispõem de equipamentos em quantidade suficiente e em tamanho adequado para todos os integrantes (pranchas, nadadeiras, lycras e roupas de borracha).


Embora no grupo já despontem alguns talentos especiais com potencial para competições, o objetivo dos coordenadores não limita-se a formar campeões de pódios. Eles visam transformar as vidas dos jovens através do esporte. Os irmãos Lucas e Marcio trabalham como seguranças e aguardam a oportunidade de cursar o nível universitário para aperfeiçoamento do trabalho que fazem como instrutores de atletas. Denilson é mecânico e tem experiência como Guarda-Vidas temporário, o que ampliou seu conhecimento sobre segurança no mar. Os três dão um show de competência na condução dos treinamentos e nas orientações que transmitem aos jovens.

 

Neste mês, eles conseguiram levar o brasileiro Guilherme Tâmega, seis vezes campeão mundial da modalidade bodyboard, para dar uma palestra aos meninos. Guilherme contou aos meninos sua história, relatou os desafios e dificuldades que já enfrentou. Deu dicas sobre técnica e manobras. Respondeu todas as perguntas ressaltando a importância da valorização dos atletas brasileiros e também da paisagem do Brasil, que oferece potencial de ondas para competições em diversos picos.


Tâmega despediu-se do grupo deixando a todos uma mensagem de esperança. Aconselhou os jovens atletas a manter-se longe das drogas e a treinar com disciplina e amor ao esporte. Pediu ainda para manterem fé na vida e em Deus. Os meninos ganharam um ídolo e o projeto ABK continuará com toda força!


Interessados em contribuir com doação de pranchas, nadadeiras, lycras, roupas de borracha novos ou usados em bom estado podem entrar em contato através do Facebook da Associação Bodyboarding Kamikaze SP. Doações para garantir o café da manhã nos treinamentos também serão bem vindas.

Veja também
Mundial de Bodyboard

Mundial de Bodyboard

Isabela estreia no Japão

Guilherme Tâmega

Guilherme Tâmega

Passagem por Santos

Renan Faccini

Renan Faccini

Play na net

Guilherme Tâmega

Guilherme Tâmega

Turnê no Brasil

Guilherme Tâmega

Guilherme Tâmega

Palestra em Salvador

Itacoatiara Pro

Itacoatiara Pro

Movimentação em Niterói

Renê Xavier

Renê Xavier

Tomado no Catussaba

Escola UV de Bodyboarding

Escola UV de Bodyboarding

Aniversário na Bahia

Banzai Pipeline

Banzai Pipeline

Show dos bodyboarders

Mudança no bodyboarding

Mudança no bodyboarding

CBRASB convoca assembleia

Troféu Gustavo Kuerten

Troféu Gustavo Kuerten

Noite de gala em Floripa

Marcos Boeno

Marcos Boeno

Promessa de Matinhos

Alex Costa

Alex Costa

De patrocínio novo

Marcus Kung

Marcus Kung

Exercícios na pranchinha

Secret cearense

Secret cearense

Canudos cabra da peste