NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Itacoatiara Pro
Sócrates chega junto
Por Danilo Caboclo em 16/06/17
Bicampeão mundial Pro Junior Sócrates Santana é destaque na abertura da triagem do Itacoatiara Pro.
Itacoatiara Pro 2017, Niterói (RJ). Foto: Tony D'Andrea.
Itacoatiara Pro 2017, Niterói (RJ). Foto: Tony D'Andrea.

Com ondas entre meio e 1 metro, boa formação e sem vento, o Itacoatiara Pro 2017 teve início na quinta-feira, com as triagens da categoria masculino, com destaque para os cariocas Sócrates Santana e David Barbosa e o cearense Erik Silvino.

Nesta sexta-feira, o evento dará sequência as triagens masculinas. O mar deve subir cerca de meio metro, melhorando ainda mais as condições para a realização do espetáculo. Segundo a organização, as meninas e os atletas da categoria até 18 anos só devem ir o mar no fim de semana. Distribuindo R$ 100 mil, uma das maiores premiações do Circuito, e 5.000 pontos no ranking a etapa brasileira do APB World Tour chega à sua sexta edição e tem prazo até o dia 25 de junho, domingo, para ser encerrada.
 
Com temperatura na casa dos 24 graus, as primeiras baterias foram para água na fim da manhã, garantindo a emoção do público que já marcava presença nas areias de Itacoatiara. Um dos atletas que melhor surfou na abertura do evento foi o carioca David Barbosa. "Espero que o mar aumente e que eu consiga desenvolver ainda mais o meu surf  no evento. Cheguei a pegar uma direita de ARS e uma esquerda backflip, foram as duas que salvaram a bateria", comentou o carioca David Barbosa, de 19 anos.
 
Outro atleta que arrancou aplausos de quem assistia o evento das areias, foi o cearense Erik Silvino, que garantiu vaga na próxima fase com um belo backflip. "Me concentrei bastante antes de me posicionar e aquela onda veio abençoada e conseguiu fazer o que eu mais treino que é o backflip e executei bem", declarou o atleta, que marca presença pela terceira vez no Itacoatiara Pro.
 
Presente na última bateria do dia, Sócrates Santana ditou o ritmo e liderou do início ao fim. O atleta destacou o privilégio de correr esta etapa. "É sempre um privilégio estar competindo no Itacoatiara Pro, representando os brasileiros, e eu estou muito motivado, venho treinando bastante e meu foco só aumenta depois de mandar bem na primeira bateria. Espero dar o meu melhor nesta etapa".
 
Avaliando como positiva o primeiro dia de disputas, a organização espera bom público e grandes disputas na sequência da competição. "Esse primeiro dia foi de ajustes e tivemos a visita do prefeito e isso deu um gás a mais na galera para que tudo estivesse pronto para ser apresentado e ele esteve ai e foi uma visita muito boa e vieram também todos os responsáveis pela gestão pública, o Secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, o presidente da Neltur, José Guilherme do Vale Azevedo, e o retorno deles foi muito positivo. O mar contribuiu, fez um dia bonito e estou muito satisfeito". comentou Giuliano Lara, organizador do Itacoatiara Pro, que também falou sobre a expectativa para os próximos dias. "Sábado o bicho vai pegar, esperamos um dia bastante movimentado até pelo o fluxo natural da praia. A cidade se preparou para receber o evento, está tudo bem organizado e vai ser um sucesso", finalizou.
 
O prefeito de Niterói Rodrigo Neves, aprovou de evento que segundo ele tem a cara da cidade de Niterói. "O Itacoatiara Pro é um evento que movimenta a economia local, pousadas, restaurantes, divulga positivamente Niterói e tem a cara da cidade. Nossos atletas de Niterói e do Brasil que conhecem a nossa Praia de Itacoatiara, têm todas as condições de fazer bonito e a Prefeitura vai continuar apoiando esse evento em todas as suas edições para que ele seja cada vez mais divulgado, pois eu não tenho dúvida que o esporte é muito importante para a qualidade de vida, saúde e também para a inclusão social", comentou Neves que também desejou as boas-vindas para todos os competidores. "Quero parabenizar os organizadores e também dar as boas-vindas a todos os países e dizer que Niterói tem muito orgulho de sediar esse evento que tem tudo a ver com a nossa cidade" , finalizou o prefeito.

Lenda do esporte e locais recebem wildcards
 
Quatro atletas brasileiros foram contemplados com os wildcards e seguem para fase principal do evento sem a necessidade de participar das triagens. O hexacampeão mundial da modalidade, Guilherme Tâmega, foi um dos convidados e irá desfilar seu talento pelas ondas de Itacoatiara, elevando ainda mais o nível do torneio. Vice-campeão em 2012, o carioca que sabe como poucos os caminhos do mar, tem tudo para quebrar o tabu de nunca um brasileiro ter vencido a etapa niteroiense. Os outros três atletas que receberam o passe para a fase principal são os locais Lucas Faria, João Zik e Kallani Lattanzi.
 
Guilherme Tâmega promove palestra motivacional

O hexacampeão mundial Guilherme Tâmega estará no dia 17/6, sábado, às 20h, no Plaza Shopping, onde existirá uma área de ativação do Itacoatiara Pro. Tâmega irá ministrar uma palestra motivacional onde pretende passar um pouco dos seus conhecimentos para os presentes e instigar os brasileiros a competir.

No showroom do Itacoatiara Pro, que ficará localizado em uma loja na praça do cinema no Plaza Shopping, em frente ao restaurante NOI, estará exposto todo o histórico da competição, fotos, vídeos e será oferecido ao público entretenimento e brindes. No mesmo local, no outro fim de semana, dia 24/6, acontecerá o torneio internacional de Youriding, videogame de bodyboarding onde os atletas irão competir o Itacoatiara Pro virtualmente.

Veja também
Catarinense de Bodyboard

Catarinense de Bodyboard

Eder e Francis reinam no Sul

Shark Island

Shark Island

Finlay coroado

Gaúcho de Bodyboarding

Gaúcho de Bodyboarding

Campeões definidos no Sul

Rio Bodyboarding Master

Rio Bodyboarding Master

Highlights da prova

Gaúcho de Bodyboarding

Gaúcho de Bodyboarding

Cidreira fecha calendário

Brasil de Bodyboarding

Brasil de Bodyboarding

Capixabas dominam o pódio

Brasil de Bodyboarding

Brasil de Bodyboarding

Eder à vontade

Brasil de Bodyboarding

Brasil de Bodyboarding

Favoritos ditam o ritmo

Rio Bodyboarding Master

Rio Bodyboarding Master

Encerramento em Niterói

Brasil de Bodyboarding

Brasil de Bodyboarding

Em busca do troféu

Bodyboard Attack

Bodyboard Attack

Campeões coroados

Rio Bodyboarding Master

Rio Bodyboarding Master

Decisão em Niterói

Gaúcho de Bodyboarding

Gaúcho de Bodyboarding

Éder Luciano no comando

Troféu Brasil

Troféu Brasil

Desafio no Estaleirinho (SC)

Paulista de Bodyboarding

Paulista de Bodyboarding

Decisão encaminhada

Bodyboard Attack

Bodyboard Attack

Etapa define Estadual