NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Itacoatiara Pro
Movimentação em Niterói
Por Danilo Caboclo em 19/06/17
Ação social e palestra de Tâmega movimentam Itacoatiara Pro nos dias sem onda.
Dudu Pedra, Itacoatiara Pro 2017, Niterói (RJ). Foto: Tony D'Andrea.
Dudu Pedra, Itacoatiara Pro 2017, Niterói (RJ). Foto: Tony D'Andrea.

Aproveitando mais um dia de folga em Itacoatiara, aconteceu pelo segundo ano consecutivo uma ação social com crianças da Escola Municipal Maralegre, localizada no Cafubá, Região Oceânica de Niterói, promovida pela organização do evento. No encontro que reuniu os melhores do mundo da modalidade, as 18 crianças de idades entre 10 e 12 anos, tiveram o primeiro contato com o bodyboarding. Antes de cair na água, Dudu Pedra realizou uma palestra com informações técnicas para os estudantes.
 
Um dos jovens que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o esporte foi Flávio Ribeiro da Silva, de 12 anos, que apesar de morar e estudar na Região Oceânica, esteve pela primeira vez em Itacoatiara na manhã desta segunda-feira (19) e aprovou a experiência. "Só conhecia a praia por nome, mas nunca tinha vindo e só tinha visto o esporte pela televisão. Gostei muito de praticar, no início senti um pouco de medo, mas tendo os melhores do mundo, me passou segurança para praticar e eu gostei muito", comentou o jovem morador do Cafubá.
 
Essa experiência se tornou possível através de uma parceria da Fundação Municipal de Educação (FME), com o Itacoatiara Pro. A coordenadora de Educação Física da FME, Lucinha, destacou a importância deste evento para o desenvolvimento destes alunos. "Esse contato foi muito proveitoso. No início, os atletas conversaram em inglês com as crianças, para eles verem a importância de falar outras línguas e perceberem que a comunicação é importante. Já sobre o esporte, mesmo sendo da região, eles muitas vezes não têm acesso a esse lazer gratuito. É importante na escola pública abrirmos os muros para as crianças terem uma noção de mundo que elas não têm e essa é mais uma chance deles conhecerem um esporte. Tenho certeza que eles vão guardar essa experiência para o resto da vida", comentou Lucinha.
 
O organizador do Itacoatiara Pro, Giuliano Lara, destacou a satisfação das crianças terem o primeiro contato com o bodyboard através do evento e frisou que este tipo de atividade irá se perpetuar dentro do calendário do torneio. "A ação social é pontual, assim como outras diversas atividades, para suprir a demanda de um grande evento. É muito satisfatório ver essa galerinha tendo o primeiro contato com o mar e provavelmente o primeiro contato com o bodyboard, através do Itacoatiara Pro. Tenho certeza que será uma atividade que irá se perpetuar dentro do nosso calendário de atividades", disse o organizador do Itacoatiara Pro, Giuliano Lara.
 
Dentro os muitos atletas que participaram do evento, Dudu Pedra, Uri Valadão, Ayaka Suzuki (Japão) e TJ Tartak (Porto Rico) foram um dos mais assediados pelos estudantes. "Esse momento me fez lembrar de quando eu comecei no esporte, quando tudo era novidade, e além do aprendizado. Sabemos que o esporte faz bem para a saúde e ajuda a manter os jovens longe do caminho das drogas. Eu tenho uma escola de bodyboard em Salvador e é muito bacana essa experiência e o incentivo ao esporte é fundamental", revelou o baiano Uri Valadão, que divide a mesma opinião de Dudu Pedra. "Compartilhar tudo que eu aprendi com o mar é muito maneiro e ver a alegria deles com essa novidade, muitos nem sabiam o que é uma prancha e ter esse contato me faz lembrar tudo que eu vivi", disse Dudu.
 
Se para os brasileiros a experiência foi enriquecedora, para os gringos não foi diferente. "Foi uma experiência muito bonita, com as crianças que nunca surfaram na vida. Muitos nem sabem nadar e poder mostrar um pouco do esporte foi muito gratificante", revelou TJ Tartak, de Porto Rico.
 
Palestra de Guilherme Tâmega lota Plaza Shopping
 
O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega ministrou, na noite do sábado (17), uma palestra motivacional onde passou um pouco dos seus conhecimentos e experiências para os presentes. O evento, que registrou bom público, foi realizado no Plaza Shopping, na área de ativação do Itacoatiara Pro. Com amigos, atletas e principalmente, fãs do esporte na plateia, Tâmega prendeu a atenção ao relembrar seu início no esporte e suas conquistas, como o primeiro dos seus seis títulos mundiais, em 1994, nas ondas de Pipeline, no Havaí.
 
