NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
David Nagamini
Reflexão no outside
Por David Nagamini em 02/10/17
David Nagamini fala sobre o comportamento do surfista de ondas grandes.
1600x993
Pipeline, Havaí. Foto: David Nagamini.

 

Passei os últimos tempos me dedicando exclusivamente às ondulações no Pacífico (Chile e Peru). Ao longo dos anos de fotografia aquática cobri eventos de ondas grandes com entrevistas e debates, que me fizeram pensar sobre o comportamento humano e o mar. Qual o objetivo desta matéria? Refletir.
 
Ao surfar sozinho em lugares como Pico Alto me deparei pensando: "o que estou fazendo aqui no meio do oceano? Sempre gostei de refletir quando as séries estão mais demoradas nos dias grandes. Terapia de louco? Não sei, me responda você.

Qual a sua verdadeira motivação? Alguns amantes de ondas grandes sobre o olhar das lentes e da mídia ganham motivação extra em busca de reconhecimento alheio. Descem ondas e adotam um comportamento dentro da água que jamais o fariam se ali não estivessem os holofotes.

1920x1047
Sozinho no lineup de Pico Alto, Peru. Foto: Cachito Penaz.

 

Sem um treinamento adequado contam com seus coletes, jets de resgates, mas e quando o jet falha como aconteceu comigo? Tive que ajudar a salvá-lo por mais de 1 quilômetro com a minha gun. Não estava no roteiro. No surfe de ondas grandes qualquer um que se julgue preparado entra no mar, diferente de esportes como o paraquedismo, onde os praticantes são classificados por categoria, registro e caderno de saltos que determinam o nível, técnica e qual o tipo de salto você esta apito a realizar minimizando riscos.

O fato é que ao longo do tempo vamos adquirindo maturidade e se perguntando até que ponto estamos dispostos a ir, qual preço e para quê. Surfar ondas grandes sem pagar pedágio é acreditar em Papai Noel. O oceano vai te cobrar em algum momento.

3222x1871
Surfe é diferente do paraquedismo, onde os praticantes são classificados por categoria. Foto: Arquivo pessoal.

 

As  ondas não são uma ciência exata, assim como uma pista de skate ou uma quadra parada. Não dá para pedir pra parar como numa luta de MMA. A cada instante o cenário muda, assim como as nossas vidas e atitudes. O garoto inconsequente de ontem não é o mesmo hoje: pai de família que repensa os seus valores ao entrar num mar de consequências mais pesadas.

 

O fotógrafo, freesurfer e paraquedista David Nagamini conta com apoio da Freesurf Garopaba, Beach Life Capas, CL surfboards, Sadhana Yoga e Quick Surf consertos. Para saber mais sobre seu trabalho, acesse o site David Nagamini ou os perfis no Instagram @davidnagamini e @silveira challenge.

Veja também
Andrew Cotton

Andrew Cotton

Eject em Nazaré

Tony Laureano

Tony Laureano

Jovem big rider

Espírito Santo

Espírito Santo

Slab quebra clássico

Pedro Calado

Pedro Calado

Preparação caliente

EDP Mar Sem Fim

EDP Mar Sem Fim

João recebe bolsa

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Burle anuncia aposentadoria

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Confira fotos da premiação

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Billy Kemper leva a melhor

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Confira vídeo da premiação

Lucas Chumbo

Lucas Chumbo

Expectativa na Califa

Ride of the Year

Ride of the Year

Chumbinho no páreo

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Brazucas na briga

Pedro Scooby

Pedro Scooby

Pancada e indicação

Praia do Norte

Praia do Norte

Carnaval lusitano

Lucas Chumbinho

Lucas Chumbinho

Evolução notória