NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
Big Wave Awards
Billy Kemper leva a melhor
Por Redação Waves em 30/04/17
Havaiano Billy Kemper vence o Ride of the Year, principal prêmio da noite no Big Wave Awards que rolou na Califórnia (EUA). Lucas “Chumbo” Chianca fica em segundo na categoria Melhores Performances da Temporada. Nicole Pacelli fica em quarto lugar entre as mulheres.
1400x856
Billy Kemper fatura a categoria Ride Of the Year. Foto: © WSL / Heff.

 

Os melhores surfistas de ondas grandes do mundo estiveram reunidos na noite do último sábado (29/4) em Huntington Beach, Califórnia (EUA), para a tão esperada cerimônia de premiação de gala do WSL Big Wave Awards.

 

Clique aqui para ver as fotos da premiação

 

Clique aqui para ver o vídeo da premiação

 

Este ano o evento distribuiu US$ 350 mil em premiações, divididos em sete categorias, que foram desde os melhores tubos às vacas mais assustadoras, reconhecendo as atuações mais incríveis em ondas gigantes na última temporada.

 

O australiano Jamie Mitchell conquistou a categoria Men’s Overall Performance Award, que premia as melhores performances da temporada, depois de acumular uma sequência de feitos incríveis no último ano, incluindo a vitória na etapa inaugural do Big Wave Tour (BWT) em Nazaré, Portugal. A segunda colocação nesta categoria ficou com o brasileiro Lucas Chumbinho.

 

"Dedico esta vitória à minha esposa e à minha filhinha que estão em casa. Obrigado a todos que estão aqui. Todos vocês me inspiram e me impulsionam a perseguir cada swell, inclusive aqueles que eu não deveria. Agradeço também aos meus patrocinadores, porque sem o suporte deles eu não poderia viajar pelo mundo em busca dessas ondulações. Também quero agradecer a todos os seguranças de água e salva-vidas, porque eu realmente amo voltar para casa e para a minha família depois de encarar as ondas gigantes. Me sinto honrado com este prêmio", comemorou Jamie Mitchell, depois de faturar seu segundo prêmio na história do Oscar das ondas gigantes.

 

Ele também foi nomeado para a categoria Ride Of The Year, mas foi o havaiano Billy Kemper que levou esta grande vitória. Não foi uma grande surpresa ver o local de Maui faturar a principal categoria da noite, garantida com uma performance estarrecedora em Jaws, Havaí, onde venceu o Pe'ahi Challenge de 2016, evento do BWT realizado no quintal de sua casa. Kemper já havia sido nominado para esta categoria em 2010 e 2014.

 

"É um sonho que se torna realidade. Primeiramente e acima de tudo tenho que agradecer à minha linda noiva por me apoiar e me proporcionar uma vida incrível com nossas crianças. Agradeço também aos meus patrocinadores, que têm me oferecido uma plataforma incrível para realizar performances como esta. Há pouco tempo eu era apenas um garoto de Maui e não tinha muitas pretensões, pois isso tudo é paixão. Amo fazer isso e nada irá me parar. Esta é para a minha mãe", disse Billy Kemper ao receber o prêmio.

 

 

A também havaiana Paige Alms venceu a categoria de Melhor Performance Feminina, depois de ter sido nomeada seis vezes consecutivas, desde 2012. Ela começou a se dedicar ao surfe de ondas grandes aos 15 anos de idade. Ao contrário de outros surfistas de ondas grandes, sua carreira tem sido sustentada financeiramente por si própria, através de malabarismos para conciliar a vida de surfista profissional com diversos outros trabalhos para arrecadar fundos para viajar e treinar.

 

Seu comprometimento, trabalho duro e paixão foram recompensados com o segundo prêmio no Big Wave Awards. Além disso, Alms também celebrou a primeira vitória de uma mulher no primeiro evento feminino do Big Wave Awards, em Jaws, Havaí. A brasileira Nicole Pacelli ficou com a quarta colocação entre as mulheres no prêmio feminino.

 

"Eu nem posso acreditar. Estar entre este grupo de mulheres é insano. Estou super empolgada para ver por onde o Tour Feminino de ondas grandes irá passar. Agradeço a todas as garotas que me inspiram e me incentivam a fazer o meu melhor. Me esforçarei para elevar cada vez mais o nível do surfe feminino em ondas grandes e buscarei sempre ser uma pessoa melhor. Eu também gostaria de mandar um abraço pra toda galera de Maui", vibrou Paige Alms.

 

O prêmio da Maior Onda da Temporada ficou com o italiano Francisco Porcella, que há anos vem construindo uma excelente reputação entre a comunidade mundial de surfistas de ondas gigantes e conquistou seu primeiro prêmio da carreira com uma bomba surfada em Nazaré, Portugal. 

 

"Muito obrigado Nazaré por aquela onda. Tem sido uma longa jornada até chegar aqui nesta noite. Tenho dedicado todo o meu tempo e a mãe natureza me recompensou com essa onda naquele dia. É uma benção estar conectado com a mãe natureza daquela maneira e sentir toda sua energia e poder. Essa energia que nos alimenta e nos faz sentir tão vivos. Agradeço também à minha família e toda equipe de apoio", declarou Francisco Porcella. 

 

 

1000x668
Lucas Chumbinho (à esq.) fica com a segunda colocação na categoria Melhores Performances da Temporada. Foto: Aleixo.

 

Vencedores do WSL Big Wave Award 2017

 

Billabong Ride of the Year: Billy Kemper

Videomaker: Etienne Aurelius

 

Paddle Award: Ben Andrews

Fotógrafo: Fred Pompermayer

 

TAG Heuer XXL Biggest Wave Award: Francisco Porcella

Fotógrafo: Bruno Aleixo

 

Tube of the Year Award: Shanan Worrall

Fotógrafo: Jamie Scott

 

TAG Heuer Wipeout of the Year Award: Wilem Banks

Videomaker: Curt Myers

 

Surfline Men’s Overall Performance Award: Jamie Mitchell

 

Women’s Best Overall Performance Award: Paige Alms

 

Campeão do WSL Men’s BWT  2016/2017: Grant Baker

 

Campeão do WSL Women’s BWT 2016/2017: Paige Alms

 

Confira a cerimônia de premiação:

 

   

 

 

 

  

 

  

Veja também
Andrew Cotton

Andrew Cotton

Eject em Nazaré

Tony Laureano

Tony Laureano

Jovem big rider

David Nagamini

David Nagamini

Reflexão no outside

Espírito Santo

Espírito Santo

Slab quebra clássico

Pedro Calado

Pedro Calado

Preparação caliente

EDP Mar Sem Fim

EDP Mar Sem Fim

João recebe bolsa

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Burle anuncia aposentadoria

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Confira fotos da premiação

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Confira vídeo da premiação

Lucas Chumbo

Lucas Chumbo

Expectativa na Califa

Ride of the Year

Ride of the Year

Chumbinho no páreo

Big Wave Awards

Big Wave Awards

Brazucas na briga

Pedro Scooby

Pedro Scooby

Pancada e indicação

Praia do Norte

Praia do Norte

Carnaval lusitano

Lucas Chumbinho

Lucas Chumbinho

Evolução notória