"É muito bom poder passar essa experiência de 30 anos no esporte que eu amo e poder retribuir e dar para o meu povo, contribuindo para o crescimento da modalidade. Tudo que eu conto nessa palestra é para abrir o olho das novas gerações e para eles se prepararem pelo que vem pela frente quando deixarem o Brasil", comentou o palestrante Guilherme Tâmega.
 
O organizador do Itacoatiara Pro, Giuliano Lara, destacou a inovação de levar o evento para fora do ambiente da praia. "É muito bom comercialmente para o esporte a gente conseguir sair da praia e trazer a praia para dentro do shopping, que é um lugar que as pessoas vem para comprar coisas e passear. O segundo ponto é trazer uma proposta diferente de atividade num ambiente diferente, mas agregando valor para que ele se comporte como uma coisa completa e abraçar todo o público independentemente da pessoa ter ou não proximidade com a praia. Sobre a palestra, acho que todo mundo vai sair um pouco diferente daqui depois dessa mensagem do Tâmega de tudo que ele passou ao longo da sua carreira, e isso é muito bom para o esporte.", relatou Giuliano.
 
Dentre os muitos fãs de Guilherme Tâmega, estava João Gabriel, de 15 anos. O jovem morador de Maricá não perdeu tempo, e assim que o ídolo chegou, foi logo garantir seu autógrafo e foto. "Sou muito fã do Tâmega e é um privilégio poder estar aqui e compartilhar deste momento perto do meu ídolo", disse o jovem, que pratica o esporte e pretende seguir na modalidade.
 
Além de prender a atenção de jovens como João Gabriel, Tâmega também era observado por atletas que vão estar ao seu lado na disputa pelo Itacoatiara Pro. Dudu Pedra, João Zik, Kalani Lattanzi e Uri Valadão foram alguns nomes que marcaram presença no evento. "Eu me considero o maior fã do Guilherme. Acompanho desde que eu conheci o bodyboard e sempre foi a minha maior referência e tudo que ele falou aqui a gente já tinha conversado antes com relação a manter o foco até o final do campeonato, e aprendo com ele até hoje. Ele é um exemplo e continua surfando muito", disse Dudu Pedra, que recentemente esteve com Guilherme nas ondas do Havaí.
 
"A palestra dele abriu a minha cabeça e me deixou mais motivado para a competição, e o cara é bizarro, né? Só de estar do lado dele é uma energia que não dá para explicar, é uma bagagem que ele carrega e quero pegar esse gás dele para ser um campeão como ele", revelou João Zik.

O showroom do Itacoatiara Pro está localizado em uma loja na praça do cinema no Plaza Shopping, em frente ao restaurante NOI, onde está exposto todo o histórico da competição, fotos, vídeos e está sendo oferecido ao público entretenimento e brindes. No local, no outro fim de semana, dia 24/6, acontecerá o torneio internacional de Youriding, videogame de bodyboarding onde os atletas irão competir o Itacoatiara Pro virtualmente.
 
Próxima chamada acontece nesta terça-feira (20)
 
Sem previsão de ondas para este domingo (18) e segunda-feira (19), a direção técnica do evento optou por deixar esses dois dias sem competições para retomar os trabalhos nesta terça-feira (20), quando o mar deve ter ondas a partir de 2 metros, com tempo bom e sem previsão de chuva para a Região Oceânica de Niterói. A chamada está prevista para acontecer às 7h.

Veja também
Guilherme Tâmega

Guilherme Tâmega

Palestra em Salvador

Renê Xavier

Renê Xavier

Tomado no Catussaba

Escola UV de Bodyboarding

Escola UV de Bodyboarding

Aniversário na Bahia

Banzai Pipeline

Banzai Pipeline

Show dos bodyboarders

Mudança no bodyboarding

Mudança no bodyboarding

CBRASB convoca assembleia

Troféu Gustavo Kuerten

Troféu Gustavo Kuerten

Noite de gala em Floripa

Marcos Boeno

Marcos Boeno

Promessa de Matinhos

Alex Costa

Alex Costa

De patrocínio novo

Marcus Kung

Marcus Kung

Exercícios na pranchinha

Secret cearense

Secret cearense

Canudos cabra da peste

BBook Bodyboard Art

BBook Bodyboard Art

Noronha recebe lançamento

Federação de Bodyboard

Federação de Bodyboard

Nova diretoria em São Paulo

Uri Valadão

Uri Valadão

Reação nas Canárias

Isabela Sousa

Isabela Sousa

Comemoração calorosa

Diário de uma Bodyboarder

Diário de uma Bodyboarder

Estreia rola no Ceará