NOTÍCIAS WAVESCHECK MENU
High surf
Cardoso no limite
Por Thiago Jacaré em 16/08/17
Além de dropar as morras, Thiago Jacaré participa de estrutura inédita para registrar big swell na praia do Cardoso, Farol de Santa Marta (SC).
Fabio Gouveia, praia do Cardoso, Farol de Santa Marta, Laguna (SC). Foto: James Thisted.

No último dia 8 de agosto, em Garopaba (SC), lançamos o Mormaii Big Wave Challenge, evento chancelado pela WSL (World Surf League) com período de espera até o dia 30 de novembro no Farol de Santa Marta, Laguna (SC).

Dois dias após o lançamento do evento na mídia, um swell gigantesco apareceu nos gráficos de previsões. Fabiano Tissot me ligou avisando do tamanho do swell, fui logo verificar na internet e vi que se tratava de um das maiores ondulações dos últimos seis anos.

Desde agosto de 2011 não tínhamos um gráfico com ondas tão grandes. Swell de leste / sudeste, com 4,5 metros e períodos entre 14 a 15 segundos. O último que surfamos com essa direção na praia do Cardoso, as ondas passaram dos 6 metros.

Sabíamos que o bicho ia pegar e que esse poderia ser o swell do evento. Mas não tínhamos como iniciar a competição com apenas dois dias depois da abertura do período de espera. Precisaríamos de no mínimo quatro dias para montar toda estrutura e chamar os atletas, já que boa parte deles mora fora do país.

No mesmo dia no lançamento do evento, me reuni com Fred Leite e Reinaldo Langer e armamos uma estratégia inédita. Como não teríamos como dar o start do evento, decidimos juntamente com a Mormaii montar uma logística com a equipe Atow-inj (Associação de Tow-in de Jaguaruna) e Astfsm (Associação de Tow-in do Farol de Santa Marta) para fazer a cobertura do swell ao vivo pela internet.

Conversamos também o site Waves e sugerimos então fazer a cobertura ao vivo pelo Facebook da Mormaii e pelo próprio site para dar ainda mais visibilidade.

Foi uma correria imensa, pois agilizar tudo isso em dois dias não foi nada fácil. Mas o tiro foi certeiro, deixamos tudo pronto, organizado, e o swell vingou de um jeito que o ficará para a história do big surf brasileiro. Nunca ninguém havia transmitido um swell gigante no Brasil ao vivo. Mais de 500 mil pessoas acompanharam a sessão pela internet.

Acordamos cedo, montamos a estrutura, e abastecemos os jets-skis, que seriam fundamentais para o sucesso da session. Quando olhamos o mar lá de cima da Pousada Baiuka já vimos que o mar estava realmente fora do controle. A galera começou a chegar em peso na base. Tudo pronto tudo organizado lá fomos nós para outside.

Montamos uma estratégia com vários jets priorizando a segurança de todos que se arriscavam naquelas condições. Fábio Gouveia, Marco Polo, Fabiano Tissot, Marcus Peruchi e Lucas Cohen se jogaram na remada. O resto da galera eu, Baiuka, Sapão, Vitor, Aragão, Catiça, Ulyssea, Felipe, Samuca, Paulista, Carlão, Pepeu, Capilé, Saulo, Galdino e mais uma galera se jogamos nas bombas no tow-in.

Lá fora as condições estavam bem difíceis para remar. Força da água, correnteza e ondas com muito volume. Baiuka não havia surfado um mar desse tamanho ainda no Cardosão, e no primeiro momento estava um pouco nervoso pela situação. Foi me largar numa onda que não era a certa e logo me dei mal. Torci os dois joelhos, um pé e rasguei as duas virilhas. Troquei uma idéia forte com ele a la Capilé, e logo ele começou a entrar no jogo.

Surfei algumas bombas mesmo machucado, pois um swell desses no Brasil não rola sempre. Logo assumi o jet e Baiuka foi pro cabo. Nisso Tissot já vem despencado numa morra gigante e tomando um caldo daqueles. O homem desapareceu. Paulista que estava no resgate, foi pegar ele quase lá na areia.

Na primeira onda do Baiuka, tentei fazer uma abordagem diferente ao atacar a onda, vindo de 'slig shot' do canto para o meio, a estratégia deu certo e o joguei ele numa morra bizarra, uma das maiores do dia chegando aos 7 metros de face. Quando fui resgatá-lo, vi Marcus Peruchi ser engolido por uma montanha d'água.

A beira da praia estava cheia, a cada onda surfada um uivo de grito de toda galera que estava lá presente. Logo depois fui puxar o local de Laguna, Pepeu, que surfou duas ondas muito boas, uma mesmo muito grande e com muito estilo.

Na beira da praia a equipe do Fred Leite, que por acaso pra mim é uma das melhores que conheço, estava reunida e registrando toda a sessão e realizando a sessão ao vivo.

Na sequência da sessão puxei Fábio Gouveia, que já tinha surfado várias bombas na remada. Gouveia arrasou no tow-in com seu estilo agressivo de sempre cavando e virando sempre no limite mais crítico da onda.

Quando fui resgatar o Fabinho no final de uma onda, vi Marcos Polo e Vinicius dos Santos descendo uma bomba na remada, que lembrava Mavericks. Sapão e Galdino ficaram revezando suas sessões com vários amigos ali presentes. Lucas Cohen que veio diretamente do Uruguai a convite da Atow-inj, surfou várias bombas e saiu do Cardoso com a cabeça feita.

No passar do dia íamos nos revezando dentro d'água, saía um, entrava outro e assim foi dia todo. João Capilé chegou no meio do dia e surfou boas ondas sendo puxado por Tissot. No final da queda o último a surfar foi Carlão, que trabalha na Mormaii. Fomos lá pra fora e naquela hora estávamos só nós dentro d'água. Ambiente sinistro e as séries estavam bombando, inacreditável.

Entrou uma série gigante, e falei pro Carlão que era essa a sua onda. Na hora ele quase que não foi, mas insisti tanto que o cabra da peste botou pra baixo. Pensa na morra, com certeza a maior onda da sua vida.

"Esse dia ficará marcado pra sempre, foi impressionante ver o que essa galera fez dentro d'água, e a união entre a Atow-inj e a Astfsm foi fundamental para que essa sessão fosse realizada", relatou Reinaldo Langer, presidente da Astfsm.

Vamos parar por aqui, porque se for detalhar tudo mesmo daria pra escrever um livro. O dia foi especial e ficou pra história. Agradecimentos a Mormaii e a todos envolvidos: Wavedata, Fred Leite, Astfsm, Atowinj, Baiuka Pousada, Comércio Local, Angelo Ribeiro, Go Home, Rafa Shot, Frasncisco Oliveira, Rodrigo Zili, Fecasurf (Federação Catarinense de Surf) e WSL.