NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Pedro Calado
Preparação caliente
Por Garra Comunicação em 28/06/17
Em busca do título mundial, Pedro Calado antecipa viagem ao México para treinar de olho na etapa inicial do Big Wave Tour.
3543x2191
O big rider Pedro Calado é o atual segundo colocando no ranking do BWT. Foto: Marcelo Piu.

 

No início de 2016, um jovem de 19 anos assombrou o mundo do surfe ao pegar, na remada (sem auxílio de jet ski), uma onda de 60 pés (cerca de 20 metros). O brasileiro Pedro Calado, carioca de Vargem Grande, na zona oeste, até então um mero jovem introspectivo, porém destemido, mostrou durante a última temporada que não está no Big Wave Tour, etapa de ondas gigantes da WSL (World Surf League) para brincadeira, e terminou na segunda colocação do ranking mundial, com a expressiva marca de 21.943 pontos. Ele ainda concorreu ao Big Waves Award, o Oscar da categoria.

 

No último doming (25/6), Calado embarcou para Puerto Escondido, no México, onde acontece a primeira etapa do circuito de 2017. A data máxima para realização da competição é dia 31 de agosto - a janela está aberta desde 1 de junho -, mas a previsão indica um grande swell a caminho, trazendo as ondas perfeitas.

 

3543x2201
Calado embarcou no último domingo para Puerto Escondido, no México. Foto: Marcelo Piu.

Hoje com 21 anos, e apenas cinco anos depois de ter decidido trocar o surfe “tradicional” pelo de ondas gigantes, o carioca chega ao México com outro status, holofotes sobre si e expectativa do tamanho das ondas que surfa.

 

“Espero que esteja com ondas bem grandes em Puerto, essa é a expectativa de todo mundo. Todos querem que o campeonato aconteça o mais rápido possível, a ansiedade está grande. Tenho acompanhado sempre as previsões e está bombando, com bastante swell de sul, que é ótimo para Puerto Escondido. Minha expectativa é a melhor possível, estou muito animado, e como sempre vou entrar pronto para pegar a melhor onda do dia e ganhar”, prevê o surfista.

 

A ida com antecedência para o local da competição será, na visão de Pedro Calado, um diferencial na hora da competição, por conta da ambientação. Como depende, naturalmente, de ondas gigantes, o BWT abre uma janela de três meses para que, dentro deste período, aconteça a etapa. No ano passado, por exemplo, a Todos Santos Challenge, também no México, não foi realizada por ter excedido o prazo sem o surgimento de ondas gigantes.

 

“É importante passar um tempo treinando, se acostumando com o mar do local”, explica o surfista. “A organização costuma dar o sinal para os atletas irem muito em cima da hora, e acabo tendo que sair do meu país para o país da competição totalmente fora do fuso-horário e desabituado com o lugar. Agora chegando antes vou me ambientar, me adaptar à comida diferente, ver a galera, os amigos, e poder no dia estar bem preparado e confiante para vencer”, completa.

3543x2109
O surfista foi criado nas praias do Recreio e da Prainha, no Rio de Janeiro. Foto: Marcelo Piu.

  

Na temporada de 2016, Pedro Calado ficou atrás apenas do sul-africano Grant Baker na classificação final, e à frente de dois dos principais nomes da história da modalidade: o americano Greg Long e o veterano brasileiro Carlos Burle, que decidiu se aposentar, além do australiano Jamie Mitchell. Ao melhor estilo que lhe rendeu o apelido “calado”, mantém poucas palavras para analisar a concorrência pelo título.

 

3543x2362
A janela vai até 31 de agosto e o carioca decidiu ir antes para se ambientar. Foto: Marcelo Piu.

“Passa pela minha cabeça que vou competir com os melhores do mundo, mas tento sempre abstrair e não pensar nisso. Vou ter adversários que vão me incomodar com certeza, que preocupam, mas vou manter meu foco unicamente em conquistar o campeonato”, conclui.

 

Em 2017 serão realizadas três etapas do Big Wave Tour: Puerto Escondido Challenge, no México, Pe’hi Challenge, no Havaí, e Nazaré Challenge, em Portugal. Pedro Calado contará com patrocínio e gestão de carreira pela empresa Orbe Consultoria, especializada em gestão de custos e cadeia de suprimentos. A Orbe, fundada em 2011, estreia com Calado seu braço de gestão de carreiras, e vem trabalhando na prospecção de novos parceiros, promoção e preparação do atleta para seus próximos desafios.

Abaixo, confira a última sessão do brasileiro antes de embarcar para o Méxco, nas ondas do Posto 9 do Recreio:

Veja também
Andrew Cotton

Andrew Cotton

Eject em Nazaré

Tony Laureano

Tony Laureano

Jovem big rider

David Nagamini

David Nagamini

Reflexão no outside

Espírito Santo

Espírito Santo

Slab quebra clássico

EDP Mar Sem Fim

EDP Mar Sem Fim

João recebe bolsa

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Burle anuncia aposentadoria

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Confira fotos da premiação

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Billy Kemper leva a melhor

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Confira vídeo da premiação

Lucas Chumbo

Lucas Chumbo

Expectativa na Califa

Ride of the Year

Ride of the Year

Chumbinho no páreo

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Brazucas na briga

Pedro Scooby

Pedro Scooby

Pancada e indicação

Praia do Norte

Praia do Norte

Carnaval lusitano

Lucas Chumbinho

Lucas Chumbinho

Evolução notória